Contemplem a tabela periódica. Está tudo lá. Só que de todos os elementos que existem, apenas 92 são encontrados naturalmente. Vai até o Urânio e só, acabou, caput. Daí pra frente só elementos sintetizados, criados, fabricados pelo Homem. O que vem além disso são os chamados “elementos transurânicos”. Um deles é o cúrio, elemento batizado em homenagem ao casal Curie, descoberto em 1944 por Glenn Seaborg, Ralph James, e Albert Ghiorso, por meio de bombardeamento do plutônio com partículas alfa. É um elemento tóxico e muito radioativo. Quem tem cúrio, tem medo.
Daí você pensa que só porque ele foi produzido artificialmente ele não pode ser encontrado na Natureza. A Química dá uma risadinha e diz “só porque você quer, kerydinho!” Vestígios de cúrio foram encontrados durante a análise de isótopos de urânio num meteorito de 4,6 bilhões de anos.

Na estranha República Federativa de Banânia, clamor popular sem nenhum embasamento vira decisões judicias. Se bem que
Quando a sonda Galileu se chocou contra Júpiter, muitos ficaram com medo que a pilha atômica que aquela sonda usava detonasse o hidrogênio do Planeta-Deus, incendiasse-o e o gigantão se transformasse numa nova estrela. Será mesmo que isso é possível.
O uso da cannabis como medicamento faz muito sucesso, principalmente por quem não precisa de medicamento nenhum. Claro, vão alegar aquela baboseira que é natural e não pode lhe prejudicar, mas este argumento cai por terra quando você diz para usarem urtiga ou
Ao longo dos anos, estamos ficando com menos pêlos (sim, com acento. dane-se o Acordo Ortográfico!). Se nossos ancestrais eram peludões, atualmente estamos com a pele quase à mostra, com algumas exceções, como os que têm
É que eu não queria um título muito grande, ou teria completado “De nada”. Eu sei que todo mundo odeia Química e o Chris, mas se não fosse por nós, você ainda estaria com expectativa de vida de 20 anos, sendo que aos 12 já estava pedindo pra morrer. Você odeia química, mas adora uma cervejinha, passa perfume, lava esse seu cabelo imundo com shampoo, coloca sal na batata frita, bebe água limpa, usa capinha protetora pro seu celular… aliás, USA celular, escova os dentes, veste camisa de poliéster, dorme tranquilo com seu ar-condicionado, adora pizza, toma remedinho contra dor de cabeça e sal de fruta quando está com ressaca. Continue odiando química e vá morar na savana africana. Lá você pegará malária e vai se ferrar.
Os Estados Unidos da América não é um país perfeito e, claro, tem muitos defeitos, como muitas vezes se meter em problemas alheios, normalmente piorando a situação. Mas a despeito de suas loucuras, eles ainda mantém um certo espírito de coletividade (e isso pode ser exagerado, às vezes, mas são outra cultura). Eles têm vários projetos, como o
Diabetes é uma doença séria. Mais de um quinto da população brasileira acima dos 65 anos sofre desse mal. Os índices sobem a cada ano, ou seja, mais e mais pessoas têm a doença. Não é só um probleminha de açúcar no café da dona Creozonilda. Várias pessoas se tratam com Homeopatia, florais e até benzedeiras. Qualquer relação com o aumento absurdo dos casos e de morte não é mera coincidência.
Se você acompanha Ceticismo.net, seja aqui, nas redes sociais ou no canal do YouTube (os links estão nos botões no topo) sabe o amor que temos por Homeopatia e besteiras similares. Se você nos segue e continua acreditando nesta bosta, você só pode ser masoquista. Se nos acompanha tentando achar algum furo para vir com seus dejetos mentais como “AHÁ!”, só digo uma coisa: “that’s not gonna happen”.
O mundo da Química continua rodeado de maravilhas. Um mundo mais perto de você do que você pensa, ou sequer gostaria. Sim, a Química, por mais que seja a mais odiada das Ciências, é a que permitiu que você tivesse tudo o que tem hoje. Lide com isso.