A Falácia do Ineditismo

Outro dia eu me peguei numa bobagem sem sentido. Eu queria escrever sobre algo, mas vi que já tinham escrito, feito vídeo e podcast. Então, abandonei. Hoje, olhando pro mesmo tema, eu pensei: mas que bobagem. Eu deveria ter escrito. Eu sou um contador histórias, e as histórias que eu conto, e como as conto, são diferentes, mesmo dentro do tema que abordaram antes.

Um outro pensamento que me ocorreu foi algo interessante, também. Se só uma pessoa tivesse escrito uma história ao longo dos séculos, talvez os textos tivessem se perdido. O que nós conhecemos como “História” é a soma de diferentes relatos de diferentes autores, cada um escrevendo de uma forma diferente, adicionando mais informações, informações – mesmo que pequenas – que enriqueceram o acontecimento e levou a outros pesquisarem mais a fundo. Nem que se interessassem apenas por aqueles detalhes.

E não se enganem. Não é porque estamos num mundo digital e globalizado que as informações não podem se perder. Muitos blogs, comunidades, redes sociais, sites, canais no YouTube etc deixaram de existir. O que tinha de exclusivo e único ali se perdeu, e só graças ao Wayback Machine poderíamos ter de volta; mas, para isso, seria necessário saber que existiram.

Então, sim, é uma imensa besteira você aí que se priva de escrever, fazer vídeo ou qualquer outra coisa porque já fizeram. Nesse sentido, sua mãe está errada e você pode ser todo mundo, fazendo o seu próprio conteúdo. Escreva o que você quer, do jeito que você quiser. Afinal, aquilo que você acha inovador e original com certeza não vai ser, então, para que se preocupar.

Dê aos seus leitores/espectadores o que eles querem, e se algum falar que já fizeram… bem, o problema é dele, não seu. Não se limite a escrever porque outros escreveram. Ainda tem a questão que os outros podem ter escrito um monte de bobagens. Se você não escrever o certo, quem irá?

Um comentário em “A Falácia do Ineditismo

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s