Como demonstrar seu respeito e admiração? Como honrar uma memória? São perguntas difíceis, para as quais eu mesmo não tenho resposta. Agora imagine alguém que resolveu homenagear os moradores de uma casa e seus vizinhos de forma delicada, gentil, mas arquitetonicamente perfeita.
Em uma determinada casa em Quebec, uma das dez províncias do Canadá, homenageou dezenas de pessoas. O projeto foi ideia de Louis Gagnon, diretor criativo do estúdio Paprika, com sede em Montreal. Ele morou na referida casa quando criança e queria homenagear seus inquilinos e amigos antes que ela fosse demolida. Por cinco dias em novembro de 2020, os nomes de todas as pessoas estavam lá, nas tábuas de madeira que compõem a fachada da casa, impressos em tiras de papel branco e lá coladas.
Era um projeto com data de início e fim, já que aquela casa seria demolida de qualquer forma, já que ela não apresentava mais segurança desde as inundações de 2019. É triste, mas ela e outras residências estavam condenadas. Por isso, a última homenagem de Gagnon, que respeitou o projeto arquitetônico e escolheu com cuidado a fonte com as quais as letras foram impressas.
Uma delicada homenagem a muitos que já não estão mais aqui e outros que hoje se sentem emocionados pela singela lembrança.
Fonte: Paprika
Um comentário em “Seu nome nas tábuas da vida”