Chimpanzés formam bandos para matar vizinhos e expandir seu território

macaco-mau.jpgVocê talvez seja daqueles que acham que a Natureza é linda, ética e primorosa, como nos desenhos do Walt Disney. Para sua tristeza, devo informar que não é bem assim e nem que o ser humano é o único FDP do mundo natural. Há criaturas tão ruins, sacanas e perversas como ele, senão pior.

Que chimpanzés (carinhosamente chamados de “chimps”) formam uma classe de macacos.. como direi, espíritos-de-porco, já é bem sabido. Agora, sabe-se também que nossa tendência ao territorialismo e à guerra não é exclusiva de nos, Homo sapiens, mas os próprios chimps são lutam e assassinam outros de sua espécie, visando expansão de seu território.

Continuar lendo “Chimpanzés formam bandos para matar vizinhos e expandir seu território”

Grandes Nomes da Ciência: Hermann Schatzmayr

Estamos acostumados a ler sobre muitos cientistas pelo mundo afora. Mas há pouca divulgação aqui no Brasil de homens e mulheres que ampliam o conhecimento e ajudam a melhorar a vida das pessoas. Tais pessoas deveriam ser reconhecidas, ter seus nomes mencionados em colégios, merecem ser reconhecida pelo que fizeram, fazem e pelo muito que farão.

Uma das pessoas que, com certeza, merece respeito no meio científico brasileiro é Hermann Gonçalves Schatzmayr, nascido em 1935 no Rio de Janeiro e a quem eu tive o prazer de conhecer certa vez, ainda que por poucos instantes. Assim, é com consternação e tristeza que eu relato que o ilustre Dr. Schatzmayr não estará mais orientando e servindo à Ciência. Ele faleceu ontem (21/06), aos 75 anos de idade. Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Hermann Schatzmayr”

Como as bactérias ajudam nosso sistema imunológico

bacteria_imunologico.jpgQue bactérias ajudam a impulsionar o nosso sistema imunológico é fato bem conhecido.Entretanto, pesquisadores da Loyola University Health System descobriram como as queridas bactérias conseguem esta proeza.

Em artigo publicado no periódico Journal of Immunology, a drª Katherine L. Knight – professora e chefe do Departamento de Microbiologia e Imunologia da Faculdade de Medicina da Universidade Loyola de Chicago – relata sua descoberta. Por sinal, ela fica muito bem naquele guarda-pó.

Continuar lendo “Como as bactérias ajudam nosso sistema imunológico”

A vida secreta da água em temperaturas muito baixas

O mundodas substâncias é muito esquisito. Tão esquisito que algumas pessoas acham que isso é sinal que tem alguém (tão esquisito quanto) por trás disso tudo. Com a água não é diferente. E#la sempre foi um mistério, mas não tão misterioso assim, e suas propriedades físicas e qu[ímicas s]ão incríveis. Obviamente, toscos aegarão que ela foi “desenhada” para ser assim, logicamente. Mas quem dá ouidos a pessoas que costumam acreditar em cobras falantes?

Muito provavelmente, você aprendeu no colégio que as substâncias apresentam os 3 estados físicos: sólido, líquido e gasoso. Obviamente, nem todas as substâncias apresentam estes estados físicos, mas a água não só apresentas estes estados físicos, como outros. Para bagunçar ainda mais isso, químicos da Universidade de Utah confirmaram a coexistência de gelo e água líquida depois que há solidificação em temperaturas muito baixas.

Continuar lendo “A vida secreta da água em temperaturas muito baixas”

Violência esportiva: Sul-africano é morto por querer assistir futebol ao invés de programa evangélico

Esporte: Um modo de conciliar os povos, deixando as desavenças de lado e reforçando a paz entre os povos… A não ser se sua família for extremamente evangélica ou islâmica, é claro!

Segundo notícia trazida pela Lilian, David Makoeya, um sul-africano de 61 anos, foi assassinado barbaramente por sua família só porque estamos em época de Copa do Mundo e o pobre homem queria ver o jogo da Alemanha com a Austrália. Como os simpáticos cristãos queriam ver um programa evangélico, mais ou menos nos moldes do Show da Fé ou alguma coisa escrota nesse sentido, houve uma disputa pelo controle remoto. A mulher e os filhos mataram o pobre homem, já que seguem as regras dispostas por um deus justo, bom e misericordioso.

Esta é mais uma futebolística SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Violência esportiva: Sul-africano é morto por querer assistir futebol ao invés de programa evangélico”

18 de junho: Feliz dia do Químico

molecule.gifNo início era a Singularidade e o limite onde a variação de Entropia tendia a zero. Tudo era pequeno e quente até que o fluxo do Destino mudou o curso da História quando não havia História. Energia sofreu variações, partículas se juntaram, prótons foram criados na Sinfonia Eterna e estes se juntaram a nêutrons e elétrons. Os primeiros compostos começaram a existir, junto com a mais maravilhosa das ciências, existindo desde os bilhões de anos de todo o Universo (morram de inveja, toscos que veneram Ciências Humanas, vocês são muito novinhos).

E assim que o tempo fora criado, a mais poderosa das deusas olhou para baixo e disse: Chegado está o momento de eu me expandir e criar meu séquito. Que todos os átomos dêem origem à substâncias, segundo minhas Leis! Que todas as substâncias se combinem segundo minha Vontade, pois eu sou sua Deusa, sem rival ,e cingi a todos quando não me conheciam.

Mais tempo passou-se até que na esfera que mais parecia o Inferno aconteceu. A Química olhou e disse: Minha Vontade está sendo feita e que nasça a minha irmã mais nova, pois tais compostos replicaram-se por sua própria conta e algo deverá olhar por eles. Que assim nasça a Biologia.

Pouco tempo depois, cerca de 3,5 bilhões de anos, uma bolsa de substâncias químicas olhou pro céu e perguntou o que era tudo aquilo. Olhou de volta para terra abaixo de seus prolongamentos e perguntou-se se podia mudar seu ambiente. Viu chamas e questionou-se o que aconteceria se colocasse coisas ali ou se misturasse caldos de vegetais, pedras, madeira ou seu próprio sangue. Neste exato momento, a poderosa deusa sorriu, pois este era seu primeiro filho, este era o Primeiro Químico, pai de todos os cientistas!

Continuar lendo “18 de junho: Feliz dia do Químico”

Era uma vez, o sapato mais antigo do mundo…

sapato_antigo.jpgA Arqueologia não é unicamente encontrar um monte de velharia perdida no tempo, em algum rincão remoto. O nome disso é explorar a casa do meu irmão. Os artefatos que são encontrados contam histórias, tais quais as estradas de Stephen King. Conhecemos o modus vivendi de pessoas há muito tempo mortas, conseguimos ver, com fabuloso Óculos da Ciência, como os apetrechos eram usados e como era a sua relação com seus donos. Um perfeito exemplo disso foi um sapato encontrado numa caverna da Armênia, com idade estimada de 5500 anos.

Continuar lendo “Era uma vez, o sapato mais antigo do mundo…”

Superstição pode servir de extrema ajuda quando se acredita nela, revela pesquisa

supersticao.jpgTodos nós conhecemos pessoas que possuem algum amigo (senão, nós próprios) com alguma mania que age como fonte de sorte. São os chamados “amuletos”. Desde pés-de-coelhos, passando por figas, galhinho de arruda, ferraduras, estátuas de corujas ou até da foto da sogra enquanto chupava um limão, amuletos são uma constante presença na história humana, desde os antigos egípcios até o seu vizinho que fica 1 mês dias sem tirar a camisa da seleção (de 1970), para garantir que o Brasil chegue à final da Copa. É meio como promessas. Conheço um que chegou no serviço com um pé com meia e outro sem meia. Indagado o porque daquilo, ele falou que tinha prometido a Deus que se o Flamengo ganhasse, ele andaria assim uma semana inteira (sim, eu sei o que você pensou. Foi a mesma coisa que EU pensei). Eu ainda respondi por causa de que uma entidade (ê-ê) tida como hiperpoderosa estaria se importando se ele andaria com um pé fedido, espalhando chulé por todo o ambiente de trabalho, só por causa de um time ridículo. É tudo questão de fé.

No tocante aos amuletos e outros unga-bungas, as pessoas tendem a achar que tais objetos realmente ajudam, embora devêssemos refletir que se pé-de-coelho desse sorte, os pobres mamíferos não seriam mortos por pedradores. No entanto, uma pesquisa realizada pela Profª Drª. Lysann Damisch – professora assistente do Departamento de Psicologia da Universidade de Colônia, Alemanha – (que por sinal é uma gata e eu, como bom cientista que sou, sei o telefone dela e o e-mail. Bem, não só eu. O Google também sabe) demonstra o porque alguns cobaias voluntários conseguem um êxito melhor quando estão com seus amuletos do que os que estão sem os mesmos.

Continuar lendo “Superstição pode servir de extrema ajuda quando se acredita nela, revela pesquisa”

Fumar cérebro de urubu ajuda a fazer previsões

zeca_urubu.jpgMuitas vezes, eu recebo sugestões de notícias de mais de uma pessoa sugerindo a mesma coisa. Algumas vezes, eu até já sabia dessa notícia ou mesmo já tinha até postado. Agradeço a todos da mesma forma.

O Guz e o Abbadon mandaram para mim um mimo de notícia. Eu tinha visto, mas acabei me esquecendo de postá-la. Obrigado pela lembrança, pessoal. Trata-se de uma notícia fantástica vinda do avançadíssimo continente africano, onde tribos locais estão usando seus unga-bunga para fazer previsões, o tipo de coisa que deve despertar a atenção dos Juscelinos da Luz que existem por aí. A façanha é feita depois do seguidor da palhaçada religião muti fumar um cachimbinho, não com crack, mas com cérebros de urubus. Resumindo, miolo de urubu dá barato e nos faz entrar em contato com “ispritus”. I see dead buzzaaaaaaaaards.

Continuar lendo “Fumar cérebro de urubu ajuda a fazer previsões”

Darth Vader foi uma pessoa cheia de traumas, dizem cientistas

young_darth_vader.jpgFilosofia, por definição, é a arte e a técnica de procurar um gato preto que não existe no escuro. O Teólogo diz que encontra o gato. O psicólogo entrevista os dois. O Diabo carrega os três e a mulher trai os quatro (ok, a piadinha não era assim, mas quem resiste?).

Eu sempre disse que psicologia era pseudociência, a ponto de chamá-la de “possocologia” (segundo o possocólogo, ele “pode” resolver todos os seus problemas, bastando dizer que a culpa é sua e você tem que aceitar isso. Meio como nas religiões que tentam te convencer que a culpa é sua, pois você é um pecador safado). Agora, vemos a grande “utilidade” dos distintos profissionais ao saber que eles resolveram analisar ninguém mais, ninguém menos que Bertold Brecht.

Continuar lendo “Darth Vader foi uma pessoa cheia de traumas, dizem cientistas”