Do desastre que causa um desastre ainda pior

A prefeitura da cidade do Rio de Janeiro já está com o dito cujo na mão. Todo ano acontece as mesmas chuvas, com as mesmas perdas, com a mesma ação (ou inação) das autoridades. Todo ano as chuvas causam estragos, desabamentos, mortes e o máximo que as "autoridades" fazem é apelar para fundações da cobra sei-lá-das-quantas a fim de pedir, de pés juntinhos, que não chova 3 dias sem parar, independente de qualquer mágoa. O próprio ministro Aloizio Mercadante, afirmou que o governo não tem como impedir mortes neste verão e nos próximos. Se bem que agora ele mudou a conversa dizendo que fará de tudo para conter as tragédias. Políticos e suas volatilidades…

Se você pensa que isso é ruim o suficiente, tenho – não o prazer – mas o dever de lhe trazer mais más notícias (que linda construção para pessoas que não sabe escrever!): estudos indicam que não basta ter uma chuvarada se a Natureza pode nos brindar com algo pior. De acordo com cientistas, chuvas torrenciais não só levam sua casa embora como podem causar até mesmo terremotos.  A Natureza é um primor de perfeição!

Continuar lendo “Do desastre que causa um desastre ainda pior”

Batalha Aérea: Formigas atacam cupins em pleno voo, sem sair chão

Se tem um animal que eu admiro muito são as formigas. Elas são a que melhor guardam semelhanças com o ser humano. São ruins, depravadas, assassinas, escravagistas, psicopatas, maníacas, autocráticas e mais maus que os pica-paus (sim, foi intencional). Aquelas desgraçadas devorariam cada um de nós, mal deixando os ossos pra trás. E como toda elite guerreira, elas se armam de toda forma possível para destruir seu inimigo. Cupins que o digam, pois normalmente são atacados por uma versão insecta de uma bateria antiaérea.

Mas a Natureza é ética

Continuar lendo “Batalha Aérea: Formigas atacam cupins em pleno voo, sem sair chão”

A evolução da beleza da Evolução

Em 1859, as ciências biológicas mudaram radicalmente. Pode-se dizer que a começou o E.D.: Era Darwin, quando o naturalista britânico publicou sua opus maxima, cujo título completo é Sobre a Origem das Espécies por Meio da Seleção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida. Bem, se as pessoas já se assustam com um parágrafo de blog hoje, um título quilométrico desse é capaz de fazer muitas pessoas saírem correndo gritando, ou tascar logo um TL;DR. Antigamente não era muito diferente, o que se perpetuou até hoje, quando um bando de apedeutas ainda insiste em dizer que Darwin falou que a) O Homem veio do macaco (examinando alguns comentários que aparecem aqui, acho que alguns vieram das antas) e b) A Natureza seleciona o mais forte.

A obra de Darwin não tinha o que poderíamos chamar de apelo estético. Nada de fontes muito caprichadas ou diagramações supimpas, o que separa homens de meninos. Se por um lado tivemos o "feio" livro da "Origem das Espécies" sem nenhum fru-fru, pelo outro temos o festival de dizáine daquela bosta de "O Segredo". Agora, uma artista especializada em História Natural resolveu dar uma contribuição ao tio Darwin, preparando belíssimas ilustrações para uma edição da obra de Darwin.

Continuar lendo “A evolução da beleza da Evolução”

A história do mineral que guiou os Vikings

Vikings são um dos povos que mais desperta curiosidade. Desde seus rituais sangrentos durante uma cerimônia fúnebre, segundo o mentiroso Heródoto (o qual pode ter relatado muitas coisas, mas também inventou um monte de besteiras, além de colocar deuses e divindades no meio de acontecimentos que ele sequer presenciou), até o proverbial – e igualmente fantasioso – capacete com chifres, os vikings sempre despertaram mais que a curiosidade, mas até mesmo sensos nacionalistas, chegando ao ponto de servirem de inspiração para Himler, que usou a Siegesrune dupla como símbolo da infame Schutzstaffel, conhecida e temida pela sua sigla: SS.

Como eles estavam já navegando por aí uns 900 anos antes de idiotas resolverem ter a "brilhante" ideia de exterminar a metade do mundo (e muito provavelmente escravizar a outra metade), os vikings não podem ser culpados disso e quase mil anos depois, ainda estamos tentando entender como aquele pessoal se aventurava no mar com um barco que não oferecia grande abrigo, além de suas técnicas de navegação.

Continuar lendo “A história do mineral que guiou os Vikings”

Galileu, fofocas e corpos que caem

Galileu Galilei é uma das mais memoráveis figuras da Ciência. Pode-se dizer que ele foi quem começou a Ciência Moderna e pai do Método Científico. Galileu era, sobretudo, um experimentalista, pouco se importando com as besteiras aristotélicas e platonianas de sentar a bunda numa cadeira e ficar apenas pensando no Universo, sem fazer nenhuma experiência para validar suas ideias. Muitas histórias acercam esta lendária figura, mas boa parte dela não é verdadeira.

Vamos dar uma olhadinha no Livro dos Porquês!

Continuar lendo “Galileu, fofocas e corpos que caem”

Química das Bruxas: exploda a sua abóbora!

Mimimi, mas hoje nem é mais Dia das Bruxas, é dia de venerar os mortos, pois Dia das Bruxas é coisa dos imperialistas americanos com pacto com o diabo e a imprensa golpista. Temos que respeitar as tradições brasileiras e… e…

CHEGA! A questão é simples: o site não é SEU. Posto o que quiser, no dia que me der na telha.

Recebi um e-mail sugerindo um vídeo que eu achei muito legal (bem, eu também "leio" 9GAG nas horas vagas), mostrando poder sobrenatural da Química.

Continuar lendo “Química das Bruxas: exploda a sua abóbora!”

Blenídeos: Quando a Evolução salta aos olhos

Sempre acabo ouvindo aquele blábláblá de idiotas que enchem o saco pedindo por provas da Evolução, como peixes pulando fora d’água e virando sapos. Infelizmente, não podemos mostrar um peixe virando sapos, já que não temos nenhuma bruxa disponível; entretanto, exemplos de peixes vivendo por algum tempo fora d’água não é novidade, a não ser para aqueles que não fazem ideia do que a palavra "escola" significa. Se bem que eu tenho que reconhecer que o Ensino anda tão ruim que tais informações não são passadas, pois não caem no vestibular e os livros didáticos são uma bela porcaria).

Como aqui o principal objetivo é informar, não posso me furtar em trazer até vocês, respeitável público, ele, o incrível, o inigualável, o fantástico… BLENÍDEO SALTADOR!

Continuar lendo “Blenídeos: Quando a Evolução salta aos olhos”

Como a TV pode fazer a diferença no Ensino

Eu não gosto de televisão. Nada contra, eu só não aprecio o que é apresentado em maioria. No máximo, eu curto filmes e documentários. Eu ADORO documentários. Vejo de tudo, nem que seja para falar mal depois, frente ao monte de besteiras que são apresentadas (estou olhando para você, Zeitgeist!) Nunca pensei em computadores como ferramentas para aprendizado, apenas. Eu, particularmente, acho que eles mais atrapalham do que ajudam, e isso é devido à mentalidade de alunos e de alguns professores. Como toda ferramenta, o PC pode ter dois usos, e se você acha que ferramentas não inspiram usos errôneos, pergunte ao macaco que descobriu que usar um osso da perna para baixar a porrada nos seus coleguinhas o que ele acha.

Continuar lendo “Como a TV pode fazer a diferença no Ensino”

Quando e como o oxigênio apareceu

Uma das maravilhas químicas que aconteceram na Terra, ao meu ver, foi quando o oxigênio passou a existir na atmosfera. Até então, apenas bactérias anaeróbias, fungos e alguns toscos que caem de paraquedas aqui poderiam “respirar”. Quando eu falo de “respirar” não quero dizer estufar o peito e encher os pulmões de ar, já que há cerca de 3 bilhões de anos ninguém tinha pulmão, nem mesmo sapos tinham e por motivos óbvios. Aos poucos, isso foi mudando, até chegarmos na maravilhosa mistura de oxigênio e nitrogênio que temos hoje; entretanto, novas pesquisas indicam que o aparecimento do oxigênio pode ter acontecido antes do que se imagina. Saberemos mais sobre isso com o Livro dos Porquês.

Continuar lendo “Quando e como o oxigênio apareceu”

O ataque da Lula Zumbi

Eu, sinceramente, nunca fui atraído por cozinha japonesa. Não vou com a cara de sushi, fico longe de sashimi e detesto o cheiro de yakisoba. Sem falar que eu odeio miojo; Nihil que coma aquilo. Eu sou um maldito gaijim que prefere um bom bife e danem-se as vaquinhas. Não satisfeito ainda tenho que ver que depois de anos jogando lixo de qualquer jeito pelo mundo afora, os japoneses agora são vítimas do dr. Gori. Chegou a hora do poder dos seres das profundezas tomarem o lugar e exterminarem a humanidade, onde lulas mortíferas voltarão à vida e seus tentáculos… bem, você não vai querer saber o que acontecerá.

Este é o levante das Lulas Zumbis. É mais um capítulo do Livro dos Porquês.

Continuar lendo “O ataque da Lula Zumbi”