Errantes: Navegando por mares proibidos e adorando

Estou agora de pé, olhando para fora, pela janela de minha sala. Eu vejo um bonito céu azul, algumas nuvens e o vento balançando as folhas das árvores. Eu sei que está calor lá fora, mas estou com ar-condicionado ligado. Por causa das Leis da Física, a camada de ar que envolve a Terra refrata a luz do Sol. O ângulo de inclinação dos raios e absorção de energia faz com que o céu azul seja visto agora, ao invés do escuro firmamento, salpicado de estrelas. A luz do Sol, tão forte, me impede de ver essas mesmas estrelas. O Sol é um astro muito ciumento.

Fecho meus olhos e viajo pelos mundos, através de minha imaginação. Mas chega um ponto que imaginação não basta. Imaginação nunca foi melhor que o conhecimento. O conhecimento de viajarmos, de sermos criaturas errantes por todo o Universo.

Continuar lendo “Errantes: Navegando por mares proibidos e adorando”

Sites legais de Ciência

Volta e meia me pedem sites de divulgação científica. Eu vi algumas dificuldades em alguns temas (já vi que terei que abordar vários temas no ano que vem). Encontrei muito lixo, mas encontrei coisas legais. Selecionei alguns, podendo listar outros, mas aí vai depender do meu humor.

Sites brasileiros, só blogs, mesmo. Um dia entenderemos que não precisamos odiar a ciência. Podemos nem mesmo amá-la de paixão, mas um respeitozinho é bom e nós gostamos.

Bem, vamos lá?

Continuar lendo “Sites legais de Ciência”

Atrás do trem elétrico só não vai quem não sabe Ciência

Há muita coisa maneira à solta pela Internet. Vídeos, tutoriais, explicações, how-tos etc. Você aprende muitas coisas, como fazer nós, produzir doces, fazer maquiagens e como ser retardado com messes canais de "humor".

Um dos melhores canais é o Amazing Science, no qual você pode ver muitas coisas legais montadas, com nenhum blá blá blá, mas que até você pode fazer em casa. Uma delas é um trem eletromagnético!

Continuar lendo “Atrás do trem elétrico só não vai quem não sabe Ciência”

LIBERDADE! Nature abre seus arquivos para qualquer um poder acessar gratuitamente

Eu tinha escrito, há algum tempo, sobre o paywall de artigos científicos. Acho uma vergonha o conhecimento científico ficar restrito a quem pode pagar. As pessoas querem ler as coisas, divulgadores de Ciência querem ler, para traduzir muito daqueles jargão para o público leigo. Nem sempre fica viável pagar por eles, quando muitos de nós sequer temos um bom retorno financeiro, seja por doações ou publicidade. Acabamos contando com a liberação de press releases das Universidades e centros de pesquisa, sendo muitas vezes mal escritos, pois não foram redigidos pelos pesquisadores e sim por algum estagiário.

Um dos mais conceituados periódicos científicos é a Nature, e sua assinatura não era nada baratinha. Só que agora eles desbundaram, viram Buda dançar na porta do editor-chefe, Jesus apareceu em pessoa, Achmed disse que ia matar todo mundo e eles resolveram liberar todo o seu acervo digrátis.

Continuar lendo “LIBERDADE! Nature abre seus arquivos para qualquer um poder acessar gratuitamente”

Como um smartphone pode ferrar sua coluna de vez

Muitos de vocês leem o Ceticismo.net em smartphones. Aproveitam o dão uma olhada no Facebook do desafeto, escrevem bobagens no twitter, mandam ZapZap, ficam cutucando os outros no Grindr e, muito esporadicamente, fazem e recebem ligações. Nossa coluna cervical não foi feita pra ficarmos olhando pra tela de um celular (a bem da verdade, não foi feita pra muita coisa que fazemos diariamente, mas quem se importa?). Vocês já pararam para pensar nas forças atuantes sobre ela ao usar um celular? Bem, a Ciência pensou.

Continuar lendo “Como um smartphone pode ferrar sua coluna de vez”

O estupendo mundo de Arthur Clarke

Arthur Clarke foi um dos marcos da literatura de Ficção Científica. Seu mundo de computadores, alienígenas, foguetes, flutuações quânticas era apenas uma pequena casca do que ele realmente foi. Engenheiro, especialista em radares e o cara que sentou e fez todos os cálculos provando a viabilidade do satélite geoestacionário.

Sua obra literária é vasta e bem conhecida. Graças ao seu argumento, tivemos o primeiro filme de ficção científica bem produzido: o pouso na Lua em 1969, digo, 2001, Uma Odisseia no Espaço, de 1968.

Neste episódio do SciCast, eu e grande elenco conversamos sobre a pessoa, o profissional, o soldado, o técnico, o autor.

Continuar lendo “O estupendo mundo de Arthur Clarke”

O caso da Melancia Azul, ou como é fácil enganar idiota

Não há nada mais fácil que separar um mané do seu dinheiro. Os dois parecem ser imãs com um único e igual pólo (dane-se o acordo ortográfico!) e, por isso, vivem se repelindo. Essa deve ser a mais perfeita explicação, pois não encontro outra. É muito fácil de engar gente burra, e quando falam que "hoje as pessoas têm mais acesso à informação, estão sabendo mais", só me faz rir descontroladamente.

Então, eu fico sabendo do caso da melancia azul – com uma polpa tão magnífica e fantasticamente azul, que ficamos com água na boca só de ver –, com gente vendendo até no Mercado Livre.

Continuar lendo “O caso da Melancia Azul, ou como é fácil enganar idiota”

Meu mundo visto de dentro de uma bolha

A GoPro é a câmera preferida do pessoal que faz filmagem de esportes radicais. Pendura-se no peito, no capacete, na lateral de um carro e é só partir pra filmagem. Lindo, mas que tal explorarmos nossos sentidos, ver o mundo de outra maneira, que nossos olhos não possam ver? Que tal o mundo visto de dentro de uma bolha de água?

Como tem coisas que só astronautas, missões espaciais e microgravidade podem fazer por você, bem, é isso o que você pode ter!

Continuar lendo “Meu mundo visto de dentro de uma bolha”

De volta nós estamos. Livres nós ficamos!

Foi uma semana de extrema dor de cabeça. O site estava fora do ar, por causa da incompetência alheia, aliada ao péssimo serviço e a tradição do empresariado brasileiro de contratar idiotas para atender, corrigindo, para enrolar as pessoas, ao invés de solucionar os seus problemas.

Depois de ficar brigando com atendentes retardados que pareciam colocar o dedo na boca, inclinar a cabeça de lado e dizer "É… tá fora do ar. Problema no servidor…" resolvi fazer algo que já devia ter feito há muito tempo, mas minha preguiça impedia (sim, eu sou o maior culpado: contratei uma nova hospedagem.

Continuar lendo “De volta nós estamos. Livres nós ficamos!”

E la temos de novo problemas com o UOLHost

Vocês devem ter reparado que o Ceticismo.net está fora do ar, registrando Erro 503. Isso é devido ao servidor que armazena o site (que chamamos "host"). Por causa de um problema que nem os toscos de lá não sabem, fica impossível carregar o site.

Isso é extremamente irritante, e se eu puder dar um conselho a vocês, JAMAIS assinem o UOLHost. Eu não assinei, a bem da verdade. Eu contratei os serviço de uma empresa chamada Insite, que foi abocanhada pelo UOLHost, que caga e anda pros clientes, só se preocupando em receber o dinheiro da mensalidade.

Continuar lendo “E la temos de novo problemas com o UOLHost”