A empresa MSI apresentou o primeiro sistema de refrigeração de processadores e placas-mãe que não utiliza energia elétrica. Em vez de ventiladores ou trocadores de calor, o novo “cooler” funciona retirando energia do calor do próprio chip e do movimento do ar resultante da diferença de temperatura entre o chip e do ar em volta. Exatamente! O sistema de refrigeração não consumirá energia elétrica e sim energia térmica, proveniente do calor que os processadores liberam quando estão em funcionamento.
Batizado de Air Power Cooler, o sistema incorpora um motor com pistão e tudo. Ele aproveita o movimento do ar quente para movimentar um pistão, que por sua vez faz girar um exaustor. O exaustor então resfria o dissipador. O sistema é baseado no conceito do motor Stirling.
Quando o ar se torna quente, ele se expande, fazendo o exaustor girar e resfriando o dissipador imediatamente. Depois que o ar se move da base até o topo do pistão, ele se torna pesado e empurra o pistão para baixo. Segundo a empresa, na melhor configuração encontrada, o motor térmico consegue transformar até 70% do calor em trabalho efetivo, destinado à refrigeração do computador.
O motor Stirling é um motor aperfeiçoado pelo pastor escocês Robert Stirling em 1816, auxiliado pelo seu irmão engenheiro. Eles visavam a substituição do motor a vapor, com o qual o motor stirling tem grande semelhança estrutural e teórica.
No início do século 19, as máquinas a vapor explodiam com muita freqüência, em função da precária tecnologia metalúrgica das caldeiras, que se rompiam quando submetidas à alta pressão. Sensibilizados com a dor das famílias dos operários mortos em acidentes (e muito provavelmente, enxergando uma boa fonte de lucro), os irmãos Stirling buscaram conceber um mecanismo mais seguro. É referido também como “motor de ar quente”, por utilizar os gases atmosféricos aquecidos como executores de trabalho, lembrando que energia é a capacidade de se executar um determinado trabalho.
Assim, o motor stirling aproveita a diferença de calor para produzir movimento, posto que gases se dilatam ao receberem calor, com o respectivo aumento de temperatura. O motor Stirling funciona com base em quatro ciclos: resfriamento, compressão, aquecimento e expansão. Ele opera aproveitando o movimento de um gás que entra em contato com superfícies quentes e frias. O calor vindo do processador aquece o ar à sua volta e empurra o pistão. Quando o ar se resfria o pistão é empurrado para baixo e um novo ciclo se inicia.
Abaixo, um vídeo mostra como esse motor funciona:
[youtube:http://br.youtube.com/watch?v=Qt5tthfk59U&NR=1%5D
Fonte: Inovação Tecnológica
Para saber mais:
http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/stirling/stirling.htm
http://www.monsterguide.net/how-to-build-a-stirling-engine.shtml

Alguém tem uma base do peso desse cooler, será que isso não pode atrapalhar um pouquinho? Porque de tamanho ele é meio exagerado né?
Mas mesmo assim achei ele bem desenhado, bem bonitão quero um desse… porque qualquer economia no final do mês já tá bão…
CurtirCurtir