Tiranossauro rex não era tão esperto quanto você possa supor

Todo mundo pensa que dinossauros eram umas bestas-feras imparáveis e até inteligentes. Dado o seu tamanho no Cretáceo, realmente, mas não eram tão inteligentes assim quando se fazem supor. Primeiro, não inventaram sabiam usar ferramentas, ainda mais o T-rex com aqueles bracinhos e T-rex. Esse, então, era burro feito uma porta. Só não virou presa de seres humanos por causa de um pequeno detalhe que os separou: uns 65 milhões de anos (ou 6 mil, se você for fundamentalista).

Agora, um novo estudo argumenta que precisamos frear essas alegações de genialidade dos dinossauros, e lança sérias dúvidas sobre as estimativas anteriores do poder cerebral dos dinos.

O dr. Kai Caspar é um biólogo que, com diz em sua própria descrição, possui interesse em evolução de vertebrados, comportamento e fisiologia sensorial, cuja pesquisa é amplamente dedicada a mamíferos, mas também toca em aves e répteis. Segundo o dr. Caspar, seu estudo mostra que todos os dados que temos são contra a ideia que T- rex eram espertos. Pelo contrário!

Mas então, o que os pesquisadores encontraram? Ao reexaminar a anatomia cerebral dos dinossauros e o número de neurônios, Caspar e seu pessoal concluíram que a inteligência dos dinossauros provavelmente era mais parecida com a dos répteis modernos, como crocodilos e lagartos, do que com a dos mamíferos.

A equipe descobriu que estudos anteriores superestimaram os tamanhos cerebrais dos dinossauros, especialmente das áreas cognitivas do córtex pré-frontal. Isso então distorceu as estimativas de seus números potenciais de neurônios e capacidades cognitivas.

Para reconstruir de forma confiável a biologia de espécies extintas há muito tempo, os pesquisadores devem olhar para várias linhas de evidência, desde a anatomia até pegadas fósseis, em vez de confiar apenas em estimativas do número de neurônios. Dessa forma, enquanto fantasias de dinossauros altamente inteligentes e geniais fazem uma ficção científica cativante, este novo estudo sugere que a realidade provavelmente era mais mundana.

Embora decepcione alguns, ter uma compreensão mais clara da inteligência dos dinossauros ainda abre insights fascinantes sobre a evolução dos cérebros modernos de aves e répteis. Os titãs pré-históricos podem ter sido mais inteligentes do que lhes dávamos crédito, mas é improvável que tenham trocado dicas sobre estratégias de caça ou fabricado lanças primitivas.

Para sorte deles, humanos ainda não tinham aparecido, ou esses monstrengos teriam sido extintos. OH, WAIT!

A pesquisa foi publicada no periódico Anatomical Record, e está abertinho e arreganhado te esperando.

Um comentário em “Tiranossauro rex não era tão esperto quanto você possa supor

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.