A Termodinâmica

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Eu demorei muito tempo para escrever este artigo. É grande, mas não tão denso a ponto de ter problemas de compreensão, eu espero. Tentei abordar tudo o que entendia por Termodinâmica, e informações paralelas com histórico de alguns personagens.

As Leis da Termodinâmica são a representação teórica do que acontece. Elas explicam o Universo e como a energia é o que é, bem como tudo o que está à nossa volta se tornou naquilo que vemos, sentimos e analisamos.

Quando Heron de Alexandria resolveu ganhar dinheiro com seus conhecimentos, e levou vários sábios a entender como poderiam fazer mais por menos, demorou vários séculos para finalmente entendermos nosso lugar nisso tudo. E nosso lugar é o final da fila de poltronas dentro do imenso cinema no qual passa a Grande História.

Temos muitas dívidas com Guerick e suas máquinas pneumáticas, Bécher, mesmo que safadinho, e suas teorias, Papin, Savery, Newcomen, Watt e os criadores da primeira usina nuclear. Muitas das máquinas são peças de museu, e nos contam uma história bonita sobre o que é tentar desvendar os segredos da Natureza e tentar dominá-la. Os primeiros que fizeram uma roda girar com compressão de gases, para depois detoná-los e mover pistões foram responsáveis em colocar o Homem na Lua. Não existe saber isolado, não existe teorias obsoletas. Elas simplesmente foram substituídas por outras melhores, mas eu ainda acho o máximo passear numa maria-fumaça. É o triunfo da Ciência vencendo distâncias.

Aproveite cada erg de suas energias para refletir no que toda essa viagem significou. Pois você é a mais fantástica máquina térmica que existe, apesar de ser estupidamente ineficiente. Pelo menos, você tem condições de entender toda essa maravilha, e isso faz toda a diferença.


Para saber mais

19 comentários em “A Termodinâmica

  1. \o/
    Finalmente os artigos sobre Termodinâmica!
    Estava aguardando há meses já isso =)
    Ansioso para comecar a ler.
    Valeu André.

  2. André, você já pensou em escrever livros sobre ciência? é muito bom ler seus artigos, pois são fáceis de entender, não são cansativos, nos fazem reflexionar e ainda entretém. Li tudo e vou reler pra entender melhor.
    Obrigado por compartir.

      1. @André,

        Existe uma coleção, chamada “tudo é história”, que aborda de forma compacta diversos assuntos, dentro da área de história. São livrinhos curtos escritos normalmente por especialistas…

        Seria fantástico algo nesses moldes, mas voltado pras ciências exatas, mais ou menos como um dos artigos do site, mas expandidos :!:

  3. Livros avançados de Física, mas vc só vai encontrar fórmulas e equações, pois é isso que Entropia é: uma equação matemática. Mais nada.

  4. Foi bom revisar, e fortalecer, conhecimentos que adquirimos ainda adolescentes. Um texto que trata de coisas relativamente complexas, mas que se tornam compreensíveis quando abordadas de forma inteligente e bem-humorada.

  5. Quer dizer que nem foi o super famoso Watt que inventou a máquina a vapor “de verdade” e sim uma fazendeiro praticamente desconhecido? Por que não contam estas coisas nas aulas de física?

      1. Pois é, sei que é irrelevante, mas eu me interesso muito por estas nuances da história da Ciência e Engenharia

  6. André, tire-me uma dúvida. Uma das razões de não podermos medir a temperatura de 0 K, isto é, atingir o zero absoluto é a existência do princípio da incerteza de Heisenberg?

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s