Vitamina D melhora a vida de portadores de Doença de Crohn

A Doença de Crohn não te faz ficar com vontade de brigar com todo mundo nem perguntará o Enigma do Aço. Sendo conhecida também como enterite regional, é uma doença crônicas, inflamatória do intestino, afetando qualquer parte do trato gastrintestinal, apresentando  sintomas desde dor abdominal até diarreia sanguinolenta. Acredite, você não quer ter esta doença. Se bem que eu não quero ter doença nenhuma. Suas erupções cutâneas chegar a acarretar pioderma gangrenoso. A obstrução intestinal também ocorre comumente, podendo a doença evoluir até câncer de intestino; e enquanto eu escrevo isto, estou sentindo todos os sintomas.

Mas nem tudo está perdido. Uma nova pesquisa de um boníssimo pessoal irlandês de boa cêpa sugere que a suplementação com vitamina D pode ter impacto positivo no tratamento contra a Doença de Crohn. Mas é melhor ter muita calma nessa hora.

A drª Maria O’Sullivan é professora de Nutrição Humana no Departamento de Medicina Clínica do Tinity College de Dublin, Irlanda. Ela pesquisa como melhorar a qualidade de vida dos portadores da Doença de Crohn, e é bom prestarmos atenção nisso.

A coisinha fofa que é esta doença, além dos problemas citados no primeiro parágrafo, é uma doença auto-imune. Ou seja, não tem cura, pois o sistema imunológico fica doidaço, tentando atacar você mesmo, afetando a membrana basal, isto é, a interface entre as camadas de células epiteliais. Tipo, você mesmo não se compreende, com o problema que ir em psicólogo não adiantará nada.

Não se sabe direito o que causa a Doença de Crohn, ainda mais que são mais de 70 (isso mesmo, se-ten-ta) genes responsáveis por ele, e não se sabe qual é o manda-chuva da bagaça. No final, você perde peso, massa óssea, sofre de anorexia, tem febre, sangramento retal etc. Se você quiser saber um pouco mais, consulte seu médico de plantão. Eu não só falaria, como corri para me informar com meu consultor médico. Obrigado, Doutor.

Um dos tratamentos é aplicar imunossupressor, de forma a aliviar os sintomas. Um possível tratamento para curar a Doença de Crohn seria mandar toda a medula óssea pro saco e fazer um transplante. Procedimento perigoso, já que a pessoa fica um bom tempo sem nada para produzir um sistema imunológico, e quando seu intestino está mais esburacado que queijo suíço, esse procedimento não parece lá boa ideia.

A pesquisa da drª O’Sullivan fez testes por duplo cego e placebo de forma a verificar as respostas à aplicação de diferentes concentrações de vitamina D.A drª irlandesa e seus colaboradores descobriram que os pacientes tratados com o suplemento tinham maior probabilidade de manter a sua permeabilidade intestinal, ao passo que este deteriorou-se no grupo de placebo. Ainda assim, alguns dos pacientes tiveram uma melhoria praticamente insignificante.

O aumento da permeabilidade intestinal é considerada uma medida de fraqueza intestino, o qual é mostrado para prever e preceder a recaída clínica dos portadores da Doença de Crohn. Os doentes com os mais altos níveis sanguíneos de vitamina D apresentaram sinais de inflamação reduzida, e estes pacientes também relataram melhor qualidade de vida.

A pesquisa foi publicada no periódico SAGE, mas há que se considerar e enfatizar certas coisas.

Número 1, em nenhum momento mandar vitamina D para dentro de você vai curar a Doença de Crohn. É uma melhoria na condição do paciente, e qualquer melhoria é bem-vinda, mas se eu conheço bem os jornaleiros, eles dirão algo como "Vitamina D cura Doença de Crohn. Encha-se de bananas".

Número 2, isso tem que ser visto com reservas. Pessoas desavisadas podem pensar "Show. Eu me encho de vitamina D e nunca terei este problema". Só que hipervitaminose é um problema sério. Ela pode causar aumento dos níveis de cálcio de forma tão absurda que acabará por danificar seriamente os ossos, tecidos moles e dos rins. E, o pior de tudo, você não ficará livre da Doença de Crohn, mostrando o quanto a Natureza pode ser sacana.

Dona Maria disse que há muito o que se pesquisar ainda, apesar desta pesquisa corroborar ensaios anteriores que já apontavam o uso de vitamina D para melhor qualidade de vida aos portadores da referida doença, atuando na manutenção da integridade da barreira intestinal, e qualquer coisa que minimize o sofrimento das pessoas é bem válido.

6 comentários em “Vitamina D melhora a vida de portadores de Doença de Crohn

  1. Vitamina D, da melhor forma, pode ser obtida através da exposição ao sol em horarios especificos, como o sol da manhã. Vitamina D também ajuda a portadores de psoriase, outra doença auto-imune. Deve existir alguma relação por aí!

    Abraço

      1. Existe muita informação espalhada por diversos lugares sobre vitamina D e exposição solar. Uma ligeira pesquisa no google e pode achar essa informação… O sol realmente não deve trazer nenhuma vitamina, mas segundo pesquisa, a exposição solar ajuda o corpo a produzir a vitamina!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s