O Ministério da Defesa britânico defendeu nesta sexta-feira sua decisão de realizar testes para descobrir se poderes psíquicos poderiam ser usados para detectar objetos escondidos.
Os testes, anteriormente secretos, foram realizados em 2002 e envolviam vendar voluntários e perguntá-los sobre o conteúdo de um envelope fechado.
A maioria dos voluntários falhou consistentemente em descobrir o que havia nos envelopes.
O Ministério da Defesa disse que o estudo serviu para analisar argumentos feitos em círculos acadêmicos e descobriu que essas teorias tinham “pouco valor”.
Documentos liberados
Revelações sobre as pesquisas secretas foram feitas em documentos liberados ao público de acordo com o Ato de Liberdade de Informação, que permite acesso a informações públicas.
Durante os testes, especialistas em defesa tentaram recrutar 12 “renomados” psíquicos que haviam anunciado suas habilidades na internet.
Porém eles se recusaram a participar da pesquisa, e voluntários “novatos” acabaram sendo utilizados.
Durante o estudo, pesquisadores comerciais foram contratados ao custo de 18 mil libras (cerca de R$ 73,4 mil) para testá-los e verificar se a habilidade psíquica existia e poderia ser usada para propósitos de segurança.
Palpites
Cerca de 28% das pessoas testadas fizeram palpites que chegaram próximo ao conteúdo dos envelopes, que incluíam fotos de uma faca, de Madre Teresa de Calcutá e de um “indivíduo asiático”.
Porém a maioria dos participantes fizeram palpites que não chegavam nem perto do conteúdo do envelope, e um dos voluntários até mesmo adormeceu ao tentar se concentrar.
O Ministério da Defesa se recusou a discutir as possíveis aplicações das técnicas psíquicas, mas disse que o estudo concluiu que não valeria a pena usar “visão remota” na defesa da nação.
“O estudo da visão remota foi conduzido para analisar afirmações feitas em alguns círculos acadêmicos e para validar pesquisas realizadas por outras nações sobre habilidades psíquicas”, disse uma porta-voz do ministério.
“O estudo concluiu que essas teorias têm pouco valor para o Ministério da Defesa, e não foi adiante”, afirmou a porta-voz.
Fonte: BBC Brasil

Há tempos que nos EUA, na Russia e em muitos outros paises realizam experimentos com parapsiquismo. Na década de 70, notabilizou-se Ingo Swann, que utilizou sua clarividência notável para prospectar o planeta Júpiter, antes mesmo que qualquer sonda pudesse chegar lá.
Na América, Joseph McMoneagle e o Projeto Stargate realizavam experimentos com remote viewing para várias Agências de Segurança. Testaram inúmeros protocolos e técnicas de mapeamento geoespacial.
Atualmente, qualquer pessoa com sensibilidade avançada, se for sensata, teria o pé atrás em se expor ingenuamente na midia, sobretudo se a participação em certas pesquisas-armadilhas envolver interesses militares, como é o caso do Ministério da Defesa Britânico.
A RV funciona. Vários experimentos já confirmaram. A questão é – qual a finalidade envolvida? Vale a pena?
Abç
Alexandre
CurtirCurtir
Afirmações extraordinárias requerem provas extraordinárias. Se vários experimentos provaram o funcionamento da visão remota, porque o resultado deles não foi difundido no meio científico. Bom, pelo menos não nos meios que consulto. Devo estar procurando nos lugares errados. Gostaria de sugerir uma fonte confiável sobre o assunto?
Gostaria de uma boa fonte também sobre este Ingo Swann e suas prospecções no gigante gasoso.
Grato.
CurtirCurtir
Prezados colegas,
Apesar de não terem publicado (ainda?) meu último comentário, onde listei algumas importantes bibliografias, para que você e seu público leitor tenham acesso, aqui vai mais uma contribuição.
O lançamento de um DVD contando a história do agora não mais-secreto Projeto Stargate.
http://www.soultravel.se/webbshop/DVD-McMoneagle/Joe_McMoneagle.shtml
Aprofundem suas pesquisas. O Assunto interessa a todos nós :-)
abç
CurtirCurtir
@Alexandre Mello,
Pesquisei em publicações cientificas sérias ( http://www.scirus.com/ ) e não achei absolutamente nada! Qual instituição de pesquisas ou universidade efetua estudos “serios” sobre o tema?
E onde estão as descobertas cientificas levantadas na alegada “pesquisa psiquica” em Jupiter? Todas as informações publicadas que se pode encontrar são de sondas, telescopios, radiotelescópios e outras técnicas de analise.
Porque os serviços de inteligencia dos EUA e antiga cortina de ferro não foram adiante com essas pesquisas, se voce alega que o fenomeno existe?
CurtirCurtir
Mais pseudociências…
Com certeza, este assunto não me interessa.
CurtirCurtir
achei interessante, agora os ocultistas e magos da internet que dizem que a “ciência ortodoxa” e os “pseudo-céticos” não estudam suas alegações malucas vão dizer o quê?
CurtirCurtir