Um mapa interativo da Internet

Você está aí, refestelado no sacrossanto recesso de seu lar (ou fingindo que está trabalhando, numa sala sufocante e com um bando de idiotas em volta) pensando o que fazer da vida. Então, recebe aquele e-mail maravilhoso avisando que se você repassar aquela mensagem, a Sony-Ericsson (uma das maiores fabricantes de notebooks do mundo) irá lhe dar um notebook novinho em folha, e se você repassar mais uma mensagem, a Microsoft, juntamente com a AOL, irá lhe dar dinheiro digrátis, pois Bill Gates é rico pra caramba e não faz questão de poupar dinheiro para gastar com um perdedor que nem você.

Você já parou para pensar qual o caminho que este monte de besteiras ridiculamente idiota e-mails bem intencionados faz? Dúvidas são coisa do passado. Aqui podemos saber qual o trajeto que seus e-mails percorrem, tendo mais conversa fiada para jogar para a loira banguela da máquina de xerox.

Ávido pelo saber sem limites, você deve estar roendo os cotovelos de curiosidade. Pois, bem. O site http://www.submarinecablemap.com/ mostra todo a rede de cabos submarinos feitos de fibra óptica. A TeleGeography, uma empresa de pesquisa de telecomunicações EUA, traz este mimo de site em que mostra toda a rede cabeada, mas cuja interatividade tem alguns probleminhas. Eu, como morador de Tuvalu, fui logo para saber o emaranhado de cabos que passam por aqui. Qual não foi a minha surpresa em ver que o número de cabos é… nenhum! Agora eu sei porque eu tenho que me contentar com a Tchau/Merdox.

Na lateral direita você pode pesquisar por um país, o qual aparecerá no mapa com a rede de cabos que se conectam com ele. Clicando em um cabo, você vê mais informações, tais como seu (do cabo) nome, seu (do cabo) comprimento, quem é o dono (pode ser seu mesmo) e onde ele (o cabo) está. Clicando em um ponto de desembarque também lhe dirá quais cabos terminam naquele local.

Obviamente, assim como no caso da Veja, a representação não visa ser certinha. O mapa é apenas uma representação estilizada, estando os cabos, portanto, em algum lugar diferente do que o referenciado no mapa (eu sabia que eles tinham cometido um erro em Tuvalu!).

Agora, pode me agradecer por ter trazido esta importante e vital informação para você. Pode voltar a baixar filme pornô, mas cuidado que o administrador de rede tá de olho… nem que seja sua mulher, mesmo.


Fonte: New Scientist

3 comentários em “Um mapa interativo da Internet

  1. Sempre tive curiosidade em saber onde fica a “sede” do “nó” aqui em Fortaleza.

    Sei que é na Praia do Futuro (Sempre desconfiei de um prédio localizado no cruzamento da Av. Dioginho com a Rua Paulo Mendes.).

    Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.