Nós podemos ver o som?

Você sabe o que é a luz: uma onda eletromagnética que tem os componentes dos campos elétrico e magnético, oscilando em um ao outro, perpendicularmente entre si e perpendicular à direção de propagação dessa onda. Ela não é vista se não tiver algo a ser visto. A bem da verdade, jamais veríamos os disparos de lasers (neste momento você fez PEW! PEW! PEW! mentalmente que eu sei!) das naves espaciais, pois só vemos os raios por causa da refração, iluminando as partículas dispersas.

A luz não precisa do meio material para se propagar, podendo viajar tranquilamente pelo vácuo, diferente do som, que é uma vibração do meio que percorre meio material e chega aos nossos ouvidos. Mas, será possível que nossos olhos vejam o som? "Não", é a resposta. Pelo menos, é que se pensava até provarmos o contrário.

Você gosta de Física e assiste Cosmos? Bem, aqui você verá tudo em altíssima resolução (diferente da NatGeo BR) . Afinal, aqui é o LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “Nós podemos ver o som?”

Quando o Ceticismo.net fala sobre Método Científico

O SciCast, um podcast sobre Ciência. É um projeto legal que se propõe a levar a Ciência, discutindo temas que vão desde fabricação de cerveja até viagens interestelares. Eles convidaram grandes luminares para participar (ah, sim! Também chamaram um cara que está começando na Internet agora: o Gilmar do E-Farsas, e acabou que eu recebi um convite especial (mas muito amado) de participar dele.

Minha participação de estreia foi sobre o Método Científico e você poderá ouvi-lo aqui em baixo, ou baixando no seu xing-lingzão de 10 merréis:

Continuar lendo “Quando o Ceticismo.net fala sobre Método Científico”

Instant Karma: Padrasto estupra e mata criancinha e acaba virando menininha na cadeia

Eu adoro a língua alemã. Eles, praticamente, têm uma palavra para qualquer coisa. Se não têm, criam uma, nem que seja gigantesca. A palavra de hoje é maravilhosa "Schadenfreude" (pronúncia: "chadenfroide"). A tradução seria "sentir prazer quando o outro se ferra lindamente". Foi exatamente isso que eu senti quando eu li sobre um professor de Jiu-Jitsu malvadão, fortão e o caramba a quatro, que faz e acontece. O crime dele? Pouca coisa: meteu a porrada e violentou sexualmente uma criança de quase dois anos de idade.

Jesus mandou amar nossos inimigos. Nêmesis, a Vingança dos Deuses, não tem esses melindres e mostrou que ainda há justiça, nem que seja poética, posto que o valentão virou deleite de 20 bandidos lá que usaram, abusaram e lambuzaram do sujeito. Eu ri! Ri e não me envergonho!

Continuar lendo “Instant Karma: Padrasto estupra e mata criancinha e acaba virando menininha na cadeia”

Dos pensamentos filosóficos da Valesca

O mundo é esquisito. Quando falamos de Ensino, pensamos que estamos ensinando algo, mas a realidade não é essa. O que se espera do Ensino? A verdade é que ninguém sabe. Ouvi hoje de um professor de Matemática que se não tiver contas não é aula de Matemática. Eu perguntei então se Álgebra deixou de ser matemática. Se Topologia deixou de ser Matemática. Se os trabalhos de Cantor são alguma viagem à base de metanfetamina (usemos essa como exemplo, em tempos de Breaking Bad) e não são Matemática. Matemática é tabuada? Que pena que nem isso os alunos sabem.

Nisso, um professor de Filosofia de um colégio o Distrito Federal jogou um balde de água fria, com gelo e tudo, no que poderíamos ter como conceito de ensinar. E isso porque ele mencionou a Valesca Popozuda como "grande pensadora". Até que ponto ele está errado?

Continuar lendo “Dos pensamentos filosóficos da Valesca”

Pesquisa australiana diz o que todo mundo já sabe: homeopatia é engodo

A Austrália já tem muitos problemas. Um deles é SER a Austrália, o lugar onde 95% dos seres vivos tentam ferozmente matar de forma bárbara os outros 5%. Só isso já é um bom motivo para se afastar de lá, mas quem agora tomou uma na ideia foram os defensores do tratamento água-com-açúcar, também conhecido como "Homeopatia". De acordo com o Australian National Health and Medical Research Council (NHMRC), tratamentos com remedinhos homeopáticos são pura bobagem, charlatanice, falta de vergonha e totalmente inúteis. Claro, não esperamos decisão semelhante por aqui, a terra da Pseudociência.

Continuar lendo “Pesquisa australiana diz o que todo mundo já sabe: homeopatia é engodo”

Pesquisa mostra que vegetarianos não são tão saudáveis assim

Meu artigo sobre Veganismo tem mais de 400 comentários (ver Veganismo Desmascarado). Na tentativa desesperada de defender a religião da Nossa Senhora da Alface, os adoradores do Brócolis Sagrado escreveram muitas batatadas, como colocar artigos e mais artigos provando que qualquer pessoa pode viver muito bem sedo apenas vegetariana. Curiosamente, ou os artigos falam de refeições "equilibradas", consumindo também quantidades generosas de leite e ovos (porque, né? Leite e ovos são de origem vegetal) ou forte suplementação alimentar, como vitaminas B12, aminoácidos essenciais, ferro, zinco etc. A excelente e perfeita nutrição à base de vegetais são tão completas que precisam de complementos. Spot the error.

Agora, saiu uma pesquisa apontando que ditas vegetarianas não são tão saudáveis assim. E, claro, mimizentos alegaram o óbvio: a maldita indústria da carne está financiando desinformação!

Continuar lendo “Pesquisa mostra que vegetarianos não são tão saudáveis assim”

Policarpo Quaresma revisitado ou “Deputado mané quer acabar com estrangeirismos”

Sabe o que me irrita muito? É quando algum idiota fala um monte de bobagens e, por mero acaso, a criatura tem o mesmo nome que eu. Não que me incomode ter um homônimo, mas sim ter um homônimo que age feito um imbecil, ainda mais quando é deputado e, além de tudo, daqueles deputados que redigem leis totalmente descabidas.

A preclaríssimo senhor deputado André Moura, do PSC de Sergipe, propôs um Projeto de Lei que pretende resguardar a soberania linguística nacional da terra de Pindorama, praticamente impedindo de se usar quaisquer estrangeirismos.

Sentindo um sabor amargo na língua-pátria, esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Policarpo Quaresma revisitado ou “Deputado mané quer acabar com estrangeirismos””

Médicos usam impressora 3D para fazer bebê voltar a respirar

Eu confesso: adoraria ter uma impressor 3D. Eu imprimiria um monte de treco inútil. Eu modelaria meu rosto em 3D e imprimiria uma estátua minha, deixando para a posteridade a minha magnificência.

Isso, claro, porque sou um pulha; já que médicos usaram uma impressora 3D para um fim mais nobre: salvar a vida de um bebezinho, imprimindo uma traqueia novinha em folha.

Continuar lendo “Médicos usam impressora 3D para fazer bebê voltar a respirar”

Pesquisa fala o que já sabíamos: Estudante brasileiro não sabe pensar

Sabe aqueles ufanistas que ainda acreditam na qualidade da Educação Brasileira? Pois é, continuarão acreditando, pois o fator "Realidade" nunca é levado em conta. Pena que a vida real é dura e não está nem aí pro que as pollyanas pensam ser.

O novo exame do PISA não só avaliou a nossa catátrofe educacional em nível de conhecimento, mas também se os alunos tinham capacidade de pensamento lógico e resolução de problemas. Antes de você continuar, um spoiler: os alunos não têm nem uma coisa nem outra).

Continuar lendo “Pesquisa fala o que já sabíamos: Estudante brasileiro não sabe pensar”

Quando o marketing da pseudociência ganhou aos 45 do 2º tempo

Antes de começar, deixe-me contar uma coisinha: Eu tenho mais de 12 anos, e (penso eu) sei como o mundo funciona. Sei que não existe almoço grátis e sei que todos nós temos contas a pagar. Mas também sei que existe uma coisa chamada "ética" e outra coisa chamada "correção" e elas nos impedem de aceitar certas atitudes.

Dito isto, devo dizer que me surpreendi com o que li, sobre o canal Nerdologia abraçar pseudociência por causa de patrocinadores, derrapando feio na curva. Algo assim merece ser examinado.

Continuar lendo “Quando o marketing da pseudociência ganhou aos 45 do 2º tempo”