Acabei de me sentar para escrever. Bem, eu não conseguia ler direito o que aparecia na tela. Tive que pegar meus óculos, pois, eu fui premiado com miopia, hipermetropia e astigmatismo, já que meus olhos são fruto de um maravilhoso design de um projetista inteligente. Esses meus óculos são ótimos e eu os adoro. Suas lentes de resina inquebrável ficam escuros mediante presença de radiação ultravioleta, e sua camada anti-reflexiva ajuda a não ver a minha cara refletida na face interior da lente, o que dificultaria ver algo em ambientes claros. A armação é leve, com hastes bem firmes e resistentes (ainda não comprei uma armação de titânio, mas esta quebra bem o galho). Entretanto, o que eu tenho empoleirado sobre meu nariz funciona da mesma maneira que os óculos que meu pai usa, que meus avós usavam, que os anteriores a eles usavam. Que muitos dos antigos usavam.
Ajeitem suas lentes de leitura, para mais um Livro dos Porquês, que envolverá muita História e sobre assuntos que você não faz ideia que possam estar relacionados (e talvez nem estejam, mas aqui a vontade e o pensamento é o poder. Estou acordando suas mentes para o grande saber!)


Todo ano eu coloco uma seleção daqueles que eu considero os melhores artigos. Claro, muitos eu tenho que deixar de fora. Gosto de todos eles. A seleção é na base de “hummm, esse, esse não, aquele sim, esse outro…”. É praticamente a minha opinião de como eu me lembro do artigo e como eu o escrevi.
Em junho eu tinha aceitado o desafio do arroz. Alguns idiotas acham que só colocar palavras de amor e compreensão deixam o arroz num pote intacto, mas se você colocar xingamentos e ofensas, o arroz fica nojento.
Olhos perspicazes olham para outro mundo. Este observador viu mudanças inteiras, fantásticas, incríveis. Os seres observados ignoram aquela presença, mas se sequer fossem capazes de imaginar, com certeza, o chamariam de “divindade” ou um Celestial. Desde o alvorecer até o desenrolar da pré-história, o Observador, calmo e paciente, vê as suas crianças se desenvolvendo. Um dia formarão cidades e inventarão a escrita? Pouco provável, mas o Observador apenas anota o tempo mediante a sua escala de vida, o que parece éons e éons para aqueles lá observados.
O Eugenol, ou 4-Alil-2-Metoxifenol, é uma substância com muito valor, principalmente farmacêutico. Além de ser muito aromático e usado na mascarar sabores acres de comida em decomposição (muito útil no período das Grandes Navegações, em que geladeira era coisa que jamais seria sonhada), é usado para docinhos, pomadas, remédios contra indigestão entre outros empregos. Mas tem um detalhe: normalmente, as pessoas raramente pensam em como essas substâncias são obtidas. Mágica? Talvez. Algumas são mais curiosas e querem saber como óleos essenciais entre outras substâncias, são obtidos
Em 1948, Bertrand Forer deu aos seus alunos um teste. Este teste visava medir o comportamento deles e os alunos tinham que marcar o quanto o texto acertou sobre eles. Quase todos os alunos disseram que o texto tinha muito a ver com eles. Ao solicitar que os alunos trocassem os papéis, eles viram que era o mesmo texto,. Um texto genérico que podia ter tudo a ver com qualquer um, basicamente o motivo da astrologia “funcionar” com as pessoas.
Eclipses são legais. São misteriosos, incríveis… algumas vezes assustadores, ainda mais se você não entende muito como eles funcionam. Este ano o hemisfério norte poderá ver um eclipse total do Sol. Que tal algumas dicas para observar o fenômeno e… afinal, como acontece um eclipse, mesmo?
Uma das alegações (estúpidas) que o Homem não foi à Lua é o cinturão de van Allen. Dizem as mulinhas, que reprovaram em Física mas pagam de sabedores, que esse capo de radiação é tão intenso que fritaria pessoas, sistemas eletrônicos e apetrechos de SuaMãe™. Isso claro é imbecilidade. Mas só dizer isso não basta.
Estamos com problemas sérios. Você pode achar besteira, mas estamos com falta de gás hélio; sim, o mesmo hélio dos balões. Em 2006 e 2007 o setor de produção de hélio entrou em crise. Em 2013, isso voltou a se repetir e estamos correndo o mesmo risco de novo. Isso não só nos EUA, mas na Europa, também. Vários fornecedores disseram que estavam incapazes de fornecer o gás. Mas por quê? E que diferença faz, se eu não como hélio (somos apenas bons amigos)?