
Imagine olhar para o céu durante uma tempestade e saber que, além dos relâmpagos e trovões, há algo ainda mais extraordinário acontecendo acima das nuvens. Pense agora que se você estiver lá poderá ter o dissabor (ou vantagem) de estar exposto a ragiação gama. Muito bem, cientistas da NASA descobriram um novo tipo de emissão de raios gama em nuvens de tempestade. Por essa você não esperava, né, dr. Banner?
O dr. Martino Marisaldi é professor associado no Departamento de Física e Tecnologia da Universidade de Bergen, na Noruega. Ele é membro da União Geofísica Americana (AGU) e da União Europeia de Geociências (EGU) desde 2009. Marisaldi tem uma vasta experiência em física espacial e detectores de radiação, e seu trabalho tem sido fundamental para a compreensão dos fenômenos de alta energia na atmosfera terrestre.
Raios gama são a forma mais energética de radiação eletromagnética. Eles são geralmente associados a eventos cósmicos extremos, como explosões de supernovas ou buracos negros. No entanto, a descoberta de que nuvens de tempestade na Terra podem produzir esses raios é algo verdadeiramente surpreendente.
Utilizando aviões equipados com instrumentos sensíveis, Marisaldi e seu pessoal detectaram uma nova forma de emissão de raios gama que eles chamaram de “flash de raios gama intermitente”. Este fenômeno é mais curto que os brilhos constantes de raios gama, mas mais longo que os microssegundos de duração dos flashes tradicionais. É como se as nuvens estivessem piscando com uma energia invisível e poderosa.
Essa descoberta é significativa por várias razões. Primeiro, ela desafia nossas noções preconcebidas sobre o que é possível dentro da atmosfera terrestre. Segundo, ela abre novas avenidas de pesquisa sobre como esses raios gama são gerados e o que eles podem nos dizer sobre as tempestades e o clima em geral. Terceiro, não, por mais que você esteja tendo ideias de jerico, decolar num avião em direção a nuvens de chuva não aumentarão a sua chance de se tornar o Hulk.
A descoberta foi publicada na Nature.

Eu achei que a minha memória estava me enganando ou que, relembrando um vídeo que você fez, tive um evento de falsa memória, mas acabei que vi que não me enganei e minha memória está boa e lembrei que, por conta desses flashes de raios-gama, também foram encontrados próximos a raios traços de antimatéria – https://www.nasa.gov/universe/nasas-fermi-catches-thunderstorms-hurling-antimatter-into-space/
CurtirCurtir