Isaac Newton flagrado na Estação Espacial Internacional

Depois de todos estes séculos, o fantasma de Isaac Newton assombra as nossas vidas medíocres. Desde o boy que sai em disparada pelas ruas em sua moto ou a executivo arquimilionário que desce de sua cobertura em seu elevador privativo, desde o esportista de asa delta até os pilotos de caças, TODOS estão à mercê da mão invisível do inglês. Todos, sem exceção.

Até mesmo a Estação Espacial Internacional (ISS) está sob o olhar agudo de Sir Isaac Newton. Os astronautas viram como nada (eu disse NADA) pode vencer o poder do inglês. Austríacos deviam saber disso…

Por um erro de cálculo, o cap. William "Buck" Rogers O comandante Mike Fossum e os engenheiros de voo Satoshi Furukawa e Sergei Volkov demonstraram a simplicidade que pode ser provar uma das mais conhecidas leis da Física. Simplesmente ficaram paradinhos enquanto a ISS caía no vácuo do Espaço. E, sim, ela está em queda livre. Qualquer satélite está em queda livre, mas o ângulo de sua queda acaba "fugindo" da borda terrestre, acabando por fazê-los cair "do outro lado", ainda presos ao campo gravitacional da Terra.

Enquanto a ISS caía, os astronautas ficam "parados", pois a inércia os faz permanecer no mesmo local… ou quase. Eles também estão em queda livre, mas não tanto quanto a ISS. Pense e saberá o motivo. Abaixo, podemos ver um vídeo da demonstração:

A Primeira Lei de Newton é clara: Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare. Ou, no idioma de Shakespeare (e com voz de Deus): Thou won’t change your ridiculous state of uniform motion when all the resultants still being zero, motherfucker! POu, em português: Você não pode alterar seu estado de movimento (ou repouso) quando todas as resultantes forem zero.

Vemos claramente os astronautas "voando" para trás (aspas! Prestem atenção nelas), mas o referencial incercial é a própria nave. Da mesma maneira, não vemos um ônibus em movimento mesmo ele estando a uns 80 km/h enquanto estivermos dentro dele. Claro que se ele der uma freada brusca (coisa normal no Rio de Janeiro), teremos uma outra prova da Prima Lex, ainda mais se uma santa senhora de vastos tecidos adiposos estiver atrás de nós, com uma sacola de compras de natal.

Eu sempre gostei da Física Clássica. A Física do Dia-a-Dia. Vemos seus efeitos em nosso cotidiano. Ela é menos estranha que a injuriosa Mecânica Quântica que brinca com nossa percepção e intelecto. Desde uma pedra caindo num lago ou um astronauta a dezenas de quilômetros de nós, todos os efeitos são os mesmos. Então, quando algum idiota pedir uma prova que a Ciência funciona, deixe-o falando sozinho. Ele é burro demais para ver o óbvio.

4 comentários em “Isaac Newton flagrado na Estação Espacial Internacional

    1. Pelo que o que comandante Mike Fossum diz logo de cara no vídeo:

      “Here we are in the International Space Station, we’re doing a reboost right now and we’re showing that the Space Station is actually accelerating away from us.”

      A estação está acelerando, mas impelida por motores para correção de órbita, e não por conta da aceleração gravitacional. Se fosse só a gravidade, ambos, tripulação e estação, teriam a mesma aceleração e não veríamos movimento relativo.

      Curtir

      1. Errata:
        “A estação está acelerando, mas impelida também por motores para correção de órbita, e não por conta da aceleração gravitacional.”.
        ;-)

        Curtir

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.