
Contam os antigos que uma tecelã chamada Aracne foi contratada por um rei para que tecesse para ele uma magnífica peça, ao que Aracne de fato fez, e tão maravilhado ficou o rei que espantado disse que somente a deusa Atena seria capaz de superar. Aracne desdenha dessa observação e desafia Atena para uma batalha de bordado. Atena aceita, mas quando a deusa percebeu que ela não tinha como ganhar, convenceu Aracne a desistir da disputa e, em troca, a transformaria na maior tecelã do mundo. Aracne então aceita, talvez por inocência incrível, já que dos deuses só devemos ficar desconfiados. Atena tinha enganado Aracne, e ao invés de cumprir sua promessa, transformou a desafortunada Aracne num animal feio, com 8 pernas, e a esse animal foi dado o nome de Aranha.
Durante o século XIX, havia muitas ideias e ilustrações sobre como usar o fino, mas resistente, fio produzido pelas aranhas como material de tecelagem. Tendo uma tensão maior que a do aço e uma brilhante e bela cor, os fios das aranhas sempre renderam ideias de como seriam aproveitadas com diferentes finalidades.

Isso deu uma ideia a Simon Peers e Nicholas Godley. E se usassem Em 2004. Eles pensaram em usar a teia da aranha da teia dourada (Nephila edulis), natural da Austrália, cujo diferencial é produzir teias de cor dourada, e se você é esperto, já sacou o porquê do nome.
As teias desta aranha podem chegar a pouco mais de um metro de diâmetro, o que garante um fio bem longo. Sim, as teias das aranhas são compostas por um único fio.
Para criar os tecidos, as aranhas foram coletadas todas as manhãs e aproveitadas em máquinas de tecer de forma a retirar a seda. Eram usadas 24 aranhas por vez, sendo devolvidas à natureza no final do dia. Foram necessárias 1,2 milhão de aranhas para fornecer a seda para o tecido brocado e 80 pessoas para coletá-las.
Após a seda, a seda foi levada em cones para uma oficina de tecelagem de seda, onde tecelões habilidosos dominaram as propriedades especiais de tração da seda. Na capa, a trama principal é de 96 fios, o forro 48 fios e grande parte do bordado é feito usando seda não fiada de 24 fios, e a capa obtida levou oito anos para ser criada, e o resultado foi:
É, creio que está excelente. Aqui um vídeo mostrando como foi feito, porque vídeo é sempre mais maneiro.

2 comentários em “A roupa feita com os dourados fios de uma aranha”