Ficar trocando mensagens durante a noite prejudica o sono de adolescentes. SÉRIO?

Eu adoro certas pesquisas. Apesar de serem feitas por pesquisadores sérios, suas pesquisas acabam sendo… como direi? uma piada! Óbvias, até. Dignas do IgNobel. Um exemplo é a pesquisa que estuda a ocorrência peculiar de virar a noite mandando SMS, mensagens de texto, WhatsApp, Facebook Messenger entre outros tipos de mensagem de texto durante a noite faz com que o desempenho dos adolescentes durante o dia seja péssimo, já que eles ficam sonolentos e bocejando muito.

Sério, eu jamais imaginaria uma ocorrência desse tipo!

Continuar lendo “Ficar trocando mensagens durante a noite prejudica o sono de adolescentes. SÉRIO?”

O que é Ponto Triplo (em vídeo)

Aprendemos na escola sobre os 3 estados físicos da matéria e suas transformações. Sabemos o que é fusão, vaporização, ebulição, condensação, solidificação etc. Mas isso é o nosso dia-a-dia. Não traduz a totalidade das transformações. Quando variamos temperatura e pressão em conjunto, obtemos coisas incríveis.

O ponto triplo é simplesmente quando temos os três estados físicos ao mesmo tempo, mediante sob determinadas condições de temperatura e pressão. Você já aprendeu comigo isso antes, e agora verá um vídeo.

Continuar lendo “O que é Ponto Triplo (em vídeo)”

Assombrações e Fantasmas: De onde eles vêm?

Você está em casa, sozinho, com medo… vultos estão aparecendo, mas quando você fixa o olhar, eles somem. Há um clima opressor, você respira ofegante, começa a suar frio. Tem algo de muito errado. Há fantasmas à sua volta.

Ou será que não? Vic Tandy demonstrou que sons muito, muito baixos, inaudíveis aos seres humanos, podem mexer com nossas percepções. Mas vai que são fantasmas e assombrações? Você tem certeza que está seguro?

Continuar lendo “Assombrações e Fantasmas: De onde eles vêm?”

Telescópio registra jorro de energia de outra galáxia e vira hit na web¹

A cada dia aprendemos mais sobre o Universo. Claro, nada é divulgado na mesma hora. Vai que digam que os anéis de Saturno curam o câncer? Daí o Judiciário poderá obrigar a União Astronômica Internacional a distribuir para os doentes. Não ia ser fácil. Com o advento do avanço tecnológico, conseguimos imagens nunca antes vistas. Agora, podemos ver jatos de partículas em melhores detalhes do que antes e isso nos ajuda a compreender melhor nosso Universo.

Continuar lendo “Telescópio registra jorro de energia de outra galáxia e vira hit na web¹”

O Antropoceno e mais real do que se imaginava

Já tínhamos falado sobre o Antropoceno AQUI e AQUI. Nossa ação sobre o ambiente mudou radicalmente a História da Terra. Somos responsáveis por alterar o ambiente ao nosso bel prazer, e isso está causando sérios riscos a outras espécies vivas, tendo gente que acredita que estamos causando mais uma grande extinção, mas aí eu acho exagero, pois muito dificilmente nós mandaremos 95% dos seres vivos pra vala, como aconteceu no Permiano.

Até agora, a comunidade científica estava debatendo se os seres humanos têm mudado o sistema da Terra suficientemente para produzir uma assinatura estratigráfica em sedimentos e gelo. Bem, parece que a resposta chegou. E não é algo muito animador.

Continuar lendo “O Antropoceno e mais real do que se imaginava”

O ping-pong no mundo da microgravidade

Você é leitor contumaz do Ceticismo.net, então, já sabe que essa bobagem de “gravidade zero” não existe. Qualquer corpo com massa diferente de zero exerce força gravitacional, e se não a sentimos, é porque ela é muito, muito fraca. Nós nascemos num mundo com aceleração de gravidade em torno de 9,8 m/s2, com muito pouca variação entre o nível do mar e nossos apartamentos. O Espaço é algo alienígena ao nosso conhecimento, principalmente ao fato de naves e a própria estação espacial internacional estarem sob ação de microgravidade, por estarem sempre caindo, caindo, caindo… Fazer diversos experimentos é necessário e, claro, são divertidos.

O astronauta Scott Kelly completou 300 dias no espaço em 21 de janeiro de 2016. O que seria mais legal para mostrar os efeitos da microgravidade que jogar pingo-pong? Ok, várias coisas, mas este ping-pong é diferente. Ele será jogado com… água!

Continuar lendo “O ping-pong no mundo da microgravidade”

O hipnotizante arco magnético do Sol

O Sol é a maior estrela de nosso Sistema Solar. Todas as câmeras apontam para ele. Ele que tem seu próprio brilho, sua aura, aquele que aquece nossos corações. Todos os planetas estão caidinhos por ele. Nós não conseguiríamos viver sem ele por perto. É uma relação de amor e dependência. às ódio tempestuoso, às vezes um simples acalento em invernosos dias.

Agora, com o novo vídeo liberado pela NASA, vemos um tostão do magnífico e turbulento espetáculo dos campos magnéticos do Sol.

Continuar lendo “O hipnotizante arco magnético do Sol”

Para canal de TV, o Sol é uma bola de fogo e vai nos cozinhar vivos

Eu sou um homem velho. Sou do tempo que o canal National Geographic era sobre Geografia, o Discovery era sobre Ciência e o History, sobre História. Agora essas bagaças viraram caça-níqueis trazendo gente maluca pelada num reality, que se fosse real mesmo, a taxa de sobrevivência seria medida em horas. Mostra gente comprando quinquilharias (e tudo real, o cara já chega arrumado, e com vários “especialistas” presentes) e malucos conspiracionistas com alienígenas, jesus, Jesus é um alien ou coisas loucas nesse sentido.

Agora, bom mesmo são os sites e os perfis nas redes sociais, em que compartilham todo tipo de insanidade que seria rebatida por qualquer criança matriculada num colégio que presta.

Sendo assim, façamos um favor aos jornaleiros com mais um capítulo do LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “Para canal de TV, o Sol é uma bola de fogo e vai nos cozinhar vivos”

Melhor Coreia bota quente e explode bomba H… diz a lenda

A Coreia do Norte, vulgo melhor Coreia, é o melhor exemplo de um país que parece ter sido fundado para ser um eterno meme, mas não para quem mora lá. Aquela tristeza mais parece um filme de terror, entre a paranoia estatal e a aquiescência bovina do povo, que chega ao fanatismo, o que, claro, é fomentada pelo Estado.

Agora, houve anúncio que a Melhor Coreia detonou uma bomba termonuclear, também chamada de bomba de hidrogênio, ou Bomba H para os íntimos.

Continuar lendo “Melhor Coreia bota quente e explode bomba H… diz a lenda”

Insanidades da Reencarnação

O mundo religioso conseguiu um sistema de pagamentos como financiamento de imóveis da Caixa, em que você vive pagando eternamente, e lá pelas tantas nem sabe o motivo. Você nasce e paga, volta e morre e a cada reencarnação você paga um carma que ninguém lhe ensinou como fugir dele, pois ninguém sabe este crime horrível que você cometeu.

Sem pecado não tem religião. Não pode haver pecado sem crime, logo, dizem que misteriosos são os desígnios de Deus, e você que se dane. Procure a igreja mais próxima e redima-se daquilo que você nem faz ideia do que fez.

Neste vídeo conversaremos sobre esta maravilha de financiamento de pecados, provando mais uma vez que Deus é bom!

Continuar lendo “Insanidades da Reencarnação”