A Lâmpada que ilumina o coração hipócrita

Havia dois Diógenes. Diógenes Laércio, historiador, filósofo e biógrafo de antigos filósofos gregos. Nascido no ano 180 EC em algum lugar do Império Romano, que não se sabe qual é. Quase nada sabemos sobre ele. Temos Diógenes, o Cínico, nascido em Sínope (por isso, ele é chamado também de Diógenes de Sínope), uma colônia jônica no Mar Negro, em alguma data entre 412 ou 404 AEC. Diógenes Laércio escreveu sobre seu xará de Sínope em sua obra Vidas e Opiniões de Eminentes Filósofos; Plutarco também escreveu sobre o filósofo de Sínope, dizendo que Diógenes, o Cínico morrera em Corinto no mesmo dia que Alexandre da Macedônia, então, foi algo em 323 AEC. Estas datas estão certas? Ninguém sabe.

Diógenes era chamado O Cínico dada a escola filosófica que ele fundou; ou, pelo menos, iniciou: o Cinismo. As palavras mudam de significado com o tempo, e Cinismo era uma escola filosófica em que seus seguidores tinham para si que o objetivo da vida é viver em virtude, de acordo com a natureza. Achavam que seres humanos, como criaturas racionais, podem obter a felicidade treinando rigorosamente e vivendo de uma maneira natural para si mesmas, rejeitando todos os desejos convencionais de riqueza, poder, sexo e fama. Em vez disso, eles deveriam levar uma vida simples, livre de todos os bens. Eu mesmo não estou nesse nível. Não por habilidade, mas por achar, como o tocador de cítara disse, se apertar demais a corda arrebenta; se afrouxar, não se consegue tocar o instrumento.

Continue lendo >>

Encontrado laboratório de Galeno

Cláudio Galeno era uma figura fantástica. Nascido em Pérgamo, na atual Turquia, em 129 EC, Galeno era médico, teórico, filósofo (do tipo de filosofia que presta, ouviu, Platão?), biólogo e neurocientista (sim, pois é. Dane-se você, Aristóteles e sua teoria que mulheres tem menos dentes que homens). Galeno atendia pobres, mas a grana mesmo estava no atendimento médico a gladiadores e imperadores. Cláudio Galeno fez grandes descobertas, e cometeu vários erros. Um dos motivos é que as leis vigentes proibiam exumar corpos humanos e disseca-los. Júpiter não gosta, lamento, mal aê, te vira que tu não é quadrado. Isso levou a Galeno achar que as mandíbulas humanas eram divididas em duas, como nos cães, e não são.

Até agora não se sabia ao certo onde era o laboratório e local de trabalho de Galeno, mas agora se sabe: embaixo da Basílica de Maxêncio em Roma.

Continuar lendo “Encontrado laboratório de Galeno”

As Cores do Império Mugal

Império Mugal foi um Estado existente entre 1526 e 1857, que chegou a dominar quase todo o subcontinente indiano. A designação “mugal” parece ter sido apenas atribuída durante o século XIX e deriva de mongol, denotando a ascendência direta de Gengis Khan de seu fundador, Babur.

Sua arte é fina e fui muito apreciada por nomes com  Rembrandt, que se baseou nas cores e trabalhos dos artistas do referido império, cuja técnica ele reproduziu em seus próprios trabalhos. Mas, como eram as cores do império Mugal? Como era a sua arte, em detalhes?

Continuar lendo “As Cores do Império Mugal”

Jornaleiro metido a filósofo passa paninho pra político ladrão e outros corruptos

Segundo alguns youtubeiros, as pessoas devem parar de ficar em redes sociais (das que o próprio youtubeiro usa para falar suas sandices) e ler jornais. Ok, eu leio jornais, mas ler é diferente de me informar. Pelo que vejo, um monte de jornaleiros quer apenas dar views pros seus veículos, o que eu entendo perfeitamente, já que eles vivem de investidores, e investidores querem ver as métricas, que são traduzidas pelos números. Não importa que 7000 estejam xingando o seu tweet. São 7000 interações. Beleza, eu entendo isso, mas tudo tem um limite.

Eu digo isso depois de ver uma coluna do Helio Schwartsmann – que além de jornaleiro é filosofeiro –, na qual ele defende que prender corruptos é perda de tempo, e a Justiça não deveria dar tal sentença, já que “a sociedade não ganha nada encarcerando pessoas que não representem perigo físico a outros cidadãos”. Pois bem.

Continuar lendo “Jornaleiro metido a filósofo passa paninho pra político ladrão e outros corruptos”

Caim, o cabra mais macho da Bíblia!

Eu já falei sobre Caim antes, mas como vocês têm aversão à leitura, fiz um vídeo. Aqui, eu conto por que eu acho que Caim é o cabra mais malvadão da Bíblia. Motivo? Sem ter armas ou exércitos, ele peitou Deus, o Senhor dos Exércitos e mandou-lhe uma na lata. Eu não sei em que ele estava pensando, ou se já estava de saco cheio mesmo e ferrado por ferrado, bóra mandar uma real pro barbudão.

Sim, Caim, o primeiro cético a enfrentar Deus, teve peito e, melhor ainda, não foi aniquilado pelo deusão. Ele viu o quanto Caim era fodão! Caim saiu pro lado, de peito estufado.

Continuar lendo “Caim, o cabra mais macho da Bíblia!”

O Teste do Busão

Uma coisa eu posso afirmar sobre o presente artigo: ele poderá ser lido e relido por muito tempo e não vai ficar um centímetro sem se desviar da realidade. Ele vai explicar como muito do que vocês dão importância não terá nenhuma percepção em larga escala. Este artigo coloca em pauta uma coisa que geral ignora, que geral diz se preocupar, mas a verdade é que geral é uma ridícula minoria.

Este artigo coloca em pauta o pessoal que pega ônibus e sua percepção e interesse pelo que está acontecendo.

Continue lendo >>

A Era da Opinião e do Convencimento

Chegou a Internet. Você pode ler de tudo, aprender sobre tudo, estudar sobre tudo. Mas o que fazem? Opinar sem estudar, ou mesmo ler poucas linhas a respeito de um assunto e já querem sair dando palpites, querendo que você a convença, quando você nem sabe quem é a criatura.

Querem debater, se meter num assunto, mesmo crianças ou adolescentes se acham no direito de opinar assuntos de qualquer natureza. Todos têm direito à opinião, mas para externa-la e começar um debate é preciso conhecimento de causa, e ainda insistem que VOCÊ lhes deve satisfação e TÊM que perder tempo de convencê-las, o que não vai, já que eles estarão com a opinião sólida e só querem encher o saco.

Continuar lendo “A Era da Opinião e do Convencimento”

Depois de meses com o Artigo 13 aprovado, a Internet já acabou?

A Diretiva da União Europeia sobre o Direito de Autor foi aprovada, inclusive o famigerado artigo 13, aquele artigo que fará com que a Internet acabe, porque não poderá ter um bonequinho no fundo. O problema é que o artigo 13 não dizia isso, mas o bando de imbecis que são contra ele sequer leram a normativa, e saíram vociferando, pois o youtubeiro amado disse que é ruim, e as pessoas são burras demais para procurar saber (isso vale pros youtubeiros retardados também).

Eu postei este vídeo em 6 de abril. Estamos em junho e o Artigo 13 está aí firme e forte.Mas e aí? Já acabou a Internet?

Continuar lendo “Depois de meses com o Artigo 13 aprovado, a Internet já acabou?”

Monge budista psicopata tem ordem de prisão. Mas não por ser monge budista psicopata

Você aprendeu que muitas religiões saem na piorada entre si, mas budistas são bonzinhos, meigos e puros de coração. Até mesmo Arthur Clarke caiu nesta conversa mole dizendo em um de seus livros que eles faziam parte da religião que nunca entrou em conflito com ninguém. Nada mais longe da verdade. Hoje, temos brigas de monges (mentira, sempre tivemos. Mais ao longo do texto) e até monge budista que propaga terrorismo.

Sim, isso mesmo. Monge zen-vergonha que chegou a receber crítica internacional severa, foi capa da Time e recebeu sérias e rudes palavras da ONU via cartinha. Só que o negócio escalo tanto que o próprio Governo de Myammar mandou dar um basta.

Continuar lendo “Monge budista psicopata tem ordem de prisão. Mas não por ser monge budista psicopata”

Vontade Divina causa preju em parque criacionista e os donos resolvem processar… as seguradoras

Algumas pessoas são estúpidas. Outras pessoas, além de serem estúpidas, são energumenamente idiotas. As pessoas estúpidas e energumenamente idiotas acabam achando uma excelente ideia se candidatarem ao cenário político. Parece que funciona, pois, está funcionando no Brasil por quase 200 anos. Agora, além de idiotas energumenamente idiotas, tem as criaturas mais imbecis ainda. São criacionistas, do tipo que monta um parque temático e museu criaburricionista como o Ark Enconter, um grupo de idiotas que resolveu tirar dinheiro facilmente de outros tão burros (eu diria até mais idiotas) que eles, a ponto de fazer uma réplica de uma arca de Noé, que juram de pés juntinhos que está de acordo com os detalhes bíblicos. Só quero saber se só tem uma única janelinha de 45 cm.

O melhor? A poderosa arca – construída como é ordenado por Jeovah (pode falar Jeovah?), segundo suas instruções – não resistiu a uma chuvarada. Agora os diretores do Ark Enconter estão fazendo o que? Processando a companhia de seguros. Não deveriam processar Deus?

Continuar lendo “Vontade Divina causa preju em parque criacionista e os donos resolvem processar… as seguradoras”