Financie uma Salada de Batatas! Ela merece

Um monte de gente comentou, eu achei que deveria comentar também, e isso mais por cara de pau para ter mais visitações, mas também para dar meus 2 centavos sobre o caso do kickstarter do fazedor de salada de batatas. Eu já tinha falado sobre o kickstarter várias vezes, onde o cara tem um projeto para tocar, não tem grana e você dá uma contribuição para que o projeto vire realidade. Se não recolher o montante, ele devolve a grana a quem contribuiu. Simples e honesto.

Daí um cara muito esperto (ou a favor da zoeira, que nunca tem fim) resolveu abrir um kickstarter para financiar sua salada de batatas. O que podemos racionalizar sobre isso?

Continuar lendo “Financie uma Salada de Batatas! Ela merece”

Eppur si muove (mas para o Brasil não basta) ou Sobre o exoesqueleto da Copa que a Globo não mostrou

O Brasil tem sérios problemas. Um deles é exatamente ser o Brasil. Ontem foi inauguração da Copa do Mundo; e, cá pra nós, que LIXO! Meia dúzia de gato pingado parecendo alguma mostra pedagógica de colégio de periferia, com ents, garoto índio vestido como um maia (não perguntem) e ainda reclamam que gringo pensa que aqui é só mato, selva e bundas rebolantes. Pior! Nem passista de escola de samba tinha. Pelo menos, colocassem o Caprichoso.

O ponto alto é (ou deveria ser) o exoesqueleto que está sendo desenvolvido pelo dr. Miguel Nicolelis, um cientista sério que preferiu ralar peito daqui, ou estaria esperando a boa vontade do CNPq para comprar uma chave de fenda. Só que enquanto o Galvão tagarelava sobre o ônibus da Seleção (a qual não deu as caras na abertura), o chute foi dado e só. E a reação as pessoas só pode ser descrita como uma coisa:

ESTA É A SUA SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Eppur si muove (mas para o Brasil não basta) ou Sobre o exoesqueleto da Copa que a Globo não mostrou”

Reality Darwin traz grávidas em trabalho de parto em pleno mato

O estranho mundo de Hades tem coisas que ninguém acredita. Depois de 500 anos de moderna medicina,m as pessoas parece que enlouqueceram e resolveram que o bom mesmo é como quando nossas tatatataravós davam à luz os bebês, num ambiente inóspito e prontos (mãe e bebê) para morrer de alguma infecção ou procedimento que dará errado.

Isso existe? Sim, e é programa de TV. Não basta ser maluco, tem que mostrar a todo o público o quanto você é idiota.

Continuar lendo “Reality Darwin traz grávidas em trabalho de parto em pleno mato”

10 Coisas que você não sabe sobre proto-indo-europeu

O proto-indo-europeu é um idioma ao qual se atribui como raiz linguística e ancestral comum das línguas indo-europeias faladas pelos povos proto-indo-europeus, já que seria estranho indígenas brasileiros falarem este idioma. Durante o século XIX, a grande maioria do trabalho linguístico foi dedicado à reconstrução de suas “filhas”, como o proto-germânico, e na maioria das técnicas atuais de linguística histórica foram desenvolvidos como resultado.

Isso tudo você sabe, porque está na Wikipédia, e você já deve ter lido todos os artigos que tem lá. Mas e o que você NÃO SABE?

Continuar lendo “10 Coisas que você não sabe sobre proto-indo-europeu”

Eu amo a bunda da Ciência

A Internet trouxe muita coisa legal, mas também trouxe outra praga (não, não são os filósofos. Estes já existiam antes da Internet ser moda). São as tirinhas, que as pessoas usam como se fosse a verdade definitiva, num arroubo intelectual como se fossem trazidas por Moisés. E quando colocam estas tirinhas de desenhos feitos por quem não sbe desenhar, parece que ganha maior credibilidade. Algo como "O cara desenha mal pra cacete, logo, saca das coisas.

Mas a realidade é um tantim diferente.

Continuar lendo “Eu amo a bunda da Ciência”

Cartinha aos futuros cientistas

Eu recebo muitas mensagens. Algumas me elogiam, outras tiram dúvidas, outras reclamam que eu sou muito ácido e ofendo o coraçãozinho puro das pessoas. Agora, uma mensagem que eu recebi chegou a ser tocante. Uma menina de 18 anos que quer fazer Ciência, mas ninguém disse como, e vemos que há algo muito errado no Brasil, quando nem mesmo professores parecem ter amor pelo que ensinam nem se entusiasmam.

Assim, vou reproduzir o e-mail e respondê-lo aqui mesmo.

Continuar lendo “Cartinha aos futuros cientistas”

O que acontece se fervermos coca-cola?

Volta e meia me perguntam esta palhaçada. "O que acontece se ferver coca-cola?" ou "Coca-cola faz mal. Derrete prego e desentope pia" ou "Coca-cola é veneno, dá cárie e faz você ter espinhela caída, mau-hálito, broxa e faz seu cunhado vir morar com você". É tanto boato e manias com a coca-cola (a bebida do povo engajado que usa tênis Nike, torce pro Chicago Bulls e escreve Yankees Go Home nas paredes).

Então me falam que coca-cola faz um mal desgraçado porque quando se ferve ela, o troço fica preto, gosmento, fedido e venenoso, praticamente é o bife que servem no refeitório do meu trabalho.

Guarde a barrinha de cereais, jogue fora o suquinho e abra o LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “O que acontece se fervermos coca-cola?”

Ceticismo.net em áudio! PodCet? Cetcast?

Agora todo mundo está com mania de podcast, ainda mais que editar vídeo é uma sonora bosta (acredite, eu já tentei e me arrependo amargamente pelo que eu produzi aqui. Já podcasts são mais simples (não disse que É simples). Que tal experimentar o formato?

Continuar lendo “Ceticismo.net em áudio! PodCet? Cetcast?”

Quando o Ceticismo.net fala sobre Método Científico

O SciCast, um podcast sobre Ciência. É um projeto legal que se propõe a levar a Ciência, discutindo temas que vão desde fabricação de cerveja até viagens interestelares. Eles convidaram grandes luminares para participar (ah, sim! Também chamaram um cara que está começando na Internet agora: o Gilmar do E-Farsas, e acabou que eu recebi um convite especial (mas muito amado) de participar dele.

Minha participação de estreia foi sobre o Método Científico e você poderá ouvi-lo aqui em baixo, ou baixando no seu xing-lingzão de 10 merréis:

Continuar lendo “Quando o Ceticismo.net fala sobre Método Científico”

Quando o marketing da pseudociência ganhou aos 45 do 2º tempo

Antes de começar, deixe-me contar uma coisinha: Eu tenho mais de 12 anos, e (penso eu) sei como o mundo funciona. Sei que não existe almoço grátis e sei que todos nós temos contas a pagar. Mas também sei que existe uma coisa chamada "ética" e outra coisa chamada "correção" e elas nos impedem de aceitar certas atitudes.

Dito isto, devo dizer que me surpreendi com o que li, sobre o canal Nerdologia abraçar pseudociência por causa de patrocinadores, derrapando feio na curva. Algo assim merece ser examinado.

Continuar lendo “Quando o marketing da pseudociência ganhou aos 45 do 2º tempo”