Crianças albinas são acusadas de bruxaria na África

E no doce mundinho religioso – onde o bom senso é artigo de luxo, não disponível à maioria das pessoas – vemos o quanto temos que respeitar tradições e culturas diversas. A África é um continente multicultural e devemos respeitar todas as culturas de lá. Assim, como poderíamos falar mal dos queridíssimos xamãs, pajés ou seja lá como chamam o bando de retardados que perseguem pessoas simplesmente por nascerem diferentes. E diferente que eu digo é nascerem albinas. O que essa raça miserável faz com os albinos? Acusam-nos de bruxaria e querem fazer poções mágicas com eles. Que tal?

Mas não esqueçam que temos que preservar as culturas, assim como temos que preservar infanticídios indígenas.

Continuar lendo “Crianças albinas são acusadas de bruxaria na África”

Grandes nomes da Ciência: Jane Goodall

Há 50 anos, uma jovem de 23 anos e com belos cabelos dourados, presos num rabo de cavalo, estava embrenhada nas selvas da Tanzânia, África. Ela não tinha formação acadêmica ainda, estava apenas acompanhando uma expedição liderada pelo antropólogo Louis Leakey, da Universidade de Cambridge.

Aquela moça de cabelos levemente desgrenhados, cujo rabo de cavalo se tornou como uma marca pessoal, acabou, mais tarde, se tornando par do reino e uma das mais importantes (senão A mais importante) primatologista do mundo. Seu nome é Lady Jane Goodall, DBE.

Continuar lendo “Grandes nomes da Ciência: Jane Goodall”

Franceses aprovam lei que proíbe o uso do véu islâmico

Deputados franceses aprovaram nesta terça-feira (13/07) um projeto de lei que proíbe o uso de véus islâmicos em espaços públicos. Agora a lei seguirá para avaliação do Senado, em setembro, e é bem capaz de ser aprovada, mas ainda deverá passar por uma avaliação constitucional, e é aí que mora o problema, pois há coisas mais fundamentais num sistema de governo democrático do que os políticos gostariam que fosse. Será que isso é mesmo necessário?

Continuar lendo “Franceses aprovam lei que proíbe o uso do véu islâmico”

Padres, pastores e a sacanagem sacerdotal

padre_pastor.jpgEste é um mimo de notícia, onde vem duas pelo preço de uma, com cortesia de nosso leitor Arnaldo. Um pastor foi divinamente inspirado pelo Divino Espírito Santo de Deus para que ele fizesse Sua obra. Não estamos falando de um templo como o de Salomão, nem levar um bando de arruaceiros pelo deserto palestino ou ficar 40 dias dentro de um caixote de madeira em meio a uma chuvarada. Para o pastor José Pedro dos Santos (nome irônico para um pastor evangélico) coube a tarefa de abusar sexualmente de 5 garotas. Já não se faz mais Espíritos Santos como os de outrora. Isso é bizarro o bastante? Não? Que tal saber que um padre teria usado alguns trocadinhos da igreja para contratar garotos de programa?

Esta, senhores, é sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Padres, pastores e a sacanagem sacerdotal”

Voz dos Alienados 16

Hoje é edição especial, já que é comente de uma única “pessoa” (se bem que eu acho que ele não passaria no Teste de Turing). O amiguinho Max Machado, que nasceu em 1983 e usa o hotmail (mas eu juro que não divulgarei o endereço de e-mail), resolveu que a semana estava sem graça e resolveu usar seus poderes mágicos e mostrar a relevância de sua irrelevância, decidindo brindar-nos com a sua incrível dialética. Solta ao verbo, Max.

Continuar lendo “Voz dos Alienados 16”

Soldados dançarinos são a sensação no YouTube

tactical_facepalm.jpgComo disse o grande capitão Rodrigo Cambará (Google pra quem quiser), as guerras são a diversão do homem. Pode ser, pode não ser. Mas sempre que possível, o ser humano tende a bancar o idiota, e as guerras são a melhor expressão dessa idiotice. Assim, como aproveitar a ocasião senão para se distrair um pouquinho, antes que algum louco venha com um armamento melhor que o seu, pronto a mandá-lo pro Inferno? Soldados israelenses resolveram se descontrair um pouco e entraram, literalmente, na dança. Com direito a videoclip e tudo o mais.

Obrigado, YouTube. Como viveríamos sem você?

Continuar lendo “Soldados dançarinos são a sensação no YouTube”

5 de julho de 2010: O futuro do passado

time-travel.jpgPara os idosos como eu, 1985 é apenas uma época que nós vivemos. É o passado (distante?) hoje, mas na época era o presente e acenava o futuro. Um dos mais famosos filmes da época era, com certeza, De Volta para o Futuro, com o pouco conhecido Michael J. Fox. Em 3 de julho de 1985, De Volta para o Futuro foi lançado nos cinemas americanos e se tornou um dos ícones desta época, a Geração Anos ’80, juntamente com os filmes de John Hughes.

Há 25 anos, o jovem Marty McFly acidentalmente entra numa máquina do tempo (um DeLorean, já que se é pra fazer uma coisa, que seja com estilo) e acaba em 1955. Mas não é bem isso que eu gostaria de abordar e sim perto do final, já em 1985, onde o Dr. Emmet Brown, numa clara referência ao Dr. Wernher Von Braun (Céus, eu preciso mesmo colocar link para saberem quem é?), pega seu DeLorean e diz que vai para o futuro, que seria o ano de 2010. E hoje, 5 de julho de 2010, estou esperando o Dr. Brown (interpretado pelo ator Christopher Loyd) aparecer aqui na rua, mas algo me diz que não será bem assim…

Continuar lendo “5 de julho de 2010: O futuro do passado”

Primeira Ministra da Austrália diz que não vai fingir ser religiosa pra agradar

julia-gillard.jpgO que mais se vê por aí é político virando religioso de uma hora pra outra. Fernando Henrique Cardoso é um perfeito exemplo: ateu de carteirinha, mudou de prosa e até disse, quando em campanha em Mauá e Jundiaí, que era “mulatinho”. O Banco de Dados da Folha não me deixa mentir. Diz-se que ele preferiu ter essa postura pois, em 1985, na eleição para a prefeitura de São Paulo, FHC não disse se acreditava em Deus ou não. Resultado: apareceu “milagrosamente” no dia seguinte uma série de panfletos contendo uma cruz e a inscrição “Cristão vota em Jânio”. Atualmente, é fácil ver esta raça espúria chamada “políticos” firmarem alianças com a bancada católica, bancada evangélica e a bancada dos sem-vergonhas, que compreende a totalidade da Câmara.

Isso é muito comum no Brasil: se filiar à bancada evangelica, pois os pastores exercem o seu direito de dominar mentes idiotas e conduzindo as Ovelhinhas do Senhor a votarem neste ou naquele candidato. Entretanto, o mesmo não pode ser dito na Austrália, pelo menos no que concerne à Primeira Ministra Julia Gillard, eleita este ano como Manda-Chuva Mor da terra dos cangurus. Ela deixou claro que não vai fingir que acredita em Deus ou tem alguma religião só para agradar, só faltando terminar com “I am the LAW!”

Continuar lendo “Primeira Ministra da Austrália diz que não vai fingir ser religiosa pra agradar”

No mundo das imagens científicas

eye-dna.jpgDificilmente as pessoas não gostam de uma boa imagem, seja ela uma foto bem detalhista, seja uma arte gráfica (digital ou não). No ramo científico não é diferente e vemos realmente coisas muito bonitas.

Imagens científicas não são exceção. Algumas imagens, principalmente as macro são fantásticas, que nos trazem coisas que nunca imaginávamos, pois o essencial é invisível aos olhos; e quando a gente começa fazendo citações do Pequeno Príncipe, é sinal que estamos no fundo do poço.

Continuar lendo “No mundo das imagens científicas”

Arquimedes usou espelhos para atear fogo em barcos romanos ou isso é ficção?

espelho_arquimedes.jpgArquimedes é conhecidíssimo de quem estuda História da Ciência, mesmo que por alto. Ao que se sabe, ele teria nascido em cerca de 287 A. E.C., em Siracusa, na Sicília e, antes que você pense besteira, ele não era mafioso. Muitas histórias rondam Arquimedes, mas sabe-se que ele era um notável matemático e inventor. Uma das mais conhecidas é quando Hierão, rei de Siracusa, mandou fazer uma coroa e ficou desconfiado do ourives. Daí, chamou Arquimedes para resolver o problema. Arquimedes, ao tomar banho de assento imersão viu que a água transbordava e, assim, viu que a quantidade de água transbordante era igual ao volume de seu corpo. Ele saiu correndo pelado pela cidade gritando Eureka e não se sabe o que aconteceu com o ourives, que na certa não teve final feliz.

Outra história comum de Arquimedes diz que ele usou espelhos côncavos para incendiar navios romanos, durante a Segunda Guerra Púnica. Mas, será verdade? Sobre Hierão, não se sabe ao certo, só histórias. Sobre os espelhos… Quem sabe? Até que ponto isso é fato ou boato? É o que uma equipe de cientistas procurou saber, estudando a fundo a ciência envolvida por detrás disso.

Continuar lendo “Arquimedes usou espelhos para atear fogo em barcos romanos ou isso é ficção?”