Eppur si muove (mas para o Brasil não basta) ou Sobre o exoesqueleto da Copa que a Globo não mostrou

O Brasil tem sérios problemas. Um deles é exatamente ser o Brasil. Ontem foi inauguração da Copa do Mundo; e, cá pra nós, que LIXO! Meia dúzia de gato pingado parecendo alguma mostra pedagógica de colégio de periferia, com ents, garoto índio vestido como um maia (não perguntem) e ainda reclamam que gringo pensa que aqui é só mato, selva e bundas rebolantes. Pior! Nem passista de escola de samba tinha. Pelo menos, colocassem o Caprichoso.

O ponto alto é (ou deveria ser) o exoesqueleto que está sendo desenvolvido pelo dr. Miguel Nicolelis, um cientista sério que preferiu ralar peito daqui, ou estaria esperando a boa vontade do CNPq para comprar uma chave de fenda. Só que enquanto o Galvão tagarelava sobre o ônibus da Seleção (a qual não deu as caras na abertura), o chute foi dado e só. E a reação as pessoas só pode ser descrita como uma coisa:

ESTA É A SUA SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Eppur si muove (mas para o Brasil não basta) ou Sobre o exoesqueleto da Copa que a Globo não mostrou”

Um reino tão vasto cujo Sol nunca se põe

O título faz alusão ao mundo conquistado por Alexandre da Macedônia. Indo do Egito até quase chegar no Oriente Distante. Um império tão imenso (e fugaz, entretanto) que em algum ponto dele estava fazendo Sol, não importando em que momento fosse.

Nós abrimos mais horizontes que Alexandre, conquistamos outros mundos sem que um exército chegasse lá e mandasse tudo para a vala. Nossa última fronteira é o Espaço, mesmo tendo nos aventurado muito, muito pouco, conquistamos o inimaginável. Um reino onde realmente o Sol nunc se põe.

Continuar lendo “Um reino tão vasto cujo Sol nunca se põe”

NASA lança livro gratuito digrátis, totalmente free e com desconto

Você curte Astronomia, não é? Você adora coisa que não doa no seu bolso, certo? Você ama ler e não perde tempo quando aparece um livro novo no mercado, estou certo? Você fez cursinho de inglês e saca muito do idioma, é isso? Então, tenho excelentes notícias para você. A NASA editou e está distribuindo um livro do pesquisador Douglas Vakoch, do SETI, e eu acho que você vai curtir de montão.

Continuar lendo “NASA lança livro gratuito digrátis, totalmente free e com desconto”

Google Glass pode ser um “ouvido” na roda para surdos

Eu nunca vi um Google Glass, mas eu quero um. Quero colocar pendurado no meu óculos, principalmente quando for pegar meu contra-cheque e ver que meu salário teve um aumento pra mais de 9000. Como a probabilidade disso acontecer está no limite em que X tende a Zero, só me resta noticiar que um grupo de universitários surdos (não os do Show do Milhão, que só produzem vergonha) e sua professora desenvolveram um sistema para exibir vídeos de apresentações em planetários narrados para alunos surdos.

E você aí pensando em rodar filme das Brasileirinhas enquanto está na missa… Tsc Tsc

Continuar lendo “Google Glass pode ser um “ouvido” na roda para surdos”

Eu amo a bunda da Ciência

A Internet trouxe muita coisa legal, mas também trouxe outra praga (não, não são os filósofos. Estes já existiam antes da Internet ser moda). São as tirinhas, que as pessoas usam como se fosse a verdade definitiva, num arroubo intelectual como se fossem trazidas por Moisés. E quando colocam estas tirinhas de desenhos feitos por quem não sbe desenhar, parece que ganha maior credibilidade. Algo como "O cara desenha mal pra cacete, logo, saca das coisas.

Mas a realidade é um tantim diferente.

Continuar lendo “Eu amo a bunda da Ciência”

Cartinha aos futuros cientistas

Eu recebo muitas mensagens. Algumas me elogiam, outras tiram dúvidas, outras reclamam que eu sou muito ácido e ofendo o coraçãozinho puro das pessoas. Agora, uma mensagem que eu recebi chegou a ser tocante. Uma menina de 18 anos que quer fazer Ciência, mas ninguém disse como, e vemos que há algo muito errado no Brasil, quando nem mesmo professores parecem ter amor pelo que ensinam nem se entusiasmam.

Assim, vou reproduzir o e-mail e respondê-lo aqui mesmo.

Continuar lendo “Cartinha aos futuros cientistas”

O que acontece se fervermos coca-cola?

Volta e meia me perguntam esta palhaçada. "O que acontece se ferver coca-cola?" ou "Coca-cola faz mal. Derrete prego e desentope pia" ou "Coca-cola é veneno, dá cárie e faz você ter espinhela caída, mau-hálito, broxa e faz seu cunhado vir morar com você". É tanto boato e manias com a coca-cola (a bebida do povo engajado que usa tênis Nike, torce pro Chicago Bulls e escreve Yankees Go Home nas paredes).

Então me falam que coca-cola faz um mal desgraçado porque quando se ferve ela, o troço fica preto, gosmento, fedido e venenoso, praticamente é o bife que servem no refeitório do meu trabalho.

Guarde a barrinha de cereais, jogue fora o suquinho e abra o LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “O que acontece se fervermos coca-cola?”

Ceticismo.net em áudio! PodCet? Cetcast?

Agora todo mundo está com mania de podcast, ainda mais que editar vídeo é uma sonora bosta (acredite, eu já tentei e me arrependo amargamente pelo que eu produzi aqui. Já podcasts são mais simples (não disse que É simples). Que tal experimentar o formato?

Continuar lendo “Ceticismo.net em áudio! PodCet? Cetcast?”

Bactérias tagarelantes ou como micróbios conseguem se comunicar

O estranho mundo de Hades não para de surpreender. Eu já fico abismado como algumas pessoas conseguem respirar e ter movimentos peristálticos, apesar do seu duvidoso potencial cognitivo. Como estranheza demais nunca é estranho o suficiente, pesquisadores estudam agora como bactérias podem se interrelacionar, estabelecendo métodos próprios de comunicação, o que pode explicar como nós mesmos nos comunicamos.

Se isso não ganhar um IgNobel, não sei o que estará mais apto a receber o prêmio.

Continuar lendo “Bactérias tagarelantes ou como micróbios conseguem se comunicar”

Carta a um pai cético

Muitas vezes me fazem a mesma pergunta, mas com algumas variações: "Como criar meu filho para não acreditar nas religiões?", "Como fazer meu filho um pensador?", "Como troco esta maldita de fralda quando minha mulher não está em casa?"

Eu não sei se posso te ajudar com a fralda, mas podemos falar um pouco sobre o que é criar um filho nos dias de hoje. Eu ainda estou aprendendo também, como aprendo muitas coisas todos os dias; mas posso compartilhar o pouco que sei. Vai de você achar que faz sentido ou não.

Clique aqui para ler o restante deste artigo »