Como recuperar uma frigideira cujo antiaderente já não funciona mais e o ovo gruda nela

Este é um artigo de utilidade pública. Não, não tem muito a ver com a temática do blog, que já nem tem mais temática. Eu pego e escrevo, como todo blog raiz. Bem, indo direto ao assunto, tem horas que o antiaderente de uma frigideira ou panela já não estão agindo direito e o bife, ovo ou qualquer coisa que você esteja fazendo nelas fique grudando. A solução é simples, e este será a versão culinária do LIVRO DOS PORQUÊS

Eu não vou ficar de enche-linguiça contando a história do teflon. Vamos ao how-to. Como recupera o danado?

Primeiro de tudo, a grande maioria das pessoas usa a frigideira/panela com teflon errado. Quando você abre a embalagem em casa, já pensa em usar. Não, não pode. Primeiro, você tem que lavar (tipo, você vai colocar comida ali, lembra?), depois, coloca um tantinho de óleo vegetal (evite usar azeite. Não se deve aquecer azeite porque ele sofre degradação, perdendo suas propriedades nutricionais), aqueça espalhando bem por TODO o teflon, não apenas no fundo. Claro, se tiver teflon por fora, não, né?

Sugiro que use um pincel de cozinha, desses de silicone.

EU FALEI PINCEL DE COZINHA, CARAMBA!

Na Amazon tem pincel de cozinha. Aqui tem um kit com dois. Claro, você pode comprar outros utensílios de silicone, também na Amazon.

Sim, eu vou ganhar uns caraminguás se você comprar deste link. Eu mereço, né? (não responda).

Vá aquecendo e espalhando o óleo durante uns 5 minutos. Depois,  limpe o excesso com um papel toalha, e não preciso dizer que estará quente e você pode se queimar, né? Sugiro uma luva de cozinha que resista ao calor.

Pronto, sua frigideira está pronta para usar. Lembrem-se desses passos.

Para limpar a frigideira, retire os excessos de sujeira com uma espoja úmida, usando a parte macia (normalmente, amarela).

Deixe a frigideira esquentar com 3/4 de água, um pouco de detergente à sua escolha e uma colher de bicarbonato. Deixe ferver por 5 minutos em fogo brando. Cuidado para não deixar derramar, já que vai fazer espuma e pode transbordar.

Despeje tudo na pia e limpe a frigideira com a parte macia da esponja ou um papel-toalha. Use mais de uma folha de cada vez, e sim, vai estar quente.

Lave a frigideira normalmente e deixe secar. Depois, faça o tratamento com o teflon do jeito que fez quando tirou da embalagem pela primeira vez.

Prontinho, sua frigideira está como nova. Se precisar, repita o processo.

O bicarbonato aumenta o pH da mistura e isso aumenta o poder de limpeza dos sabões e detergentes, sem ser tóxico. Simples, não? Você pode comprar na Casas Pedro (ou similares), que normalmente custa mais barato que aquele pacotinho de 30g.

E não esqueçam: use os links de afiliados para dar aquela força. Não vai aumentar o preço pra você, mas Amazon será muito legal e me dará uma percentagem. Se gostarem, trarei mais dicas de cozinha

3 comentários em “Como recuperar uma frigideira cujo antiaderente já não funciona mais e o ovo gruda nela

  1. Eu gostei. Como vou ter panelas novas ano que vem, e pelo menos uma tem teflon (já ganhei uma wok, que será provavelmente subutilizada), já tô sabendo como cuidar da bichinha. Obrigadinha!

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s