Grandes Nomes da Ciência: MacGyver

macgyver.jpgMuito provavelmente, você está tendo uma das duas reações: 1) Legal! Mais um pouco sobre cientistas que são pouco divulgados ; 2) MacGyver? O da série? WTF?

Se você teve a primeira reação é um coitado que não teve infância e nunca viu os filmes do MacGyver. Sua existência miserável é desprovida de sentido e o melhor que você pode fazer a si mesmo é se matar neste exato momento; ou pode sentar e ler o que eu tenho a dizer (e depois correr atrás para ver todos os filmes). Aos que sabem quem foi MacGyver, basta pensarem direitinho e entenderão porque eu digo que ele é peça-chave da divulgação científica.

Senhoras e senhores, apresento-vos Angus “Mac” MacGyver, herói por excelência, carismático, envolvente e vindo de um tempo onde força-bruta nem sempre era garantia de bons filmes, sem também apelar para ridículos enredos mela-cueca.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: MacGyver”

E se futebol fosse noticiado como fazem com descobertas científicas

einstein-soccer.jpgFico assombrado com a maneira que os jornalistas noticiam qualquer descoberta científica. Alguns chamam isso de Divulgação Científica. Eu chamo de “Pelo amor de Deus, que merda é essa?”. Muitos exemplos eu já dei aqui e em qualquer blog de divulgação científica decente sempre aparece uma amostra de como algumas pesquisas possuem informações totalmente deturpadas, a fim de ficar mais “palatável”. Daí, eu fiquei imaginando, o que aconteceria se os jornalistas esportivos dessem notícias nos mesmos parâmetros do pessoal que se intitula jornalista científico. Acho que daria no diálogo a seguir.

Continuar lendo “E se futebol fosse noticiado como fazem com descobertas científicas”

Presidente do Irã ataca o polvo vidente

ahmadinejad.jpgEste título parece algum título de filme do Robie Zombie, mas o pior é que traduz exatamente o que a notícia diz: Mahmoud Ahmadinejad, o tosco presidente do Irã, que parece que nunca lava ou lavou a cara direito, resolveu que Paul, o Polvo Vidente (que, por sinal, acerta mais do que o Juscelino da Luz), é servo de Arimã, e símbolo da decadência ocidental. Alá! Alá! A lá que merda de polvo é essa?

De alto do império persa, com Xerxes rilhando os dentes dentro de sua tanguinha fashion, esta é sua QUINTA INSANA!

Continuar lendo “Presidente do Irã ataca o polvo vidente”

Das opiniões do Datena num mundo pseudodemocrático

shutup.jpgA essas alturas, o Twitter anda pegando fogo. Bem, ele sempre pega fogo, já que há muitos desocupados que vivem espalhando suas revoltas com todos. Essa em particular foi contra o jornalista Datena, porque, na visão dele, ateus são seres malévolos, responsáveis por tudo de mal que há no mundo, desde a criminalidade até caso a sua colheita seja vítima de pragas e a Baía da Guanabara se encha de sapos e a água vire suco de cebola. Assim, os fantásticos revoltadinhos fizeram mais uma de suas incríveis façanhas e usaram seu poder e gloria para contraatacar: criaram uma tag no Twitter CalaBocaDatena.

E ainda querem que eu leve esse pessoal a sério… Enfim, o que isso nos diz?

Continuar lendo “Das opiniões do Datena num mundo pseudodemocrático”

Conhecendo o Egito sem sair de casa

O Egito é um país que guarda mistérios milenares. 40 séculos contemplam o passar do tempo, das sociedades, das mudanças do mundo e do próprio tempo. Se você é daqueles que gostaria imensamente de viajar até o Egito, mas lhe falta coisinhas sem muita importância (como dinheiro, por exemplo), seus problemas estão mais fáceis de serem resolvidos do que você poderia imaginar: O Museu de Belas Artes de Boston (sem piadas, por favor) estabeleceu uma parceria com a empresa Dassault Systèmes, a qual é especializada em desenvolvimento de conteúdo digital. O resultado é que você, meu caro viajante, poderá viajar até as misteriosas areias do Egito sem sequer sair de casa. Bastando apenas uma conexão com a Grande Rede. Continuar lendo “Conhecendo o Egito sem sair de casa”

Arqueólogos descobrem “irmão” de Stonehenge feito de madeira

stonehenge_madeira1.jpgStonehenge é um dos mais famaosos megalitos do mundo. Sua disposição, colocada na Era Neolítica, é fantástica. Publicamos em 2007 sobre uma pesquisa que revelara assentamentos perto do local, e até mesmo aqui no Brasil temos o que foi chamado de “Stonehenge Brasileiro”, no Amapá. Agora, de acordo com novas descobertas, o magnífico megalito inglês parece ter tido um irmão gêmeo há muito perdido, não muito longe. A descoberta (feita completamente sem cavar!) sugere que Stonehenge agora solitário pode ter sido cercado por uma espécie de “Stonehenges satélites”, de acordo com os arqueólogos.

Continuar lendo “Arqueólogos descobrem “irmão” de Stonehenge feito de madeira”

Sobre a lei que restringe o uso de sacolas plásticas no Rio

Sexta-feira passada (16/07) entrou em vigor, no Rio de Janeiro, uma lei que limita o uso de sacolas plásticas pelos supermercados de grande porte. De acordo com a lei, os grandes supermercados não poderão mais oferecer sacolas plásticas, ficando responsáveis também pelo seu recolhimento, tendo que oferecer um desconto de 3 centavos por cada cinco produtos comprados. A estúpida ideia foi proposta pelo ex-ministro do Meio Ambiente e deputado estadual Carlos Minc (PT), que se acha mais inteligente que uma abóbora, mas eu tenho cá as minhas dúvidas.

Continuar lendo “Sobre a lei que restringe o uso de sacolas plásticas no Rio”

Para resolver problemas no trânsito, indianos usam pirâmides

onibus-india.jpgA Índia é um país exótico. Uso a palavra “exótico” no mesmo sentido que nossas mães empregavam para se referir às belas moças esquisitas com as quais saíamos. Ao menos, para as amigas, enquanto que para nós elas diziam esquisitas, estranhas e, “pelamordedeus o que essa garota tem pendurado no nariz?”. Enfim, a Índia é um país esquisitão, cheio de coisas para lá de bizarras, como o Golimar, Tônico com Guaraná e o Rivaldo Sai desse Lago (YouTube está à sua disposição, filhos). Agora, eles resolveram radicalizar, pois o trânsito está cada dia mais caótico, com aquele bando de motoristas ensandecidos e seus cacarecos que não anda com mais de uma marcha. Me disseram que os governadores de São Paulo se inspiraram no modelo automotivo indiano. Depois de ter ficado parado na Av. Brasil hoje de manhã, imagino que o Rio está copiando o modelo paulistano, que copiou o modelo indiano, que foi proposto por Satã.

Agora, os indianos resolveram dar um basta naquela desgraceira e empregaram algo definitivo… definitivamente idiota: usar pirâmides nas estradas para fluir energias cármicas ou alguma bobagem do Feng Shui. Estou aguardando nossos perclaros políticos adotarem isso aqui.

Continuar lendo “Para resolver problemas no trânsito, indianos usam pirâmides”

Segundo físico chinês, gostar de estudar, no Brasil, não dá reconhecimento

É fato óbvio que o Brasil está se tornando uma nação de ignorantes. Quando até mesmo o Presidente se vangloria por não ter estudado, qual o futuro está reservado para nossos estudantes? Nenhum, pois estudar no Brasil é praticamente se candidatar a ser xingado, vilipendiado e ser visto como uma criatura anormal. Para o dr. Guo Qiang Hai, pesquisador da USP, há um sério problema em todo o sistema brasileiro, que enaltece broncos e rematados idiotas como se fossem o ápice da humanidade, quando pessoas que se esforçam não são reconhecidos. Ou seja, o bom dr. Hai não falou nada que não soubéssemos, mas é sempre bom reforçar como o Brasil é formado por uma maioria de idiotas apedeutas.

Continuar lendo “Segundo físico chinês, gostar de estudar, no Brasil, não dá reconhecimento”

Voz dos Alienados 17

Eis-nos aqui, em mais uma demonstração da imbecilidade humana. Eu ainda tenho que peneirar as tolices que mandam, pois vem tanta coisa escrota que nem pra Voz dos Alienados serve. No entanto, graças a Pan, o Deus dos Emos Crentais, sempre recebemos lindas demonstrações de amor ao próximo e amostras de uma proverbial capacidade retórica por parte de alguns de nossos representantes do círculo religioso. Here we go!

Continuar lendo “Voz dos Alienados 17”