Enem, Platão e a falta de leitura

ENEM 2016. Fora o show de horrores que foi a galerinha atrasada, o que mais reclamaram é que, como sempre, as provas estavam difíceis; dentre elas, a prova de Química, que mencionou um texto de Platão sobre os estados físicos da água.

Boa parte não entendeu, alguns ficaram confusos, mas em última análise, a pergunta se resumia em “o que acontece quando o gelo derrete”. O problema, mais uma vez, está na Língua Portuguesa.

Continuar lendo “Enem, Platão e a falta de leitura”

Um passeio pela Estação Espacial Internacional

A Estação Espacial Internacional, ISS, não é a maior máquina que a Humanidade já construiu. Mas é fascinante. É como terem construído o primeiro navio capaz de singrar o oceano. É linda e maravilhosa. A nossa aventura aqui, bem na nossa porta. Insignificante perante o universo, mas majestosa, quando um pontinho brilhante passa pelo Céu.

Eu queria poder ir lá, mas sei que isso não acontecerá. Tem gente muito melhor que eu lá trabalhando, e aquilo não é um passeio. Ainda assim, fazem coisas maravilhosas, e trazer imagens impressionantes. Como este filme que veremos a seguir.

Continuar lendo “Um passeio pela Estação Espacial Internacional”

Sensor fluorescente para diagnóstico barato de fibrose cística

Fibrose cística é uma bosta de doença. Tendo causa genética e hereditária, esta tristeza é causada por um gene que deu bug, sendo transmitido tanto pelo pai quanto pela mãe. Esta doença leva ao mal funcionamento das glândulas exócrinas que produzem substâncias (muco, suor ou enzimas pancreáticas) mais espessas e de difícil eliminação. Os ductos pancreáticos são inundados pela secreção mais viscosa, o que impede as enzimas digestivas atuarem no intestino, acarretando má absorção de nutrientes, maior número de evacuações diárias e eliminação fezes volumosas, com odor forte e gordurosas. O fígado acaba sofrendo inflamação por causa do acúmulo de bile e se desgraça pouca é bobagem, o aparelho respiratório se ferra de vez, com o pulmão produzindo um muco espesso que acaba obstruindo as vias aéreas e virar um lindo e charmoso viveiro de bactérias.

Seria legal se pudéssemos ter um sistema de diagnóstico eficiente, certo? Bem, um novo teste de diagnóstico para a fibrose cística promete uma maneira mais barata e mais fácil de detectar a doença. Com aquela coisinha inútil, segundo o deputado Izalci Lucas, chamada “Química”.

Continuar lendo “Sensor fluorescente para diagnóstico barato de fibrose cística”

Pesquisa estuda como plantas podem ser usadas para detectar explosivos

Venenos não são legais. Contaminantes não são legais. Tudo o que não for natural e não deveria estar num determinado lugar não é legal. O problema é semelhante a xixi na piscina: depois que está lá é difícil tirar, mas, como sempre, podemos dar um jeito. Exceto no caso do xixi.

Remover contaminantes do solo não é nenhum problema, ainda mais tendo tempo e dinheiro. A questão é que é um processo complicado, demorado e caro. Nem sempre se age com a rapidez necessária antes dos contaminantes se espalharem e caírem em lençóis freáticos, alastrando-se pelo subterrâneo. Será que há alguém que pode nos defender?

Sim, existem heróis anônimos capazes disso. São os químicos.

Continuar lendo “Pesquisa estuda como plantas podem ser usadas para detectar explosivos”

Time Lapse do gelo no Oceano Ártico

Eu me lembro do Molion e Felício, dois “cientistas” que defendem que Aquecimento Global não existe. Deles, o meu preferido é o Ricardo Felício, que disse que não existe camada de ozônio, o que prova que um país que não desenvolve tecnologia aeroespacial está fadado a ser visto como piada em outras partes do mundo, pois estará sabendo menos ainda que o João Neve.

A nova animação da NASA mostra o movimento do gelo do Oceano Ártico, com a grande massa de água congelada diminuindo, mediante os efeitos do aquecimento das águas e da atmosfera.

Continuar lendo “Time Lapse do gelo no Oceano Ártico”

Menina quase é eletrocutada e acaba enterrada que nem tatu

Meu nome é Barry Allen e sou o homem mais rápido do mundo! Um acidente me tornou o impossível. Para todo o mundo, sou um cientista forense, mas secretamente uso a minha velocidade para combater o crime e achar outros como eu, e um dia, encontrarei quem matou minha mãe e terei justiça para o meu pai. Eu sou…

Com certeza, você não é Muskan Begum, uma menina indiana de 12 anos que teve a desventura de ter pais retardados. Ela sofreu um acidente elétrico, mas não foi rápida o bastante de ralar peito dali. Acabou sendo enterrada viva pelos pais, porque, sei lá. Afastar o mal, segundo disseram.

Eletrizando a sua vida com bobagens chocantes, esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Menina quase é eletrocutada e acaba enterrada que nem tatu”

Pesquisa aponta que astronautas também sofrem com sérios problemas de coluna

O Espaço Sideral é maravilhoso. Ou seria, se não fosse a falta de oxigênio e pressão atmosférica, microgravidade, temperaturas próximas ao zero absoluto ou muito quentes, dependendo se você está virado pro Sol ou não, raios cósmicos que farão muita coisa com o seu DNA, menos lhe dar poderes fantásticos, meteoritos do tamanho de um grão de areia “voando” a 30 mil km/h… enfim, o Espaço te odeia e fará tudo para acabar com o seu dia. Podiam chamar de “Sogra Sideral” que seria a mesma coisa.

Se desgraça pouca é bobagem e queijo, em francês, é fromage, pesquisadores mostram como astronautas são extremamente sujeitos a terem problemas de coluna. Show, né?

Continuar lendo “Pesquisa aponta que astronautas também sofrem com sérios problemas de coluna”

O nascer e pôr da Terra em alta resolução

A Lua sempre nos fascinou. Ela estava lá. Bem na esquina. O único astro mais próximo da gente e que nos acompanha desde milênios sem tentar nos matar. Dinossauros que o digam. As máquinas já foram lá. o Homem já foi lá. Mais máquinas voltaram lá. Voltaremos a pisar nela um dia mais uma vez? É difícil, já que é mais desafiador ir à Marte, e mais recompensador, também, nem que seja para comer umas batatas fritas com Mark Watney.

Em 2007, a sonda Kaguya, lançada pela Jaxa, a Agência Espacial Japonesa, tirou várias fotos. Agora, essas fotos em alta resolução foram liberadas, E é simplesmente… LINDO!

Continuar lendo “O nascer e pôr da Terra em alta resolução”

Os fantasmagóricos sons de Júpiter

O Senhor dos Planetas tem segredos. Alguns desses segredos são bem secretos. O que se esconde lá? Na certa, seres vivos, pois há homens bons morando no interior de Júpiter, segundo a Revista Espírita, Ano I, Março de 1858, nº 3. Hoje sabemos que não é bem assim. Ou será que não?

Quando uma sonda da NASA fez a sua primeira órbita completa em torno de Júpiter, um instrumento Universidade de Iowa gravou sons do Planeta-Deus. Sons aterrorizantes. Almas? Espíritos? Monstros? Inferno?

Prepare-se para o medo. Aqui o som das almas de Júpiter!

Continuar lendo “Os fantasmagóricos sons de Júpiter”

Como pássaros mergulham com segurança em altas velocidades?

Eu não sei se você foi a alguma praia. Espero que tenha ido e visto aves mergulhando para “pescar”, isto é, pegar a sua refeição peixística, descendo rápido à beça, muitas vezes chegando a 80 km/h. se eu e você mergulhássemos rápido assim, estaríamos ferrados, mas isso porque não fomos selecionados para fazer esta insanidade.

Uma pesquisa da Virginia Tech procura explicar como as penosas conseguem dar estes mergulhos em velocidade mucho loka.

Continuar lendo “Como pássaros mergulham com segurança em altas velocidades?”