Marte é o primeiro Cybertron

Na noite da última terça-feira (23/09), a Índia conseguiu DE PRIMEIRA colocar uma sonda em órbita de Marte. A Índia, com todos os seus problemas sociais (na maioria das vezes causados pelos seus sistemas de castas e sua religião meio esquisitona) consegue algo fantástico. O Brasil? Infelizmente, não conseguimos construir um foguete (coisa que a Alemanha fez na década de 1940) nem colocar um satélite em órbita (coisa que a URSS fez em 1958).

Há algo inusitado nisso (não o fato do Brasil não fazer nada. Lembrem-se: o brasileiro médio odeia Ciência). Mas o fato de Marte ser o primeiro planeta inteiramente povoado por robôs. Marte é Cybertron.

Continuar lendo “Marte é o primeiro Cybertron”

Qual será o futuro do Martelo?

Meu site é um site de Ciência e pensamento crítico. Já demonstrei várias vezes que podemos (e devemos) ter pensamento crítico com qualquer coisa. O ato de pensar não depende das aulas toscas do pessoal da Filosofia, uma área importantíssima mas que só forma professores de Filosofia que aprendem a ensinar o quanto Filosofia é importante. Então, pensemos na nossa moderna tecnologia. Pensemos em tudo o que nos cerca. Pensemos em como as coisas estão magníficas, como os lançamentos que a moderna tecnologia tem nos apresentado, Vamos apresentar as perspectivas para um futuro próximo (e talvez imaginando um futuro distante) de uma das maiores maravilhas criadas pelo homem.

HAMMER TIME!!

Continuar lendo “Qual será o futuro do Martelo?”

Persegue-se quem anda perseguindo a perseguida alheia

Você não será hipócrita de dizer "num sei o que tá acontecendo!". Sabe sim! Vazou-se várias fotos da Jennifer Lawrence em posições… digamos, bem legais, provavelmente destinadas ao namorado, ficante, cacho ou sei lá qual é a gíria de agora. Foi uma correria: todo mundo queria ver os detalhes mais detalhados de Jlaw. O Twitter ficou em polvorosa e o pessoal do Facebook só deve estar sabendo agora, enquanto compartilha vídeo de 2010.

A culpa recaiu nos servidores na "nuvem", que sucumbiram a um DDoS. Uadafâqui iz dát?

Continuar lendo “Persegue-se quem anda perseguindo a perseguida alheia”

Bom Dia, Lua!

Marian Call é uma cantora nascida em 1982, morando no Alaska. Bem, foi o que a Wkipédia me falou, e tudo oque tá na Wikipédia é verdade. Ela tem site, entretanto. Ela gravou um vídeo com a ajuda do pessoal da Alaska Robotics e do Space Expo. É um vídeo bonito, ela canta bem e só tomei conhecimento dele por causa do Phil Plait.

Vejam o vídeo a seguir. Se não se apaixonarem pelas imagens, sempre tem a ruiva. ;)

Continuar lendo “Bom Dia, Lua!”

Uma catástrofe chamada Letramento Científico

O Indicador de Letramento Cientifico (ILC) é um estudo inédito sobre letramento científico da população jovem e adulta brasileira realizado pela Abramundo, em parceria com o Instituto Paulo Montenegro e a Ação Educativa, a partir da experiência de mais de uma década destas duas organizações na realização do Indicador de Alfabetismo Funcional

Assim começa um relatório que pretende medir o Índice de Letramento Científico do brasileiro médio. Eu diria que o resultado me surpreendeu, pois eu até pensava que seria muito pior. Isso significa que estamos bem, certo?

Errado! A coisa está realmente preocupante para quem se preocupa!

Continuar lendo “Uma catástrofe chamada Letramento Científico”

A Informática Maldita do Cardoso

Saiba, ó príncipe, que entre os anos em que os mares engoliram o Rio de Janeiro no último temporal e os anos do surgimento dos Filhos, Sobrinhos e Cunhados de Políticos, houve uma era inimaginada, quando reinos esplendorosos se espalharam pelo mundo como mantos azuis sob as estrelas. Para cá veio Cardoso, escritor mundialmente famoso autor de Por que todo idiota acha que é preciso ser famoso para ter muitos seguidores no Twitter.

Esse é o mundo do Cardoso!

Continuar lendo “A Informática Maldita do Cardoso”

Uma parda visão do futuro

O futuro é incerto, e ele não tem obrigação de ser gentil. Os governantes atendem (mais ou menos)a  vontade do povo, mas só quando fica evidente que isso ferrará o próprio povo.

A democracia pode não ser o pior sistema de governo, mas acaba se tornando perigoso quando pessoas usam seus direitos democráticos para espalhar ideias.

Dessa forma, tanto pediram que foram atendidos. E o que eles, os que estão no poder, fizeram foi…

Continuar lendo “Uma parda visão do futuro”

Parent Fail ou “Olha a merda que você tá fazendo aí, pai!”

Está todo mundo comentando sobre como o menino que deu de comer ao tigre (literalmente), no zoológico de Cascavel, na região oeste do Paraná. Isso mostra como a criação dos filhos anda irresponsavelmente na mãos de idiotas, cuja única ação lúcida que devem ter é limpar a bunda depois de ir no banheiro (se tanto!). Mas seria um caso isolado, não? Lamento dizer, mas não.

Afinal, que merda anda acontecendo com a ação parental, hein?

Continuar lendo “Parent Fail ou “Olha a merda que você tá fazendo aí, pai!””

Não ligue pro Boeing atrás da cortina!

A Internet brasileira está cheia de pensadores e personalidades influentes. Curiosamente, nenhum deles é cientista, professor (vocês sabem, aqueles que educam OS SEUS filhos vagabundos, enquanto você fica vendo merda de novela e discutindo besteira). Normalmente, é um pessoal que se acha, sendo músicos e humoristas (mesmo quando a música é uma bosta e o humor é sem graça). A influência desse pessoal é tanta que se pedirem para os seguidores irem doar sangue ou donativos para uma causa assistencial, o pessoal vai em massa (só que não). Mas – UAUUUUU! – eles têm zilhões de seguidores enquanto eu sou um zé ruela que mal tem 2400 insanos que me seguem no Twitter (não sei nem como tenho isso tudo). Mas, claro, o livro do Crepúsculo vende muito mais que livros de divulgação científica. Isso deve significar algo.

A pérola do dia vem por conta do Tico Santa Cruz, figura contumaz nas interwebs, com suas opiniões tão relevantes quanto as dos bichos no formol que adornam minha sala. Ele sabe das coisas e já descobriu o segredo do que aconteceu com o voo da Malaysia Airlines que se estabacou lá pros lados da Ucrânia. A verdade está voando por aí…

Continuar lendo “Não ligue pro Boeing atrás da cortina!”

Quem manda no seu computador sou eu. Não instale AdBlock!

Eu sou um libertário (ou o mais próximo disso que se pode ser). Eu acredito que as pessoas tenham o direito de fazerem o que quiserem da vida, desde que não ferre com a vida de ninguém, nem violem leis previamente estabelecidas. O fato de eu me achar no direito de ouvir "música" do Mastruz com Leite bem alto não implica que meu vizinho tenha que compartilhar este desejo. Ainda nisso há a lei de crimes ambientais e ouvir som muito alto é, sim, crime, e não depende das 10h da noite.

Também acho que o que eu faço no meu computador em casa, como o configuro, como uso meus aparelhos etc só diz respeito a mim, e se você não gostou, bem, preciso dizer para onde deve ir? Tendo isso em mente, eu analiso as reclamações do pessoal que produz conteúdo (como eu) que fica enchendo o saco que usa meios para impedir veiculação de propagandas (tenho mais de 12 anos para ficar reclamando assim).

Continuar lendo “Quem manda no seu computador sou eu. Não instale AdBlock!”