Grandes Nomes da Ciência: Aidan Dwyer

O menino que não gostava de inverno sempre pensou que esta era uma das piores estações do ano. Ele sempre o imaginou como sendo algo lúgubre, escuro… Os dias curtos e as longas e frias noites causam arrepios, não só pela baixa temperatura, mas pelo medo ancestral. Ainda assim, os fantasmas só existem em nossas mentes e quando o jovem visitou as montanhas Caskill, a noroeste da cidade de Nova York, ele viu algo nas árvores que seria a chave para o aumento da eficiência de células solares.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Aidan Dwyer”

Cérebro feminino é mais propenso a se assustar com filmes de terror

Não há nada melhor que filmes de terror. Ainda mais quando você vê outra pessoa berrar de medo e quase subir pelas paredes de pânico, a ponto de passar a noite em claro. Isso, obviamente, se você não mora com essa pessoa, caso contrário você não dormiria também.

Mulheres são fortes, aguentam dores incríveis de todas as maneiras. Desde rituais de auto-mutilação, como fazer as sobrancelhas, até o parto (maldita ancestral faminta!), mulheres aguentam muito mais dores que homens; mas, em compensação, possuem a tendência de fugirem de seres demoníacos, como aquelas baratinhas que aparecem no ralo do banheiro para dar um "olá". Um estudo recente demonstrou que, em geral, mulheres se assustam mais do que homens quando assistem filmes de terror, porque nós, cabra-machos, somos mais menos propensos a antecipar as cenas assustadoras.

Continuar lendo “Cérebro feminino é mais propenso a se assustar com filmes de terror”

Afinal, qual é a população da Terra?

Eu sempre que posso ofereço aos meus leitores uma possibilidade de ler o artigo de duas formas: a rápida e a acurada. Se você é daqueles preguiçosos ocupados demais para ler artigos com mais de 3 linhas, eu respondo logo de início: Cerca de 8,7 milhões. Isso deve bastar para sanar alguma curiosidade momentânea (até que o ícone do MSN comece a piscar e você corra pra lá pra saber qual é nova modinha. Agora, se você estranhou o número e levantou a mão para comentar desesperadamente que só no Brasil tem cerca de 190 milhões de habitantes, pare e preste atenção, pois eu estou falando de espécies viventes, não de número de indivíduos.

Continuar lendo “Afinal, qual é a população da Terra?”

Voz dos Alienados 39

É, tem sido um bom descanso das loucuras do mundo. Quase 2 meses desde o último Voz dos Alienados. E quando eu penso que os idiotas de plantão tomaram vergonha na cara e me deixaram em paz (salvo os adoradores da chaleira maluca que seguem a religião vegan), lá vem as amostras grátis de besteiras em quantidades homeopáticas. Poucos, mas toscos. Bem, sem muita delonga, mais uma postagem da sua, só sua e sempre sua — pois eu não quero estes idiotas na minha casa — : VOZ DOS ALIENADOS!

Continuar lendo “Voz dos Alienados 39”

A ciência da confiança

Você está no ar. O homem a pegou, rodopiou e a jogou pra cima. A gravidade para por poucos décimos de segundo, e você está livre no ar, como os pássaros. As forças gravitacionais param de agir por instantes, porque as forças que a impulsionaram para cima compensaram. Você está livre! O homem embaixo ri e você se delicia, olhando para o mundo do alto; e ainda que esteja prestes a despencar de volta, podendo cair no chão e virar um amontoado de ossinhos quebrados, não teme mal algum, pois nenhum pai deixaria sua filha cair no chão e a criança tem plena confiança naquele adulto risonho.

O mundo é maravilhoso pela óptica de uma criança. Somos levados a crer que o mundo não é o que é, e isso garante que sobrevivamos, pois eu teria vontade de entrar no ventre de minha mãe de novo! O que nos faz levar a vida adiante é a confiança nos maníacos que chamamos de família e amigos (nossos maníacos são melhores que os outros). Mas de onde vem este sentimento de confiar nos outros?

Continuar lendo “A ciência da confiança”

O lado sombrio de seus olhos

Já cansei de dizer o quanto o projeto "inteligente" nos deu ferramentas tão vagabundas quanto nossos olhos e cérebros. Vemos o que queremos, ouvimos o que queremos e até sentimos frio e calor ao mesmo tempo, enquanto a porqueira de nossa massa cinzenta acha que está tudo nos conformes. Nossos olhos são os mais enganados, pois o ambiente nunca está estático, está sempre mudando e as informações que chegam na gambiarra evolutiva chamada "cérebro" estão tão fragmentadas que nem sempre se tem um quadro do que efetivamente está acontecendo. Resultado, o tosco do cérebro não dá o braço a torcer (ainda bem, pois as pessoas andariam na rua em poses estranhas) e acaba inventando a informação. Se antes era o problema de que lado a bailarina estava dançando, agora temos um outro a resolver: como distinguir o claro do escuro?

Continuar lendo “O lado sombrio de seus olhos”

Equipe de Fórmula 1 patrocina mão biônica a fã de 14 anos

Li hoje uma postagem do Meio Bit que me fez me auto-xingar a mim mesmo (sic) muito. Nem precisei do Twitter. Era a história de dois garotos nos idos de 1957 que corajosamente (ou inocentemente, o que não faz diferença) escreveram ao National Institutes of Health (Instituto Nacional de Saúde), solicitando uma verba altíssima (10 dólares da época) para a construção de um… foguete. Ernest Allen, chefe do Departamento de Verbas de Pesquisa, apresentou a carta em uma reunião e os cientistas lá resolveram fazer uma vaquinha e mandaram os 10 merréis pros garotos. Eles ficaram felizes e conseguiram construir o foguete. Leiam o texto do Cardoso ou quebro as suas pernas.

Leram? Ótimo. Alguns de vocês devem estar pensando que isso é coisa de antigamente, e que hoje bilionários não gastam rios de dinheiro em entidades filantrópicas. Entretanto, um menino de 14 anos e fã de Fórmula 1 (coisa que eu não vejo a menor graça) resolveu pedir uma mão biônica ao chefe de equipe da Mercedes e…

Continuar lendo “Equipe de Fórmula 1 patrocina mão biônica a fã de 14 anos”

Número de ateus superará número de religiosos, diz pesquisa idiota

Estava aqui dando uma olhada no meu RSS, que anda lotado de coisas que eu não li. No mais das vezes eu defino como "lido" mal passando os olhos pelo título. Quando eu vi que o pessoal do Ateus do Brasil postou um artigo dizendo que um determinado estudo apontou que indicava que o ateísmo suplantaria todas as religiões do mundo, minha primeira reação foi de HAHAHAHAHA (desculpe, Alenônimo). Em seguida eu caí em mim e vi que só alguém bem maluco afirmaria algo numa pesquisa científica. Foi isso mesmo que disseram?

Continuar lendo “Número de ateus superará número de religiosos, diz pesquisa idiota”

Pais analfabetos têm medo de bruxaria na escola

Todo mundo sabe que bruxaria, mandinga, despacho, sessão de descarrego, velas e rezar para um deus que não-é-deus-de-verdade é coisa do Diabo. Pergunte a qualquer crente fanático. Pelo visto, trabalhos escolares devem entrar neste rol, como foi o caso de um colégio municipal em Campinas, onde inteligentíssimos pais acham que aquilo é Hogwarts e a bruxaria come solta. Tudo por causa de quê? Por causa daquele maldito Harry Potter e seus poderes demoníacos, visando libertar Lúcifer para a Batalha do Armagedon.

Lutando contra a ignorância, em prol dos sagrados laços cristãos da sanidade mental, declaro que esta é sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Pais analfabetos têm medo de bruxaria na escola”

Sueco metido a McGyver tenta criar fissão nuclear e vai em cana

Sim, eu sei. Parece notícia do Jornal Meia Hora. Richard Handl (e não Häendel) cismou que tinha que usar seu "vastíssimo intelecto" (Disclaimer: isso é sarcasmo, caso não notaram) em prol da Ciência. Assim, ele reuniu vários compostos químicos e pesquisou sobre os problemas energéticos do mundo. O que acarretou é que ele acabou no xilindró, vendo a Greta Garbo nascer quadrada (eu mesmo não sabia que era tão velho a ponto de me lembrar da Greta). Qual o problema? Talvez porque ele estivesse co material radioativo e quisesse fazer uma bomba atômica.

Continuar lendo “Sueco metido a McGyver tenta criar fissão nuclear e vai em cana”