O albinismo é uma anomalia genética,decorrente de um defeito na produção da melanina. Isso acarreta em menor coloração tanto da pele como dos pelos e dos olhos (este último é chamado albinismo "óculo-cutâneo"). Eu poderia escrever mais, mas eu já tenho um artigo sobre a melanina. Até animais possuem esta anomalia, mas o que não se sabia até agora era se os genes eram diferentes, parecidos ou iguais.
E o que se descobriu foi…
Paige Winkler é doutoranda na Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade do Michigan. Praticamente uma estagiária de luxo, e como tal, não tem site próprio; no máximo, uma foto vagaba lá no final desta página. Ela "co-liderou" o estudo com Joshua Bartoe, do Departamento de Oftalmologia Veterinária (obviamente, ela que ralou feito uma desgraçada e o professorzão só assinou. Sabem como é o ramo acadêmico… E ele tem site!), descobrindo o gene X-Men, digo, que sofreu mutação e está associado a uma forma de albinismo em seres humanos. Em outras palavras: cães e homens compartilham o mesmo gene, mas Evolução não existe. CHUPA! #SOMOSTODOSCANÍDEOS!
Winkler e Bartoe, além de ter nome de dupla que canta música Country, identificaram uma mutação genética em dobermans pinschers que causam albinismo na raça. Ela resulta na ausência da proteína necessária para as células a serem pigmentadas, acarretando também em albinismo nos olhos (quando os olhos ficam com um tom rosado, já que há pouquíssima melanina neles)., trazendo de carona distúrbios de visão.

Além disso, as alterações fazem com que a exposição ao Sol não acabe dando um bronze maneiro nos animais (tanto o canídeo quanto o hominídeo), mas sim um aumento significativo no risco de desenvolvimento de tumores de melanoma, tanto em um quanto no outro. Só falta nos deixar com vontade de levantar a perna quanto estamos cm vontade de urinar.
A pesquisa foi publicada no periódico PLOS ONE.e nos ajuda a entender tanto o "nosso" albinismo, quanto o albinismo "deles". Sabendo qual gene é, pelomenos, donos de cães podem se precaver, já que alguns dobermans podem carregar o gene, mas não tê-lo ativado, passando-o à frente em gerações futuras.
Você acha isso errado, pois estamos brincando com os genes das criaturinhas, modificando-os? Bem, se há alguns milhares de anos não tivéssemos feito isso, o que estaria por aí seria:

