Hitler era ateu?
A cegueira da Igreja
O Vaticano sabia que havia um genocídio em curso na Alemanha, mas não fizeram nada para denunciar Hitler. Tal como muitos dos cristãos alemães, eles o seguiram e fecharam os olhos – e o culpado pela omissão é o Papa Pio XII que muitas vezes sem conta, se recusou a assumir uma posição contra os nazistas. No fim, Hitler conseguiu unir as igrejas alemãs em uma só Igreja no Cristianismo.
Muitos clérigos, entre padres, bispos, cardeais etc são vistos saudando a bandeira nazista ou ao próprio Führer. A argumentação comum é que eles não tiveram outra escolha, que apenas seguiam um roteiro orquestrado por um louco psicótico, e não tinham como se negar a isso. É uma argumentação plausível e convincente, mas desmorona perto dos fatos apresentados. A Igreja não fez a menor menção de nada, pelo contrário. Ela muitas vezes participou ativamente, seguindo uma doutrina de ódio e separatismo, como ainda o faz hoje em dia, ainda que de forma mais amena. Mas o ódio a homossexuais ainda é visto hoje em dia.

Bispo Nacional da Alemanha, Friedrich Coch, dando uma saudação de Hitler. Dresden, 10 de dezembro de 1933.
O ódio de Hitler contra o mundo
Era apenas uma questão de tempo antes que Hitler realizasse um ataque insano aos governos seculares.
Hitler de forma tão sorrateira, fez um pacto de não-agressão com Stalin (outro louco demente – que foi para um seminário cristão de estudos para o sacerdócio, e torceu as ideias filosóficas de Karl Marx e criou a sua própria doutrina dogmática). Mas o que Stalin não sabia, é que Hitler abateu milhares de comunistas na Alemanha. Hitler desprezava Karl Marx (um judeu que se tornou um ateu comunista), pretendia ao longo do tempo erradicar o comunismo. Quando Hitler invadiu a União Soviética e seus países vizinhos, o tratado foi quebrado.
A França defendia a democracia, que também foi alvo pelo anti-democrático Hitler. Uma vez que a democracia permite a liberdade de diferentes religiões e raças, a França era contraditória com a meta de Hitler – uma população que poderia ser dominada por cristãos de pele branca. À semelhança do que aconteceu na União Soviética, Hitler conquistou os países vizinhos, antes de passar para a invasão desta, na famosa Blitzkrieg na Holanda e Bélgica.
Hitler invadiu praticamente todos os poderes mundiais, e apenas três dos mais poderosos países se mantiveram firmes, e um deles era um aliado. É por isso que o ainda enigmático Imperador Hirohito concordou em tornar-se um aliado de Hitler. O Japão é um país de não-brancos e tem cidadãos não-religiosos (por filosofia, a maioria dos japoneses são ateus). Hitler tinha traido os soviéticos, ele também teria traído Japão se tivesse a oportunidade. Mas o Japão tinha um culto quase fanático de fidelidade ao Imperador Hirohito, que foi declarado um “deus vivo”, como regra.
A Grã-Bretanha e a sua poderosa Commonwealth (do qual faziam parte o Canadá e a Austrália, por exemplo), já tinha abolido há muito tempo a escravidão negra, e um século antes, aboliu uma lei que exigia o juramento de “uma verdadeira fé de cristão”, permitindo que outras religiões como o judaísmo. Hitler queria invadir a Grã-Bretanha e conquista-la, e ao mesmo tempo por meio do Pacífico, o Japão atacou os Estados Unidos, que deixou de lado a sua neutralidade na Guerra.
Nos Estados Unidos, os Pais Fundadores, expressavam em seus escritos, uma antipatia ao cristianismo. Eles elaboraram uma Constituição laica, e uma lei para a separação do Estado e da Igreja.
“O Governo dos Estados Unidos da América não é, em qualquer sentido, fundado sobre a religião cristã”
- George Washington, sobre o Tratado de Trípoli
A escravidão negra nos Estados Unidos foi abolida por Lincoln quando ele venceu a guerra civil com o sul religioso.
Os Estados do Sul pretendiam se separar da União, porque eles acreditam que a escravatura era uma necessidade economica e religiosa. Após a derrota do Sul, pouco a pouco, a América se tornou um país multi-racial.
A queda de Hitler: a ação dos governos seculares contra a fé cega como regra
Hitler, depois de ter conquistado quase todos países da Europa, ele partiria ao ataque contra a Bretanha e depois contra os Estados Unidos sucessivamente. Porém, uma defesa coordenada entre os Estados Unidos, Reino Unido e a União Soviética, resistiu aos ataques nazistas, e combinado com a cooperação de demais países no mundo, entraram em uma guerra que foi de longe a mais sangrenta e destrutiva que o mundo jamais assistiu, e Hitler foi derrotado juntamente com os países do Eixo.
O Imperador Hirohito, diante da derrota, emitiu uma declaração renunciando à sua pretensão de ser um “deus vivo” e a rendição incondicional do Japão. Ele foi despojado de seu poder, e foi reduzido a ser um símbolo da realeza japonesa. Em seguida os Aliados, com uma Constituição democrática, foi instituída para substituir Hirohito da adoração como um pseudo-deus, introduziu a separação entre a Teologia e o Estado de Direito no Japão. A maioria dos japoneses hoje são pessoas não-religiosas, e mesmo o xintoísmo é uma religião não-confessional animista. O xintoiísmo não se baseia num deus pessoal, mas atribui características “vivas” a tudo que existe no mundo.
Mussolini, um outro aliado de Hitler, e o chefe dos fascistas da Itália, fez um pacto com a Igreja Católica para permitir que o Vaticano seja um Estado Independente. Mussolini, como Hitler, é um anti-comunista, um movimento que granjeou o apoio da Igreja Católica. Quando a Itália foi derrotada, e as forças aliadas foram quase ao seu centro de comando, Mussolini e a sua amante foram alvejados por um comunista italiano. Apesar dos protestos do Vaticano, o divórcio e o aborto são legais por lei na Itália de hoje.
De todos os poderosos aliados de Hitler, apenas o ditador Franco, que governava uma Espanha fascista, permaneceu até a sua velhice. Ao longo de seu mandato, ele aplicou regras estritas sobre os costumes sociais, baseados na Igreja. Homossexualidade, prostituição e outras coisas, fez dessas praticas proibidas e encaradas como uma ofensa criminal. Os casamentos civis que ocorriam antes da Era Franco, foram declarados nulos e sem efeitos e tiveram de ser reconfirmados pela Igreja. Após a sua morte, uma seita da direita católica, declarou-o como um santo. O Vaticano, por questões de conveniência, manteve-se afastado da questão e rejeitou a canonização.
Após a morte de Franco, varias das suas estátuas e outros símbolos públicos de Franco, foram removidos. E uma pesquisa investigativa foi iniciada para localizar as valas de suas vitimas executadas. Adicionalmente, a União Européia tem tomado medidas no sentido de reescrever a Histórica e mudar os pontos de vista sobre Franco. A Espanha, depois de Franco, passou a ter partidos constituídos por democratas, socialistas e comunistas. O divórcio, abortos, casamentos gays foram todos legalizados. A lei machista que exigia a permissão dos maridos às mulheres para fazer qualquer coisa também foi abolida. A educação sexual é agora parte do currículo escolar, e foi descriminalizado o adultério.
Hitler, o homem cuja fantasia ilusória de um mundo exclusivo para pessoas de pele branca, para que os cidadão possam ser facilmente manipulados por meio de sua fé inquestionável em uma única Igreja Cristã – falhou. Quando as forças aliadas avançaram ate o seu quartel-general – os Estados Unidos e a Grã-Bretanha no oeste da França, e a União Soviética a partir do leste – ele sacou a sua arma, apontou-a em sua cabeça, e com um ato de covardia, tentou escapar à realidade.
Boas pessoas vão fazer coisas boas e pessoas más vão fazer coisas ruins. Mas para que pessoas boas façam coisas ruins, é preciso ter uma religião.
- Steven Weinberg, Prêmio Nobel
O Julgamento de Nuremberg
O termo “Julgamentos de Nuremberg” (oficialmente o Tribunal Militar Internacional vs. Hermann Göring et al.) aponta inicialmente para a abertura dos primeiros processos contra os 24 principais criminosos de guerra da 2ª Guerra Mundial, dirigentes do nazismo, ante o Tribunal Militar Internacional (International Military Tribunal) em 20 de novembro de 1945, na cidade alemã de Nuremberg.
Após estes julgamentos, foram realizados os Processos de Guerra de Nuremberg, que também levam em conta os demais processos contra médicos, juristas, pessoas importantes do Governo entre outros, que aconteceram perante o Tribunal Militar Americano e onde foram analisadas 117 acusações contra os criminosos. Os resultados do julgamento podem ser vistos aqui, e recomendamos um filme lançado em 2002 sobre o mesmo tema.
A Igreja católica apóia ativamente o crescimento dos totalitarismos na Europa. Na Áustria, o seu apoio ao Austro-Fascismo é total. Na Itália, ela assina com o regime fascista uma concordata que faz do catolicismo a religião de estado: os italianos podem de novo votar sem serem excomungados, pena que isso de pouco serve em período de ditadura. A Igreja sacrifica em grande parte as suas próprias associações: todas, exceto a Ação Católica, devem integrar as organizações fascistas. O Vaticano promete a Mussolini de fazer com que a Ação Católica não se deixe tentar por ações antifascistas.
Em 1929, Mussolini, depois de ter assinado a concordata dita “Patti Lateranensi”, é qualificado pelo papa como “o homem da providência”. Em 1932, o ditador recebe das mãos do papa a Ordem da Espora de Ouro, que é a mais alta distinção concedida pelo Estado do Vaticano.
Essa bela harmonia vai resistir mesmo ao momento de tensão causado pela estátua de Giordano Bruno. O papa aproveita a concordata para pedir ao seu amigo ditador que destrua a estátua erigida em 1889. O ditador, que tem um filho com o nome de Bruno, toma a defesa do livre-pensador e declara à Câmara de Deputados que “A estátua de Giordano Bruno, melancólica como o destino desse monge, ficará onde ela está. Tenho a impressão que seria se encarniçar contra esse filósofo que, se equivocado e persistiu no erro, no entanto já pagou”. Para mostrar que não se arrepende de nada a Igreja canoniza então Roberto Bellarmino, o acusador de Giordano Bruno, nomeando-o “Doutor da Igreja”.
Na Alemanha, em janeiro de 1933, o Zentrum, partido católico, cujo líder é um prelado católico (Pralat Kaas), vota plenos poderes para Hitler: este último pode assim atingir a maioria de dois terços necessária para suspender os direitos garantidos pela Constituição. Com uma caridade toda cristã, o bom prelado aceita também fechar os olhos para os discutíveis processos nazistas, como a prisão dos deputados comunistas antes da votação. Depois a Igreja começa a negociar uma nova concordata com a Alemanha: nesse cenário, ela sacrifica o Zentrum, então o único partido significativo que os nazistas não tinham proibido. Na realidade ele tinha-o ajudado a chegar ao poder. Em 5 de julho de 1933, o Zentrum se dissolve sob solicitação da hierarquia católica, deixando o caminho livre para o NSDAP de Hitler, então partido único.
Hitler declara-se católico no “Mein Kampf”, como foi dito. Também afirma que está convencido ser ele um “instrumento de deus”. A Igreja católica nunca colocou no seu Índex o “Mein Kampf”, mesmo antes da ascensão de Hitler ao poder. Podemos acreditar que o programa antissemita do futuro chanceler não desagradava à Igreja. Hitler mostrará o seu reconhecimento tornando obrigatória uma prece a Jesus nas escolas públicas alemãs e reintroduzindo a frase “Gott mit uns” (Deus está conosco) nos uniformes do exército alemão.
Em 1933, a Igreja Católica Romana firmou uma concordata com os nazistas. O cardeal católico-romano Faulhaber escreveu a Hitler: “Este aperto de mão com o Papado . . . constitui um feito de imensurável bênção. . . . Que Deus proteja o Chanceler do Reich [Hitler].”
Em 1938, as SS e SA organizam a “Noite de Cristal”: com trajes civis, os milicianos nazistas atacam sinagogas e lojas pertencentes a judeus. A população alemã está horrorizada e aterrorizada. O bispo de Freiburg, monsenhor Gröber, declara então, em resposta às perguntas sobre as leis racistas e os pogroms da noite de cristal: “Não podemos recusar a ninguém o direito de salvaguardar a pureza da sua raça e de elaborar medidas necessárias a esse fim”.
Na Espanha, um general tenta um golpe de estado militar, que aborta mas degenera em guerra civil. A Igreja o apóia, padres e bispos benzem os canhões de Franco, celebram com muita pompa Te Deum pelas suas vitórias contra o governo republicano legítimo. A guerra faz mais de um milhão de mortos, e Franco fuzila todos os prisioneiros. Franco se mostrará reconhecido por seus piedosos aliados, nomeando diversos membros da Opus Dei para o seu governo. A influência da Opus Dei crescerá ao longo da ditadura franquista, ao ponto de se chegar a mais de metade dos ministros serem membros dessa venerável instituição católica.
Na França, a Igreja declara, desde 1940, que “Petain é a França”: ela prefere de fato o Trabalho-Família-Pátria do estado francês às Liberté-Égalité-Fraternité da República, que sempre a horrorizaram.
Durante a 2ª guerra mundial, o Vaticano estava ciente do extermínio dos judeus pelos nazistas. Saber-se-á, após a guerra, que o papa diversas vezes esteve para fazer um pronunciamento público, mas que finalmente se absteve essencialmente pela sua fobia ao comunismo e achando que uma vitória russa seria “pior”. No entanto ele chorou em 1942, junto às ruínas de Roma, bombardeada pelos aliados. Também ele se esquece de mencionar que o seu aliado político Mussolini tinha solicitado a Hitler para ter “a honra de participar dos bombardeamentos sobre Londres”, é verdade que o papa não habitava em Londres…
O Vaticano anunciou que divulgou que irá liberar documentos que contêm informações sobre a relação entre a igreja e a Alemanha nos tempos do Nazismo. Os documentos, que até o momento só podem ser lidos por estudiosos por convite especial, contém registros de 1922 a 1939, que cobrem o período em que o papa Pio XII, que ocupou o posto no Vaticano durante a Segunda Guerra Mundial, era o embaixador do Vaticano em Berlim. No entanto, o Vaticano admite que arquivos relativos ao período entre 1931 e 1934 foram “quase completamente destruídos ou perdidos” durante o bombardeio de Berlim e um incêndio. Muito conveniente!
O historiador católico Paul Johnson estimou que 40% dos integrantes da SS (um verdadeiro “Estado-dentro-do-Estado” do Regime Nazista) eram católicos praticantes que se confessavam. Nenhum chegou sequer a ser ameaçado de excomunhão.
Um caso interessante: Joseph Goebbels foi o único nazista a ser excomungado da Igreja Católica. Motivo: se casou com uma protestante divorciada! Cômico, não?
Avalia-se em 50 ou 60 milhões o número de pessoas que morreram em consequência da guerra. As perdas foram superiores na Europa Oriental: estimam-se 17 milhões de mortes civis e 12 milhões de mortes militares para a União Soviética, 6 a 7 milhões para a Polônia (primariamente civis), enquanto que na França o número rondaria os 600 000. O Holocausto comandado pelas autoridades nazistas, como parte da “solução final” para o “problema judeu”, levaria ao genocídio de cerca de seis milhões de judeus nos campos de concentração, para além de outras pessoas consideradas indesejáveis, como membros da etnia cigana, eslavos, homossexuais, portadores de deficiência, ateus e dissidentes políticos. Milhares de judeus eram usados como cobaias em diversas experiências, o que acarretou a propagação de doenças como tifo e tuberculose. Após a guerra cresceram as pressões sobre a Grã-Bretanha para o estabelecimento de um estado judaico na Palestina; a fundação do estado de Israel em 1948 resolveria a questão dos judeus sobreviventes na Europa, já que parte considerável deles migrou para o novo estado.
Um bom filme que mostra a ascenção de Hitler, desde que era um reles soldado até mostrar-se como líder político na Alemanha é “Hitler – The Rise of the Evil“, produzido pelo diretor Christian Duguay, e ganhou dois Prêmios Emmy, alem de receber outras cinco indicações importantes. Começa por fazer o retrato da mente jovem e em desenvolvimento de Hitler, acompanhando-o nos seus anos de formação e em como evolui no homem que explorou a Alemanha, que apelou por um líder que pudessem seguir. Motivado pela raiva e distorcido pelo ego, Hitler luta num mundo que acredita dever-lhe algo, seduzindo a Alemanha numa dança macabra de rendição e controle.
Não, Hitler nunca foi ateu e seus ministros, menos ainda. Foi religioso desde o nascimento e morreu religioso, independente de como ele pensava que a religião era ou devia ser, não importa. O que importa é que a mentira descarada que ele era ateu, fazendo com que todas as pessoas que decidiram optar por não venerar nenhuma entidade supranatural tenham sua moral e ética questionadas por pessoas que seguem pastores que tentam passar em aeroportos com dinheiro escondido em Bíblias, e promovem ódio a membros de outras religiões, ou padres pedófilos ou que possuem a moral tão rasteira que qualquer grão de areia parece o Everest.
Ser ateu não é garantia nenhuma de que uma determinada seja imensamente boa ou cruelmente perversa. É uma filosofia pessoal, onde pessoas boas e más decidem se querem seguir uma divindade ou não. O mesmo serve para os religiosos, pois nenhuma crença fará com que você seja melhor pessoa, e se o fizer, é pena. Se você é bom só para ganhar um lugar no céu ou para fugir do Inferno, então – parafraseando Albert Einstein – você faz parte de um grupo bem miserável. Assim, o problema não é se você acredita num deus será imediatamente mau. Mas também não fiquem vociferando por aí que qualquer um que siga uma religião é bom-moço, cumpridor de leis, amável e justo. A História demonstra que nem todas as pessoas religiosas são tão éticas e possuintes de bom caráter,e sim: podem nascer verdadeiros monstros que se apegam a um livro religioso.
Pense nisso quando você sentar na sua igreja ou templo favorito e veja o mais fervoroso membro de sua congregação rezando com fervor. Nunca se sabe que mal se esconde nos corações humanos.

| Capítulo anterior | Índice | Próximo capítulo |
Um Ping to "Hitler era ateu?"
47 respostas para "Hitler era ateu?"
-
1. SandroCeara disse:
abril 20th, 2010 em 20:35André,
Este trecho do programa do Partido Nazista: “O Partido, como tal, defende o ponto de vista de um Cristianismo construtivo, sem todavia se ligar a uma confissão precisa.” não parece querer um estado “Laico-Cristão”?
E GW: “O Governo dos Estados Unidos da América não é, em qualquer sentido, fundado sobre a religião cristã.”. Lembra o que está escrito na nota de um dólar?
Não vou nem falar de um certo país que se afirma laico mas preserva todos os feriados católicos (que todas as seitas adoram e cumprem).
Abraços e parabéns pelo post.
Abbadon respondeu:
abril 20th, 2010 às 20:58Obrigado, que bom que vc gostou
SandroCeara respondeu:
abril 20th, 2010 às 21:22@Abbadon, Amigo, desculpe-me, procurei pelo autor do post. Não encontrei e dedizi que era o André.
Peço desculpas novamente.
SandroCeara respondeu:
abril 20th, 2010 às 21:38@SandroCeara, EDIT: Tá lá no home: Escrito por André.
Abbadon respondeu:
abril 20th, 2010 às 22:07Sim, como eu estava viajando a trabalho, o Andre se encarregou de revisar o meu artigo que escrevi ha um bom tempo atras, diagramar, revisar, dar up nas fotos e postar, a ajuda dele foi muito valiosa.
André respondeu:
abril 20th, 2010 às 23:11@SandroCeara, Eu só organizei e publiquei na página inicial. Como é dito na primeira página dessa série, o Abbadon faz as pesquisas e eu organizo e faço a edição final, aparando algumas arestas que porventura tenham ficado.
Aqui sempre redigimos textos e compartilhamos idéias e conhecimentosd em conjunto antes de postar. Pode-se dizer que quase todos os artigos são feitos por mais de um redator.

SandroCeara respondeu:
abril 21st, 2010 às 20:21@André, Você tem razão. Lí, em algum texto seu (ou da equipe) sobre isso.
Na realidade, era um texto de 2007 ou 2008, onde você explicava, nos comentários) que os artigos eram feitos “a 4 mãos”, para (tentar) evitar erros.
Abraços.
-
2. Fernando Z disse:
abril 20th, 2010 em 20:43Muito interessante. Não conhecia essa relação de Hitler com a Igreja.
André, eu vi um documentário afirmando que, em 1915 um médium chamado Eckard havia conduzido uma seção espírita e recebeu uma voz dizendo que um alemão surgiria para liderar a raça ariana na vitória contra os judeus. Disse ainda que Eckard seria o responsável por educar “o messias”. Posteriormente quando Eckard conheceu Hitler ele achou que era a pessoa a ser educada (apesar de não ser alemão) e passou a ser o mentor dele.
Conhece algo a respeito?
Abbadon respondeu:
abril 20th, 2010 às 21:08Fernando,
Infelizmente nao sei sobre este assunto. Ajudaria mais se vc citasse fontes, para dar uma olhada. Mas tambem, nunca ouvi falar disso.
Fernando Z respondeu:
abril 22nd, 2010 às 13:39@Abbadon,
Era um documentário do History Chanell. Um trecho dele está no youtube. O link é esse:
Paula respondeu:
abril 20th, 2010 às 22:50Diria que isso é o Poder da Indução e da Aceitação.
Tenho amigas que acreditam nas profecias de Nostradamus e elas dizem que ele previu Hitler, eu penso: Será que ele leu Nostradamus e se inspirou? É bem possível.
-
3. Mr.Darkness disse:
abril 20th, 2010 em 21:06Isso td foi muito esclarecedor

E obrigado pelas recomendações. -
4. SandroCeara disse:
abril 20th, 2010 em 21:56O texto linkado
http://ateus.net/artigos/historia/a_pagina_negra_do_cristianismo.php é muito bom. Porém, nas notas finais, no ítem 5, ao citar Leonardo Boff, ferrou tudo.Esse artigo só cita as reduções Jesuíticas do Paraguai, quando elas também ocorreram na Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.
Por exemplo: Um dos maiores heróis do Rio Grande do Sul é o índio Sepé Tiaraju, que lutou, ao lado dos espanhóis (Jesuítas), contra os portugueses: http://www.google.com/search?hl=en&ei=XEvOS6DpDpD29ASPo_CqDw&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&ved=0CBIQBSgA&q=sepe+tiaraju&spell=1
A história é bonita, digna de um filme.
-
5. Robson Fernando disse:
abril 20th, 2010 em 22:03Excelente o explicativo. Derruba a alegação idiota de que Hitler era ateu.
Só que encontrei umas falhas no texto que peço que corrijam:
- A parte “O Julgamento de Nuremberg” ficou truncada, interrompida abruptamente pela descrição das ações nazi-fascistas da ICAR (que não tem um título)
- Na frase “A influência da Opus Dei crescerá ao longo da ditadura franquista, ao ponto de se chegar a mais de metade dos ministros serem membros dessa venerável instituição católica.”, a palavra “venerável” pegou muito mal. Provavelmente vocês queriam dizer “venerada”
- Faltou intitular a conclusão (que, ao meu ver, começa de “Avalia-se em 50 ou 60 milhões…”) e separá-la da parte da descrição das ações nazi-fascistas da ICAR
- Em “Ser ateu não é garantia nenhuma de que uma determinada seja imensamente boa ou cruelmente perversa. É uma filosofia pessoal, onde pessoas boas e más decidem se querem seguir uma divindade ou não.”, “filosofia” ficou sem sentido. Ateísmo não é filosofia, é simplesmente a ausência de crença em divindades. A pessoa pode adotar a filosofia que quiser, seja a budista, seja a de Nietzsche, seja a filosofia grega clássica, seja a antiespecista, e sua descrença não está atrelada a nenhuma corrente filosófica específica.E, aliás, quem leu “Deus, Um Delírio” de Dawkins percebeu que ele tenta dar à religião de Hitler um caráter incerto? Segundo Dawkins, Hitler teria falado algumas coisas dizendo que o cristianismo era nojento ou metendo pau na ICAR.
André respondeu:
abril 20th, 2010 às 22:33- Na frase “A influência da Opus Dei crescerá ao longo da ditadura franquista, ao ponto de se chegar a mais de metade dos ministros serem membros dessa venerável instituição católica.”, a palavra “venerável” pegou muito mal. Provavelmente vocês queriam dizer “venerada”
Sarcasmo? Alguém?
- Faltou intitular a conclusão (que, ao meu ver, começa de “Avalia-se em 50 ou 60 milhões…”) e separá-la da parte da descrição das ações nazi-fascistas da ICAR
Achei desnecessário e não muda nada no texto.
- Em “Ser ateu não é garantia nenhuma de que uma determinada seja imensamente boa ou cruelmente perversa. É uma filosofia pessoal, onde pessoas boas e más decidem se querem seguir uma divindade ou não.”, “filosofia” ficou sem sentido. Ateísmo não é filosofia, é simplesmente a ausência de crença em divindades.
Vc sabe a etimologia da palavra “Filosofia”?
E, aliás, quem leu “Deus, Um Delírio” de Dawkins percebeu que ele tenta dar à religião de Hitler um caráter incerto?
É uma opinião.
-
6. Paula disse:
abril 20th, 2010 em 23:01Adorei o texto!
Realmente só quem não conhece a história é que diz que Hitler era anti-Cristo, nem se dão conta que se ele fosse o anti-cristo teria sido contra os cristãos e não contra os judeus.
Jesus é sedento de sangue mesmo, conforme eu li no link indicado, as últimas palavras de Jesus sobre a cruz teria sido “Dai-me de beber.” Cruzes!!!! Será que ele era vampiro?
-
7. leandrosansilva disse:
abril 21st, 2010 em 11:40Eu já havia lido algumas opiniões a respeito (como a opinião do Dawkins, citada acima), mas nunca um texto tão completo (para um texto de três páginas).
Em relação a isso faço a pergunta: Por acaso existe uma intenção de, sei lá, lançar um livro com todos os textos de “Grandes Mentiras Religiosas”, assim, em papel mesmo? Não sei como funciona esta questão do custo, direitos autorais, etc., mas, mesmo tendo os textos na Web, me sinto mais confortável, embora seja considerado uma pessoa da “era digital”, em ter o material impresso ou outro meio que não a tela de um computador.
Pelo que vi até agora, existe material suficiente para um bom livro. Eu compraria, sem problema, e sentiria prazer em indicá-lo à outras pessoas. Ainda hoje é mais “seguro” dizer: “Se quiser saber mais, leia este livro”, ao invés de “Entre neste site”.
Pensem, imagine que vcs finalmente consigam tornar este livro a bíblia dos ateus, substituindo “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, de Sagan? hauahuahauahuah
Abbadon respondeu:
abril 21st, 2010 às 12:14Valeu, mas como os custos de impressao de um livro nao sao baixos, e as pequenas editoras geralmente exigem uma impressao minima de 1000 exemplares, é uma coisa que vai ter que ficar para o futuro. Nao so a serie GMR, mas tambem outras aqui que valem a pena.
Mas por ora, fica a ideia de lancar em PDF para leitura em e-books nos iPads, Kindle, etc
E agradeceriamos se houver novas sugestoes de temas para a GMR
André respondeu:
abril 21st, 2010 às 12:38Em relação a isso faço a pergunta: Por acaso existe uma intenção de, sei lá, lançar um livro com todos os textos de “Grandes Mentiras Religiosas”, assim, em papel mesmo?
Não. Se fosse assim, as pessoas comprariam livros ao invés de baixar ebooks. Fazer algo em papel demanda custos para, no final, pouquíssimos (quase ninguém) comprar. Mais fácil disponibilizar online e quem quiser pode imprimir (se em casa, no trabalho ou na impressora do irmão). Direitos autorais? Ah, bem,… num mundo onde se baixa programas, músicas e filmes é até desnecessário tocar nesse assunto.
-
8. Clayton L disse:
abril 21st, 2010 em 17:19André:
1 – Esta matéria para um crente é agradável, pois confirma a tese de que a Igreja Católica é mal, por isto o certo é a protestante, fazem vista grossa sobre a Igreja Católica ser cristã, eles argumentam que a Igreja Católica não soube viver o verdadeiro cristianismo. (um dos adversários dos crentes fanáticos, protestantes, é a Igreja Católica,)
2 – “mas o próprio Jesus, segundo a Bíblia, diz exatamente o contrário, que ele não veio abolir nada. Problemas à vista!”
Os Cristãos não devem seguir o Velho Testamento, segundo eles, lógico:
“Jesus disse que veio cumprir a lei (Mat.5:17,18). Jesus não disse que a lei iria durar para empre; disse que “Nenhum jota ou til e omitirá da lei sem que tudo seja cumprido”.
O quê está sendo dito aqui não é que a lei judaica iria durar para sempre, mas sim que um dia ela seria cumprida de forma definitiva.
No entanto, Jesus violou o sábado várias vezes (João 5:18 e refers). Então, a que Jesus se referiu quando disse que veio cumprir a lei?Leia:
“E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na lei de Moisés, e nos profetas e nos Salmos.
Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.
E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
E destas coisas sois vós testemunhas”.
Luc.24:44-48Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Rom.10:4
Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo…Rom.7:4.”“De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
Gál.3:24,25
Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita… Gál.3:19.”Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê.Rom.10:4
Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça.
Rom.6:14Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus.
(Rom.7:4)3 – Nenhum Jota ou til se omitirá até que tudo esteja cumprido, e segundo os crentes já foi tudo cumprido:
E Jesus cumpriu tudo por nós, conforme está escrito em Luc. 24:44-47; Gálatas 3:16 e refs.
¶ Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, ATÉ que viesse a posteridade [Jesus] a quem a promessa tinha sido feita…
21 Logo, a lei é contra as promessas de Deus? De nenhuma sorte; porque, se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, a justiça, na verdade, teria sido pela lei.22 Mas a Escritura encerrou tudo debaixo do pecado, para que a promessa pela fé em Jesus Cristo fosse dada aos crentes.
23 Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.
24 De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
25 Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio.
26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Gálatas 3:19-26.De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote [Jesus]se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?
12 Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
13 Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
14 Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio.15 E muito mais manifesto é ainda, se à semelhança de Melquisedeque se levantar outro sacerdote,
16 Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível.
17 Porque dele assim se testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.18 Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade
19 (Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou) e desta sorte é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus.
20 E visto como não é sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes,
21 Mas este com juramento por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá; Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque),22 De tanto melhor aliança Jesus foi feito fiador.
23 E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer,
24 Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo.25 Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.
26 Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus;27 Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo.
28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre…1 ¶ Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,
2 Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.
3 Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.4 Ora, se ele [Jesus]estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,
5 Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.6 ¶ Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
7 Porque, se aquela primeira fora irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para a segunda.
8 Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança,9 Não segundo a aliança que fiz com seus pais No dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10 Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
11 E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
12 Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.13 Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.
HEbreus 7:11-28; 8:1-13.
(Postado por Isaías na Logica do sabino)4 – Agora uma especulação:
A – Hoje se muda a lei por um processo legislativo,
B – Se antes o governo alegava que a lei vinha de Deus,
C – Então, quando o governo quisesse mudar a lei, o governo teria que atribuir esta mudança a Deus,
D – Como o governo pode atribuir esta mudança a Deus? criando uma nova religião ou mudando a antiga (Judaísmo/Velho testamento para o Novo Testamento).
André respondeu:
abril 21st, 2010 às 17:51Esta matéria para um crente é agradável, pois confirma a tese de que a Igreja Católica é mal, por isto o certo é a protestante
E vc vai fingir que não viu as citações de Lutero, não é?
Os Cristãos não devem seguir o Velho Testamento, segundo eles, lógico (…) O quê está sendo dito aqui não é que a lei judaica iria durar para sempre, mas sim que um dia ela seria cumprida de forma definitiva.
Esse dia ainda não chegou.
No entanto, Jesus violou o sábado várias vezes (João 5:18 e refers). Então, a que Jesus se referiu quando disse que veio cumprir a lei?
Levando em conta que o “dia” ainda não chegou, Jesus deveria obedecer as Leis que Javé (papi) criou. Aliás, pq Deus criaria uma Lei sabendo que depois ela seria revogada? Bem, nunca esperei lógica.
Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Rom.10:4
Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo…Rom.7:4.Não compreendo. Vcs seguem Jesus ou Paulo?
A – Hoje se muda a lei por um processo legislativo,
Cujos representantes NÓS escolhemos.
B – Se antes o governo alegava que a lei vinha de Deus,
Cujos sacerdotes o elegeram.
C – Então, quando o governo quisesse mudar a lei, o governo teria que atribuir esta mudança a Deus,
O que não faz esse deus ser real, obviamente.
D – Como o governo pode atribuir esta mudança a Deus? criando uma nova religião ou mudando a antiga (Judaísmo/Velho testamento para o Novo Testamento).
Exato. Ou seja, fica provado que a Bíblia é um monte de merda estabelecida para dar “validade” aos desmandos de um déspota. O tal déspota resolveu bater de frente com o Egito e olha só no que deu.
Mas, oque isso tem a ver com o artigo, mesmo?
Abbadon respondeu:
abril 21st, 2010 às 18:53O que esse bla-bla-bla-bla tem a ver com o artigo em questao ?
Joseph K respondeu:
abril 21st, 2010 às 21:25@Clayton L,
1 – Esta matéria para um crente é agradável, pois confirma a tese de que a Igreja Católica é mal, por isto o certo é a protestante,
Ah, tá, e o luteranos são o quê?
Só lembrando que os luteranos eram 40 milhões, na Alemanha nazista, enquanto só haviam 21 milhões de católicos, por lá.2 – “mas o próprio Jesus, segundo a Bíblia, diz exatamente o contrário, que ele não veio abolir nada. Problemas à vista!”
(Segue-se citação de crente)
E o que isso tem a ver, com Hitler e o cristianismo?
Me pareceu uma frase completamente secundária (secundária para ser bonzinho, é menos que isso), dentro do artigo.D – Como o governo pode atribuir esta mudança a Deus? criando uma nova religião ou mudando a antiga (Judaísmo/Velho testamento para o Novo Testamento).
Tá. Óbvio, e daí?
O que isso tem a ver com Hitler? -
9. Antonio Sanches Parra disse:
abril 21st, 2010 em 19:26Se Hitler fosse ateu de verdade. Qual o problema ?.
Um exemplo: Hitler é mau, Hitler é ateu, logo todos ateus são maus.
Ateu e mau são características distintas. Vale somente o relato histórico para
confirmar se é verdadeiro ou não.
Joseph K respondeu:
abril 21st, 2010 às 21:12@Antonio Sanches Parra,
O “problema” é a associação desonesta que os crentes fazem, entre Hitler e ateísmo, como está bem dito no artigo; que trata de desmitificar essa mentira:
Ao afirmarem que Hitler era ateu, os religiosos querem dizer, de forma desonesta, que o ateísmo é uma coisa má, que torna os homens imorais e que podem cometer qualquer atrocidade e crimes que lhes der na telha, já que não possuem “temor” a um deus qualquer, -
10. Fabricio_R.S disse:
abril 24th, 2010 em 11:34Quem registrou os rumos da página negra do cristianismo ? E como saber se são verídicas ?
-
11. caio.matrix disse:
abril 25th, 2010 em 19:18A cada informação precisa, como esta, que recebo tomo uma posição mais distante em relação a religiões.
Obrigado por compartilhar. Um recém-acordado ateu agrace.
Abbadon respondeu:
abril 27th, 2010 às 22:51Disponha, que bom que vc gostou.
-
12. Thiago disse:
abril 28th, 2010 em 10:33Muito bom artigo.
Mas fiquei com 2 dúvidas em relação a Hitler. A minha pimeira dúvida, é se o livro “A Origem das Espécies”, de Darwin, entrou na lista da “Bücherverbrennung”( queima de livros) de obras a serem incineradas ou na lista de livros banidos na Alemanha durante o governo nazista.
Minha outra dúvida, é se Hitler teria sido também um criacionista, pois no Mein Kampf, ele faz várias citações bíblicas, incluindo a gênesis no tocante a criação do homem.
Abraços
-
13. rodrigo aguiar disse:
maio 13th, 2010 em 17:15Ceticistas, quanta coerência hein !!!
Esse seu Hitler era realmente Burro.
Nasceu na Áustria, mas queria ser alemão.
Quis ser artista, virou ditador.
Acreditava do Deus Judaico (ou da bíblia judaica), mas matava os criadores de sua crença.
Era cristão, mas tava as criancinhas …
Só faltou falar que a Igreja teve influência “em sua vida e nos assuntos de Estado”
Bela explanação para defender a sua tese de que Hitler era um homem que acreditava em Deus, ou em Jesus Cristo.
André respondeu:
maio 13th, 2010 às 19:28Pois é. Nunca esperamos coerência nos fanáticos religiosos. Haja vista a eterna briga dos católicos com protestantes que, pasme, rezam pro mesmo deus.
rodrigo aguiar respondeu:
maio 14th, 2010 às 10:00É verdade. A propósito, talvez a pior coisa que exista dentro das religiões (ou até mesmo nos meios científicos), são pessoas que acham que são detentoras da verdade absoluta.
Sob este ângulo, talvez não exista meios de saber como nasceu o universo, ou a vida (claro, exitem teorias, teses, que dão indícios de como aconteceu, todavia, certeza absoluta talvez demore algumas centenas de anos).
O pior, é que a medida que olhamos ao nosso redor, maior é a sensação de que estamos sozinhos.
É neste contexto que a vida (qualquer tipo de vida não só a humana) em nosso planeta é um milagre, não me interessa se é um milagre evolutivo ou criacionista, o fato que são seres únicos, e pelo que sabemos só podem ser encontrados aqui, neste pequeno mundo azul.
André respondeu:
maio 14th, 2010 às 13:06Milagre? Eu vejo como mero conceito estatístico, já que entre bilhões de galáxias, com bilhões de estrelas, com bilhões de planetas por aí, algum teria que apresentar vida.
Icarus respondeu:
maio 14th, 2010 às 14:52“e pelo que sabemos só podem ser encontrados aqui, neste pequeno mundo azul”
A probabilidade de haver vida em outro lugar no nosso Universo é alta:
http://www.observatorio.ufmg.br/pas43.htmPor estre motivo a NASA, ESA e outros centros de pesquisa estão gastando bilhões procurando.
http://kepler.nasa.gov/Pode existir vida até mesmo no nosso próprio Sistema Solar, alem da Terra:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL251314-5603,00-CIENTISTAS+RUSSOS+E+EUROPEUS+BUSCARAO+SINAIS+DE+VIDA+EM+LUA+DE+JUPITER.htmlrodrigo aguiar respondeu:
maio 14th, 2010 às 16:18As evidências de vidas nos planetas de nosso sistema solar (até o momento), são de organisnos primitivos.
E se houver “vida inteligente”, pela aparência dos planetas, eles ainda nem descobriram a energia elétrica, se for para estudar macaco, aqui tem um monte.
Ademas, a diversidade de vida na Terra, é fantástica, isto é um milagre, posto que é um fenômeno natural, não visto nos outros planetas do sistema solar.
Isto é divino ! O fato desta diversidade de vida, ter origem em um organismo primitivo, ou, na tese criacionista não muda este fato.
A hipótese de existir um Deus, da vaca ser sagrada, de Buda nascer 24 vezes, do espírito reencanar, do santo comer farofa na encruzilhada, não muda nossa condição de ser humano, portanto iguais em suas necessidades.
O crente, o ateu, o espírita, o católico, o umbanda, o mulçumano, nascem, crescem e morrem em um único planeta.
Neste sentido, embora apoie as pesquisas científicas, me parece uma grande idiotice, as grandes nações se unirem para a exploração do espaço, e nada fazer para a preservação deste planeta.
Icarus respondeu:
maio 14th, 2010 às 17:53As evidências de vidas nos planetas de nosso sistema solar (até o momento), são de organisnos primitivos.
E qual é o problema dos organismos serem primitivos? Isso seria um marco científico sem precedentes. Iríamos poder afirmar com certeza que a vida é um processo natural e inevitável.Os criacionistas, neste caso, iriam ter que repensar seus conceitos [ Brincadeira, eu não tenho esta ilusão hahahaha. Já fico aqui imaginando as desculpas esfarrapadas que eles terão que dar... ]
E se houver “vida inteligente”, pela aparência dos planetas, eles ainda nem descobriram a energia elétrica, se for para estudar macaco, aqui tem um monte.
Pergunta de vestibular: De todos os exoplanetas descobertos até hoje, quais foram vistos diretamente?
Ademas, a diversidade de vida na Terra, é fantástica, isto é um milagre, posto que é um fenômeno natural, não visto nos outros planetas do sistema solar.
Você acredita que é um milagre. Quando os cientistas conseguirem entender o processo, lá vai o deus das lacunas ser expulso de mais um lugar.Isto é divino ! O fato desta diversidade de vida, ter origem em um organismo primitivo, ou, na tese criacionista não muda este fato.
A Biologia consegue explicar a diversidade da vida na Terra, sem precisar recorrer a milagres, como acontece no criacionismo.A hipótese de existir um Deus, da vaca ser sagrada, de Buda nascer 24 vezes, do espírito reencanar, do santo comer farofa na encruzilhada, não muda nossa condição de ser humano, portanto iguais em suas necessidades.
O crente, o ateu, o espírita, o católico, o umbanda, o mulçumano, nascem, crescem e morrem em um único planeta.
Prefiro nem comentar essa demonstração de sabedoria.
Neste sentido, embora apoie as pesquisas científicas, me parece uma grande idiotice, as grandes nações se unirem para a exploração do espaço, e nada fazer para a preservação deste planeta.
Você diz isso porque claramente desconhece as tecnologias que foram desenvolvidas pela exploração espacial.
Quanto a salvar o planeta, dá uma lida nisso, quero ver se você vai ter coragem em repetir o que você escreveu:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=celula-combustivel-estreia-mercado-acenando-energia-verde&id=020175100301 -
14. Thiago disse:
maio 31st, 2010 em 14:23André e Abbadon
Eu estava dando uma olhada nos fóruns de discussão na net sobre esse assunto de Hitler ser cristão, e em uma comu apologética no orkut , eu vi um debatedor expor justamente essa posição sobre Hitler (justamente após os crentes chamarem Hitler de ateu e dizerem que o ateísmo só provoca atrocidades) , e um dos donos da comu rebateu esse argumento dizendo que a historiografia refuta totalmente esse argumento, citando 6 historiadores com as seguintes obras :
1. Richard Evans. A trilogia: The Coming of the Third Reich; The Third Reich in Power; The Third Reich at War.
2. Richard Overy. The Dictators: Hitler’s Germany and Stalin’s Russia.
3. David Dalin. The Myth of Hitler Pope
4. Ralph McInerny. Defamation Of Pius XII.
5. Ronald J. Rychlak. Hitler, the War and the Pope; e junto com Michael Novak escreveu Righteous Gentiles: How Pius XII and the Catholic Church Saved Half a Million Jews From the Nazis.
6. Joachin Fest sua monumental biografia de Hitler. e o seu The Face Of The Third Reich: Portraits Of The Nazi Leadership
Além de citar um link extremamente preconceituoso daquele palhaço do Dinesh d’Souza ( http://crentinho.wordpress.com/2008/11/29/hitler-era-cristao/), no qual ele diz que ateus são assassinos e a única coisa que contribuiram para sociedade foi o genocídio.
Enfim, como em geral os crentes odeiam a História e quase sempre estão a deturpando, gostaria de saber qual o parecer de vcs sobre o assunto, sobre essas supostas evidências históricas dos crentes sobre Hitler ser ateu.
André respondeu:
maio 31st, 2010 às 14:36Hitler era um ateu que ia à missa. Ok. Era um ateu onde todos os uniformes da Wermach traziam um símbolo cristão, tinha capelães etc. Engraçado que no exército do ateu Stalin, nada disso existia.
Quanto aos crentes… Bem, eles até “provam” que Jesus existiu…
E eu só queria saber como Pio XII salvou os judeus.
Abbadon respondeu:
maio 31st, 2010 às 21:16Eu fui ver o link que vc me passou.
Me deparei com a seguinte frase:
O historiador Allan Bullock escreve que desde cedo, Hitler “não tinha tempo algum para os ensinos do Catolicismo, considerando-o como religião adequada somente para os escravos e detestando sua ética”
Fui pesquisar a origem da frase.
Encontrei-a citada em apenas 4 sites. Isso mesmo, QUATRO sites. E todos os sites sao religiosos. Cristaos e evangelicos. Nenhum deles sobre historia, ciencia ou algo imparcial.
Procurei variar um pouco. Nao encontrei mais nada.
Depois fui ver a biografia de Allan Bullock. So cita que trabalhou Em alguns livros sobre Hitler, mas nada diz sobre a formacao religiosa do mesmo. Nem sobre ateismo.
Repeti o mesmo procedimento com as frases citadas no referido artigo. Mesmos resultados. Todas foram encontradas apenas em sites religiosos.
Nao ha fontes e referencias no artigo de Dinesh. Nenhuma referencia bibliografica.
E tambem, nao adianta citar “6 fontes” se nao pode dizer ONDE exatamente naquelas fontes diz que Hitler era ateu e faltou referenciar data, local, frase exata, fonte da frase, fotografia ou documento oficial que confirme, contexto da frase, etc.
Citar essas fontes é inutil, se o dono da comunidade nao pode utiliza-las adequadamente para reforçar seu argumento, e comprovar seu ponto de vista.
Logo, meu parecer é que as “provas” dos crentes sao puro lixo. E ainda misturam no saco o Darwinismo, Nietzche, Pol Pot, Mao, etc…
Para mim, é desespero apelativo numa tentativa desastrosa de tentar dissociar Hitler da religiao cristã para nao manchá-la da culpa e responsabilidade (como se ja nao tivessem o bastante) pela morte de milhoes.
Amanha, vao dizer que as bruxas, judeus, sarracenos, pagaos é que sao os culpados da Inquisicao.
Thiago respondeu:
junho 1st, 2010 às 22:20Pois é.
Outro deslize que pode ser notado por parte do Dinesh, é que ele usa como fonte o “Hitler’s Table Talk”, uma fonte que carece de confiabilidade,segundo historiadores como Richard Carrier, uma vez que ela se baseia em “boatos” de oficiais e soldados de Hitler, e tbm por ser uma fonte contraditória, pois hora ela apresenta um Hitler anti-cristão, e hora, cristão.
Achei tbm mto oportuna a sua seguinte frase “Amanha, vao dizer que as bruxas, judeus, sarracenos, pagaos é que sao os culpados da Inquisicao” ; porque isso já é algo que o Dinesh D’souza vem fazendo, chegando a dizer que as Cruzadas foram uma legítima defesa do cristianismo contra o imperialismo e expansionismo islâmico. Mto cômico !
Outra coisa que me chamou atenção por parte do D’souza,é que ele,assim como os crentes( com direito até ao papa), expõe um suposto ” revisionismo histórico”, no qual diz que o ateísmo foi responsável pelas maiores atrocidades, enquanto o cristianismo com suas respectivas atrocidades, produziu um número de mortes mto inferior ao divulgado, segundo fontes históricas (as quais, desconhecidas). Até sugiro a vcs que façam um artigo sobre, uma vez que os crentes estão usando cada vez mais esse tipo de argumento.
E sobre esses “seis historiadores”, outro link citado nessa comunidade foi de um site apologético, que diz ser embasado por esses 6 historiadores. Se vcs quiserem dar uma olhada, o link é este : http://neoateismodelirio.wordpress.com/2010/01/16/seria-o-nazismo-um-empreendimento-cristao/
-
15. Thiago disse:
junho 1st, 2010 em 22:42No mais, eu fiz um achado que é uma verdadeira pá de cal sobre as pretensões dos crentes de tentarem ligar o darwinismo ao nazismo e, se for do desejo de vcs, pode vir até a contribuir a esse presente artigo sobre Hitler ou ao artigo dos típicos erros criacionistas.
Consegui achar uma versão online da Die Bücherei ( a lista da Alemanha Nazista de livros a serem banidos e queimados), e ela não só condena os livros de Charles Darwin, como tbm os considera como pseudo-ciência:
6. Schriften weltanschaulichen und lebenskundlichen Charakters, deren Inhalt die falsche naturwissenschaftliche Aufklärung eines primitiven Darwinismus und Monismus ist (Häckel). (Guidelines from Die Bücherei 2:6 (1935), p. 279)
“Escritos de natureza filosófica e social, cujo conteúdo trata da iluminação pseudo-científica do darwinismo primitivo e Monismo (Häckel).”
O link do achado é de uma publicação totalmente isenta e séria : É o site da Universidade do Arizona >> http://www.library.arizona.edu/exhibits/burnedbooks/documents.htm
Icarus respondeu:
junho 2nd, 2010 às 16:07Caindo de para-quedas na conversa
Uma coisa que a crentaiada sempre “esquece” e que na verdade é a raiz desta questão:
O ser humano, independente do sabor da ideologia adotada, sempre acaba fazendo merda. Nós temos a tendência natural de nos destruirmos. Fato.
Os crentes afirmam que o cristianismo tem o poder de fazer um mundo melhor. Porem, já se passaram 2000 anos de oportunidades de provar isso e até agora nada, nenhum caso de sucesso. Pelo contrário, onde tem uma porção de crentes fundamentalistas, “estranhas” coisas acontecem
.Vide era Bush.Thiago respondeu:
junho 4th, 2010 às 14:17É aquele velho adágio do Steven Weinberg : “Com ou sem religião, pessoas boas farão coisas boas e pessoas más farão coisas más. Porém para pessoas boas fazerem coisas más, é preciso religião.”
Ou como numa frase, cuja a autoria desconheço:”Moralidade é fazer o que é certo, independente do que é dito. Religião é fazer o que é dito, independente do que é certo.”
Os crentes vivem dizendo que só o cristianismo pode oferecer moralidade. Só queria saber como isso é possível através de um livro como a bíblia, que não tem nenhuma fundamentação moral e incentiva a prática de crimes…
-
16. Darksaint disse:
novembro 24th, 2010 em 01:49Alguma vez alguém disse que quem entra na Igreja nunca comete um crime? E sobre essa omissão da Igreja.. Seria absurdo se eu dissesse que me disseram que o papa era ‘refém’ de Hitler?
-
17. cristianorolim disse:
dezembro 10th, 2011 em 18:53Só pela correção histórica, Hitler nasceu em 1889, não em 1899, como diz o texto
-
18. paulojr_mam disse:
maio 4th, 2012 em 19:50Como o povo é cego! Essas pessoas inteligentíssimas da história (as que tiveram influência boa e as que tiveram influências más) tem quotes sobre como o povo é burro, sobre como a religião os escraviza, sobre como o homem tem sido enganado… e elas continuam em sua ilusão!!!
Deixe um comentário
Mas, antes, leia a nossa Política de Comentários. Obrigado por sua participação.
Você precisa estar logado para deixar um comentário.
setembro 17th, 2010 em 08:10
[...] Com pessoas que não leem (ou não querem ler para não saber) fica fácil mudar a história. Podemos ver que não só o nazismo não era anti-religiosos, como tinha até mesmo capelães e era suportado… por quem? Pela própria ICAR. Basta ler o artigo Hitler era ateu? [...]