Boato sobre suco de folhas de oliveira causa morte na Grécia

Por Karolos Grohmann, Reuters

Cientistas dizem que apenas anos de testes poderão provar ou não os benefícios da bebida, promovida por “terapeutas” na mídia e feita de folhas trituradas

A cobertura de televisão sobre os suposto poderes de cura das folhas de oliveira causou exaltação na Grécia, e resultou em uma morte violenta. As notícias na mídia, na última semana, sobre a suposta capacidade das folhas de curar doenças, incluindo câncer, têm desencadeado uma dura resposta de médicos e farmacêuticos.

“Neste país em que charlatões triunfam, você é o que diz ser”, disse o cardiologista e ex-ministro da Saúde Dimitris Kremastinos à mídia grega, na terça-feira. Na semana passada, vários programas de debate, inclusive na televisão estatal, disseram que uma bebida consistente e verde, feita de folhas cruas de oliva com água, batidas no liquidificador, estava fazendo maravilhas por pacientes com câncer.

Vários convidados idosos disseram ter sido curados pela bebida e autodenominados “terapeutas” fizeram o suco na televisão, ao vivo. Supermercados na ilha de Creta e em Atenas começaram a estocar as folhas que, em alguns casos, custavam mais do que o próprio óleo de oliva, famoso por seus benefícios à saúde e conhecido como “líquido de ouro” na Grécia.

Uma discussão no fim de semana entre dois irmãos, sobre se deveriam ou não dar o suco para um outro irmão, que tem câncer, terminou com um esfaqueando o outro até a morte. “Quando uma questão como essa leva ao assassinato de um irmão sobre o suco da folha, então o frenesi se tornou incontrolável”, disse Kremastinos ao jornal Eleftherotypia.

Cientistas dizem que apenas médicos podem provar ou não os benefícios da bebida. Kremastinos disse não haver provas científicas para dar crédito às afirmações, e que anos de análises seriam necessários para se chegar a uma conclusão. “Eu sugiro que esta loucura pare para que cientistas possam continuar seu trabalho”, disse o professor de Química da Universidade de Tessalonica, Eugene Kokalou.

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.