Deficiência vitamínica causa enxaquecas em crianças e adolescentes

Que crianças e adolescentes já são uma dor de cabeça, ninguém contesta. Agora (ou não tão agora) pesquisas começam traçar a franca relação entre enxaquecas e deficiências vitamínicas. Em outras palavras, as criaturinhas se alimentam mal e porcamente, daí ficam com enxaquecas e acabam dando mais dor de cabeça ainda.

A vitamina D não é apenas algo para você tomar para fortalecer seus ossos. Ela tem estreita ligação em como anda o seu cérebro. Carência dessa vitamina, juntamente com falta de riboflavina e da coenzima Q10, está intimamente relacionada com a ocorrência de enxaquecas em crianças e adolescentes, de acordo com o trabalho apresentado pela drª Suzane Hagler, do Cincinnati Children’s Hospital Medical Center, apresentado na reunião anual da American Headache Society, não tendo sido publicado o artigo com revisão de pares ainda.

A CoQ10 é uma substância similar à vitamina encontrada em todas as células do corpo que é usado para produzir energia para o crescimento celular e sua manutenção. A falta dessa e das outras substâncias supracitadas, podem estar relacionadas em doentes que sofrem de enxaquecas, mas que não é claro a partir de estudos existentes.

Como eu sei isso? Porque divulgação científica é uma merda em todas as partes do mundo, não sendo exclusividade no Brasil. Assim, eu vi o mesmo texto no EurekaAlert, ScienceDaily, Medical Express, PR News Wire e tantos outros que têm o MESMO texto, provavelmente liberado o press release e só. O site do Cincinnati Children’s Hospital Medical Center não traz esta informação, apesar de ter vindo de lá. Se trouxer, está bem escondido e eu não me sinto na obrigação de revirar aquela bosta toda. Talvez o Facebook da instituição? Também não.

Fazem menção a estudos anteriores, mas “esqueceram” de colocar o link. Eu ajudo, pessoal: é um trabalho de 2007 que mostra a relação da deficiência da CoQ10 com enxaquecas.

O estudo da drª. Hagler, ainda segundo o press release do Inferno, desenhou, a partir de um banco de dados, a situação de pacientes com enxaqueca, revelando relações entre concentrações de vitamina D, riboflavina, coenzima Q10 (CoQ10) e ácido fólico, cujas deficiências acabam implicando em ocorrências de enxaqueca…

Jesus, escrever assim é muito chato! Pelo menos ainda temos mais informações com o Medical Daily, que além de um vídeo maneirinho ainda trouxe mais informações como a característica lipossolúvel da vitamina D, sendo encontrada em peixes, queijo e gemas de ovos, além de ajudar o corpo a absorver o cálcio e impulsionar o crescimento ósseo. Também nos diz que a riboflavina, ou vitamina B2, auxilia na produção de células vermelhas do sangue e liberação de energia a partir de carboidratos; e que a coenzima Q10 trabalha para converter açúcares e gorduras em energia, finalizando que derivados de ácido fólico são encontrados em cereais enriquecidos, além de ser útil para a produção de células vermelhas do sangue.

Ou seja, ele deu INFORMAÇÃO. Chapar um press release “falta de certos nutrientes causa enxaqueca” NÃO É INFORMAR. A imprensa vai replicar isso, porque jornaleiros são preguiçosos e só copiarão e colarão no Word e mandar pro pessoal chapar no site ou imprimir pro jornal do dia seguinte, que será lido e ignorado, pois efetivamente não mostrou para a população o que fazer para evitar que seus bacuris não tenham enxaquecas, sendo fácil de serem evitadas, apenas alimentando suas crias direito, ao invés de entupi-las de remédios.

Então, se você tem filhos, principalmente meninas – que são mais suscetíveis a terem enxaquecas, pois tem maior deficiência de CoQ10 –, alimente-os melhor, seu pai imundo. Pare de encher de porcarias. Meninos são mais propensos a ter deficiência de vitamina D. Por via das dúvidas, procurem um profissional (profissional, e não uma doula maluca. Procurem um médico de verdade, seus idiotas!) e peça que relacione uma dieta que saudável, e, como falei, pare de ceder aos seus filhos, enchendo-os com esses salgadinhos vagabundos.

5 comentários em “Deficiência vitamínica causa enxaquecas em crianças e adolescentes

  1. Enviando agora para minha esposa, por me achar exagerado por querer que meu filho almoce e jante todos os dias, E não apenas lanches!

      1. lanche é modo de falar. Num dia é bolo, no outro lanche mesmo (feito em casa), etc. Coisas de avó!
        Mas nem me pergunte! Mas na família dela tá tudo bem então, já viu a briga né!

  2. Bom saber.

    Minha esposa está com deficiência de vitamina D e tem sofrido horrores com dores de cabeça.

    Falar pra ela comentar com a médica dela na próxima revisão.

    1. Reforçando que Ceticismo.net não é blog médico, não tenho CRM e nem pensar em substituir parecer profissional.

      Sempre procurem o médico, que é profissional gabaritado. Minha profissão só manda perssoas pro hospital. no máximo dá uma ajudinha para tirar de lá.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s