A erupção cataclísmica de Tonga sem a Mironga do Kabuletê

O Pule’anga Fakatu’i ‘o Tonga, também conhecido como Reino de Tonga, é um arquipélago na Oceania formado por 177 ilhas que praticamente possuem o mesmo nome. Sim, eu sei que isso soa esquisito. Não fui eu quem fez o mundo. Juntas, essas ilhas formam um reino sob a forma de Monarquia Constitucional, cujo rei é Tupou VI.

Tonga faz parte da região chamada Polinésia, e das 177 ilhas, apenas 32 são habitadas. De repente, você compra uma ilha lá, mas não acho que seria uma boa ideia.

Um dos motivos é que a região é geologicamente ativa, pois está entre as placas de Kermadec, Tonga e Niuafo’Ou . Este grupo de placas é encontrado ao norte da Nova Zelândia, cercado pela placa australiana e pela placa do Pacífico. Antes da formação das placas, a região costumava ser uma zona de subducção onde a placa do Pacífico estava “se enfiando” (geólogos querendo me matar agora) sob a placa australiana. Isso formou o arco da ilha Lau-Havre, agora abaixo do nível do mar.

Há cerca de 5-6 milhões de anos, a extensão da crosta começou, então, há cerca de  4-5 milhões de anos, a expansão do fundo do mar em arco começou no cume Lau-Havre. Este foi o nascimento da Placa Tonga-Kermadec, e o arco-reflexo é ter um lugar em que as placas ficam se “esfregando”, o que gera vulcanismo submarino, e isso vai até o ponto em que gera uma erupção vulcânica embaixo do mar, e isso não é legal.

Vulcões em terra já não são algo muito divertido, a não ser que vc esteja milhares de quilômetros de lá. aí ficam esta baboseira de maravilhas da natureza. Não tem nada maravilho em uma montanha explodindo e cuspindo cinzas hiperaquecidas, fogo e enxofre. Se você duvida, pergunte ao pessoal de Pompeia o que eles acham.

No dia 13 de janeiro último, um vulcão submarino em Tonga entrou em erupção, provocando um alerta de tsunami para várias nações insulares do Pacífico Sul, incluindo Austrália e Nova Zelândia. Satélites que orbitam a Terra capturaram a erupção na região da ilha Hunga Tonga–Hunga Haʻapai, uma ilha formada por ação vulcânica localizada a cerca de 30 km sul-sudeste da ilha de Fonuafoʻou. Essa erupção mandou para o céu plumas de até 20 quilômetros no ar, e foi captado por vários satélites.

Como toda erupção vulcânica que acontece no solo marítimo, houve a formação de um tsunami. Mas tem um detalhe: alguns imbecis estão compartilhando este vídeo como se fosse do tsunami em Tonga.

Primeiro, isso não aconteceu em janeiro agora. Foi no início de dezembro do ano passado. Segundo: isso não é um tsunami. é uma onda de maré. Terceiro, sequer foi em Tonga, foi na Indonésia. Reparou na dona de hijab (sei lá como chamam isso na Indonésia)? Taqui o vídeo que ela fez (via @Cardoso):

Apesar de ser uma grande quantidade de água prestes a te mandar pra vala, tsunamis e ondas de maré são dois fenômenos diferentes e um não tem nada a ver com o outro. Uma onda de maré é uma onda de água rasa causada pelas interações gravitacionais entre o Sol, a Lua e a Terra. Se você esteve num colégio decente, sabe que marés são causadas pela interação gravitacional entre corpos celestes. Elas não acontecem apenas na Terra, já que Gravidade existe em todos os cantos do Universo.

Um tsunami, como expliquei acima,  é uma onda oceânica desencadeada por grandes terremotos que ocorrem perto ou sob o oceano, erupções vulcânicas, deslizamentos de terra submarinos ou deslizamentos de terra em terra nos quais grandes volumes de detritos caem na água.

Apesar de parecer um lugar paradisíaco (você não, Indonésia), eu realmente não vejo como boa ideia ir morar num lugar altamente sujeito a terremotos, maremotos, tufões, vulcanismo, tsunamis e ondas de marés. Deus realmente estava meio puto com aquela região, mas não tão puto a ponto de colocar brasileiros lá.

Um comentário em “A erupção cataclísmica de Tonga sem a Mironga do Kabuletê

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s