6 de junho: O Dia D

d-day.jpg

Eu realmente tenho que me desculpar. Por causa de meu desleixo, eu deixei de fazer menção ao dia de ontem, 6 de junho, dia que no ano de 1944 os Aliados resolveram ser mais bravos que os loucos (ou mais loucos que os bravos) e desembarcaram na Normadia. Foi o chamado Dia D, o dia que as tropas desembarcaram nas praias de Omaha e Utah (se você não sabe o porque destes nomes, é sinal que você não estudou História. Compre um livro), no que chamaram Operação Overlord.

Erwin Rommel, a Raposa do Deserto, avisara ao Estado Maior alemão que os aliados não iriam para Pas-de-Calais e sim para a Normandia, mas os “ixpertus” acharam que só um louco faria isso (graças ao espião duplo com codenome Garbo). Mas de loucos, aqueles homens não tinham nada. Tinham disciplina e coragem de sobra, apesar que a maioria não voltou pra casa. Não morreram em vão, pois aqueles soldados realmente saíram da vida entraram para a História, mesmo sem escrever uma carta estúpida (e falsa).

Continuar lendo “6 de junho: O Dia D”

Pesquisa demonstra que a vida pode ter vindo do espaço. Ou será que não?

conan.jpgO problema na pesquisa científica é quando que ela diga mais do que ela diz, tentando reforçar o que outros dizem.

Obrigado, André. Agora, pode fazer o favor de falar de modo que nós, mortais, possamos entender?

Tudo bem, perclaros súditos. O que eu vi foi uma notícia relatando que em uma pesquisa sobre a resistência da bactéria Deinococcus radiodurans em ambientes extremos seria uma prova que validaria a teoria da panspermia. Mas não será exagero?

Continuar lendo “Pesquisa demonstra que a vida pode ter vindo do espaço. Ou será que não?”

Os incríveis desejos de Robert Boyle

robert_boyle.jpgNão, este artigo não tem nada a ver com sacanagem. Robert Boyle, um dos mais célebres cientistas da Inglaterra (e estupidamente chamado de Pai da Química pela agência EFE, sendo repetida pelo Terra) deixou um legado de trabalhos meticulosos. A partir desta segunda-feira, a Royal Society comemora seus 350 anos com uma exposição de vários documentos, como os primeiros trabalhos de Charles Darwin e o manuscrito original do Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica (Princípios Matemáticos da Filosofia Natural), de Isaac Newton, o livro de maior peso científico e considerado uma peça-chave para o desenvolvimento científico. Procurei alguma obra publicada pelo Behe lá, e o sistema caiun na gargalhada, sem eu nem saber o porquê.

No tocante a Robert Boyle, a Royal Society publica uma lista de “desejos” que o autor de The Sceptical Chymist (O Químico Cético) teria pensado para o futuro.

Continuar lendo “Os incríveis desejos de Robert Boyle”

Voz dos Alienados 14

Entra semana, sai semana e sempre o bando de toscos achando que possuem algo similar a um cérebro dentro da cabeça. A bem da verdade, é uma espécie de “daltonismo mental”, já que acham que possuem massa cinzenta, quando na verdade é massa marrom pastosa. O mais curioso é que a maioria é menina, com baixa capacidade de escrita. Não sei se falar isso é machismo por inferir que a maioria das mulheres crentais são burras ou se é porque os homens são incapazes até mesmo de usar um teclado. Bem, sem mais delongas, o meu, o seu, o nosso: VOZ DOS ALIENADOS!

Continuar lendo “Voz dos Alienados 14”

Sinfonia da Ciência: Blues do Planeta Vermelho

marte1.jpgImagino que vocês devam se lembrar quando eu postei sobre a Canção de Carl Sagan e Stephen Hawking, com trechos das fantásticas séries de documentários Cosmos e O Universo de Stephen Hawking (disponíveis na sua fonte underground de cultura chamada eMule), cujas vozes foram remixadas com um arranjo de musical de John Boswel. Agora, o site Symphony of Science disponibiliza outros vídeos, os quais você poderá baixar, juntamente com a música e a letra. Abaixo, vemos um vídeo sobre Marte, o magnífico planeta vermelho, que Carl Sagan chamou de “Mundo das Maravilhas”, com a participação de Brian Cox, Robert Zubrin, Penelope Boston e, claro, o próprio Carl Sagan.

Continuar lendo “Sinfonia da Ciência: Blues do Planeta Vermelho”

SOFIA: O voo do telescópio alado

Não, não fiquei biruta e telescópios não são nenhuma espécie nova de aves. Também não é a versão astronômica do Mundo de Sofia. SOFIA é a sigla, em inglês, para Observatório Estratosférico para Astronomia Infravermelha. É fantástico! A grande maravilha deste equipamento é que ele foi montado no interior de um 747, onde uma porta lateral se abre, deixando o telescópio à mostra, conforme é ilustrado na imagem abaixo, onde você poderá clicar e ver uma ampliação do detalhe.

sofia_plane.jpg

Continuar lendo “SOFIA: O voo do telescópio alado”

O que são fluidos não-newtonianos?

ketchup.jpgHoje de manhã eu estava tomando um café e vi um dos meus alunos comprando o todo amado e delicioso salgado nosso de cada dia, cheio de gordura trans e totalmente avesso ao que seria considerado um lanche saudável. Bem, o café não estava com aparência muito saudável também. Vi o referido aluno abrir um daqueles envelopinhos de catchup, deitando o molho no salgado que ia ser devidamente saboreado.

– Muito melhor que as garrafas, não é? – eu disse.
– Pois é – ele respondeu. – Com o da garrafa, a gente tem que ficar sacudindo um bocado para que ele possa sair.
– É verdade – respondi. Então, perguntei: – Qual é a semelhança entre uma garrafa de catchup, um pouco de Maizena em água e um colete à prova de balas?

Como podem imaginar, ele me olhou como se eu estivesse completamente louco, mas não era sua culpa. Está na hora de abrirem o Livro dos por quês.

Continuar lendo “O que são fluidos não-newtonianos?”

Vacina contra câncer de mamas é testada em RATOS!

seio_mulher.jpgEi! É, você, mesmo! Não finja que não é contigo, seu.. seu… seu PORCO ANTIÉTICO! Você que acha que pode fazer qualquer coisa ao seu bel-prazer, escravizando e sacrificando de forma horrenda pobres bichinhos. Você, animal pérfido que não liga para a Moral e Ética do mundo natural, que só porque sua mulher pode ter câncer de mama, você pode agir de forma toscamente irresponsável, você que se regozijou com os resultados positivos de uma vacina que está sendo desenvolvida contra o câncer de mama, e foi absurdamente testada em ratos de laboratório, demonstrando sua eficácia. Você deveria estar muito envergonhado a essa altura! E não me venha com aquela historinha idiota que é pro bem da humanidade, sendo que a humanidade é que está destruindo o planeta. Vamos parar com isso, pessoal! CHEGA DISSO TUDO! CHEGA DE TESTES LABORATORIAIS!

Continuar lendo “Vacina contra câncer de mamas é testada em RATOS!”

A pseudociência que espreita na UNB

ghostbuster.jpgEntendam, eu sou um homem cumpridor de quase todas as Leis Mosaicas (como mau seguidor bíblico, eu não mato homossexuais, não ordeno chacinas e muito menos tomo mulheres virgens como escravas para meu deleite libidinoso). Procuro guardar os sábados e não trabalhar nele, embora que muitos digam que é pra guardar o domingo. Na dúvida, fico trabalhando em casa no sábado e fazendo tarefas domésticas como consertar coisas que se quebram, dada a quantidade de poltergeists que andam por aqui. Assim, me sobra pouco tempo para postar no blog (sem falar que é dia da minha excelsa esposa usar meu micro e ai de mim se não permitir).No entanto, quando eu vi a notícia enviada pelo Dant Frank, eu dei um grito alto aqui e ordenei que hoje eu faria o que eu quisesse.

Bem, depois de ficar com a cara amassada por causa do rolo de massa, fui permitido postar a fabulosa notícia que nos informa que na Universidade de Brasília a pseudociência corre de vento em popa, e tem até um Departamento Ghostbuster, onde o Geléia é o ilustríssimo professor Álvaro Luiz Tronconi, (ir)responsável pela palhaçada seção de paranormalidade, mas que eu chamo de Seção Para Anormais, com pesquisas “sérias” sobre OVNIs, Astrologia e Conscienciologia (algo com uma definição tão vazia quanto sua própria existência).

Continuar lendo “A pseudociência que espreita na UNB”

Clérigos muçulmanos decretam fatwas via Internet

Os Camelinhos de Alá aprontam mais uma. Claro, estão às voltas com sua tosca insanidade, doideira e sanha de dominar o mundo e causar cárie em todas as pessoas. Agora, estão vivendo tempos modernos, já que os clérigos da escola islâmica de Deoband, na Índia, resolveram radicalizar e partiram para o besteirol via Cyberespaço. E eu não estou falando de distribuir spams prometendo aumentar o seu “maomé”.

Criando meu website, eu digo com todos os gigabytes que esta é a segunda edição da SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Clérigos muçulmanos decretam fatwas via Internet”