Um material bioinspirado para uma nova geração de lentes

Imagine que você precise de lentes de contato, já que é cegueta, pois seus incríveis e maravilhosos olhos, oriundos de um projeto inteligentemente planejado, são uma bosta e você não enxerga bosta nenhuma na sua frente. Alguns, como eu, detestam usar lente de contato. Não é todo mundo que se adapta. Talvez, se ao menos tivéssemos lentes de origem orgânica, vindo de seres vivos, seria legal, né?

Então, digam HOSANAS! E virão aqueles para nos salvar.

Continuar lendo “Um material bioinspirado para uma nova geração de lentes”

A importância das nuvens

Nuvens são muito importantes. Não apenas para nos dar uma dica se vai chover, ou não. Elas mostram como o nosso clima anda num aspecto mais abrangente. Por isso a NASA investe em pesquisa sobre nuvens.

O que lhe parece aqueles algodõezinhos brancos ou aquela massa escura prestes a chover, cientistas veem uma oportunidade de entender a dinâmica climática do planeta.

Continuar lendo “A importância das nuvens”

Descoberto dinossauro que fica banguela na idade adulta

Dinossauros são uma coisa maravilhosa. Eu gosto de dinossauros. Para mim eles sempre serão aqueles lagartões malvados e não o tatatataravó de uma galinha zarolha, independente do que esses tai de cientistas falem. Naqueles dentões malignos trucidavam e dilaceravam presas sem dó nem piedade. GRAAAAAAWWWWRRRRRRRR!

Infelizmente, a realidade fala mais alto e nem todo dinossauro tinha dentão. Pelo contrário, a maioria era desdentada. O curioso é que, pelo menos, uma espécie nascia dentuço e perdia os dentes com o passar da vida.

Continuar lendo “Descoberto dinossauro que fica banguela na idade adulta”

Reações Oscilantes e a Segunda Lei da Termodinâmica

Reações oscilantes são reações em que o caminho da reação chega até um determinado ponto, volta às condições iniciais, continuam a se processar, voltam, vêm e assim ficam até chegar ao final da reação e não prosseguem mais. Alguns acham que isso viola a Segunda Lei da Termodinâmica, mas estão errados.

O químico Andrea Sella explica isso. Só que ele cometeu um erro. Ele chama a reação de reação de reação de Belousov (na verdade, reação Belousov–Zhabotinsky). Mas os reagentes que ele usa são para a reação chamada reação Briggs-Rauscher. Ainda assim, vale ver o vídeo. Ativem as legendas.

Continuar lendo “Reações Oscilantes e a Segunda Lei da Termodinâmica”

A missão Osiris-REx

A missão Osiris-REx (Origins Spectral Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer) é uma missão do Programa New Frontiers, depois de Juno e New Horizons. O lançamento ocorreu no dia 8 de setembro de 2016 e consiste em filmar, fotografar, estudar e coletar amostras do asteroide 101955 Bennu, um asteroide carbonáceo. Ele contém um conjunto de câmeras chamado OCAM, sendo cada uma para uma finalidade específica.

As amostras coletadas permitirão os cientistas entender o que aconteceu antes da formação e evolução do Sistema Solar, os estágios iniciais da formação do planeta e a fonte dos compostos orgânicos que levou à formação de vida.

Continuar lendo “A missão Osiris-REx”

SOS tem uma torta solta no Espaço

Existe um mote que diz que Ciência se baseia em “Por quê?” e Engenharia se pergunta “Por que não?”. Junte os dois e dá as maravilhas como a desse caso. Uns malucos da Inglaterra tiveram uma brilhante ideia. Algo na linha (leia com uma batata na boca) “Angus! O que aconteceria se lançássemos uma torta em direção ao Espaço?”. “Eu não sei, Perkin. Isso e, deveras interessante. O que você acha, Melvin?”. “Perfeitamente exequível, senhores. Empenhemo-lo agora!”

E assim mandaram uma torta pro Espaço! (ou quase)

Continuar lendo “SOS tem uma torta solta no Espaço”

Nanopartículas e quimioluminescência para a detecção de vírus

Um vírus é uma criaturinha que nem se sabe ainda se é uma criatura ou uma PFDP (proteína fidaputa). Essas desgraças, desde aquele resfriado nojento que te deixa de cama até uma hepatite B, são capazes de ferrar com seu dia de várias maneiras. Junte isso ao fato de necessidades de transfusão de sangue, em muitos casos de forma emergencial, temos o prenúncio do desastre, em que as equipes médicas têm que analisar o sangue de maneira rápida, ou a emenda sairá pior que o soneto.

A quem pediremos ajuda? Ao Olavo de Carvalho? À Marilena Chauí? Ao Tedson? Não, a químicos, mesmo!

Continuar lendo “Nanopartículas e quimioluminescência para a detecção de vírus”

Os maravilhosos resultados do Brasil no PISA (video)

O resultado do PISA foi uma vergonha. No país que odeia Ciência, não seria outro resultado senão o fracasso. Mas quem se importa com isso? Nem os alunos, muito menos os pais. O Governo mascara resultados, políticos pouco se lixam, já que eles dão à população o que a população quer: maneiras de não se empenharem no colégio.

O que essa catástrofe do PISA tem as nos dizer? Temos vídeo sobre isso, claro!

Continuar lendo “Os maravilhosos resultados do Brasil no PISA (video)”

Astrônomos observam o que pode ser o início de um planeta

Faz tempo que não noticio nada do ALMA, o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array. O ALMA é uma iniciativa muito legal, formado pelo conjunto de 66 antenas de radioastronomia, vasculhando o firmamento, captando emissões de rádio (óbvio), mesmo que tenha vido de muito, muito longe.

Agora, por sinal, os cientistas que trabalham lá conseguiram, pela primeira vez, uma medida precisa de pequenas partículas de poeira em torno de uma estrela jovem através da polarização de ondas de rádio. Sabem o que acontece com um punhado de poeira orbitando uma estrela jovem? Bem, com o passar do tempo pode acabar virando a Terra. Show, né?

Continuar lendo “Astrônomos observam o que pode ser o início de um planeta”

Como é feita a datação de fósseis?

Fósseis são vestígios de seres vivos que viveram há muito, muito tempo. Desde um esqueletão de dinossauro até pegadas, passando por impressões “carimbadas” na rocha e até mesmo pinturas rupestres. São as verdadeiras amostras de vidas passadas que são analisadas pelo presente. Paleontólogos estudam fósseis e a sua primeira pergunta é “quando eles viveram”.

Há muitas técnicas para se datar fósseis, como o famosíssimo Carbono-14. Mas existem outros métodos. Bóra conhecer um pouco mais sobre eles. Esta é mais uma edição do seu LIVRO DOS PORQUÊS em vídeo.

Continuar lendo “Como é feita a datação de fósseis?”