Como é feita a datação de fósseis?

Fósseis são vestígios de seres vivos que viveram há muito, muito tempo. Desde um esqueletão de dinossauro até pegadas, passando por impressões “carimbadas” na rocha e até mesmo pinturas rupestres. São as verdadeiras amostras de vidas passadas que são analisadas pelo presente. Paleontólogos estudam fósseis e a sua primeira pergunta é “quando eles viveram”.

Há muitas técnicas para se datar fósseis, como o famosíssimo Carbono-14. Mas existem outros métodos. Bóra conhecer um pouco mais sobre eles. Esta é mais uma edição do seu LIVRO DOS PORQUÊS em vídeo.

Continuar lendo “Como é feita a datação de fósseis?”

As falhas que dizem de onde vem o metano natural

Geologia é uma coisa meio complicada. Não é uma questão apenas de ficar observando pedrinhas (nesse momento, geólogos querem me matar), mas um estudo que deve analisar todo tipo de formação rochosa e datá-las. É um processo longo e complicado. Longo até mesmo para padrões de uma ciência que trabalha com um histórico de milhões e milhões de anos.

Entender as rochas é entender até como viemos parar aqui, bem como isso influenciou nosso mundo, nossa civilização. Emissões de metano afetam nosso planeta, por ser um poderoso gás de efeito estufa, já que ele chega lá em cima e se transforma em dióxido de carbono e aí a caca está feita. Muito dessa informação é obtida apenas datando rochas.

Continuar lendo “As falhas que dizem de onde vem o metano natural”

A Energia de Naves Espaciais

Toda máquina precisa de uma fonte de energia, e naves espaciais não são uma exceção. seu carro funciona com gasolina, álcool ou gás natural, mas fica um pouco difícil levar isso tudo lá pra cima e reabastecimento é algo praticamente impossível mediante nossa atual tecnologia. Assim, naves como o Curiosity da NASA, perambulando por Marte, precisam de alguma forma de fonte de energia.

Pesquisadores do JPL desenvolveram um sistema de geração de energia por radioisótopos, que por meio de liberação de energia térmica, conseguem produzir eletricidade para alimentar os circuitos do Curiosity. Neste vídeo que eu legendei aprenderemos um pouquinho a mais sobre isso.

Continuar lendo “A Energia de Naves Espaciais”

6 Perguntas Rápidas sobre Ciência respondidas

Sempre nos deparamos com algumas dúvidas, curiosidades e questões que vivem martelando nosso cérebro, ou que surge de uma hora pra outra. Planta respira gás carbônico de dia e oxigênio de noite? Há vida em outros planetas? É verdade que o vidro é líquido e, por isso, escorre com o passar do tempo?

Aqui responderemos perguntas de forma rápida, daquela forma que sacia a curiosidade momentânea, mas desperta interesse em saber mais. Bem, pelo menos é isso o que eu espero.

Continuar lendo “6 Perguntas Rápidas sobre Ciência respondidas”

Crateras de dinossauros ajudam a saber sobre a história de nossos avós

Existe criacionista retardado (desculpem o pleonasmo) que realmente acha que homens e dinossauros conviveram. Tem até imagenzinha lindinha de homens cavalgando dinos, como esta aqui ao lado (não é que seja Jesus, não é. Mas bem que parece. Até tem a cara de quem nunca tomou banho). Ainda assim, dinossauros podem nos ajudar em muita coisa; como encontrar vestígios de hominídeos, mesmo estes tendo aparecido muito tempo depois.

Mas as crateras… ah, as crateras ainda estão lá…

Continuar lendo “Crateras de dinossauros ajudam a saber sobre a história de nossos avós”

Um ano na vida do gás carbônico

Gás carbônico (CO2) é um poderoso gás de efeito estufa. As emissões sobem anualmente, mas há quem enterre a cabeça na bunda e finge que não vê. O vídeo a seguir foi feito por modelagem computacional mediante dados obtidos por satélites. Dá pra ver bem o tamanho do problema.

O vídeo a seguir mostra como é essa dispersão de CO2 na atmosfera ao longo do ano, dando prosseguimento ao meu projeto de escolher vídeos da NASA e legendá-los em PT-BR. Enjoy!

Continuar lendo “Um ano na vida do gás carbônico”

Pesquisa cria técnica para sequestrar o CO2 e enterrá-lo de vez

Para alguém que não é ignorante em Ciência, grandes emissões de gás carbônico são um problema sério. CO2 é um gás de efeito estufa e há uma emissão crescente de indústrias, automóveis, queimadas etc. não é preciso ser um gênio para saber que se produzimos grandes quantidades desse gás, e ele vai para atmosfera, o resultado é elevação da temperatura global.

Acordos climáticos acabam impondo restrições na emissão de gás carbônico na atmosfera, mas aí fica o problema: o que fazer com o que é produzido? A resposta seria varrer para baixo do tapete, ou, pelo menos, arrumar um lugar para enfiar este gás, sem ser este que você está pensando, seu mal-educado.

Continuar lendo “Pesquisa cria técnica para sequestrar o CO2 e enterrá-lo de vez”

O fenômeno da Superlua explicado pela óptica

O fenômeno da Superlua ocorre quando o nosso satélite se situa a não mais de 10% do seu ponto mais próximo da Terra no percurso da sua órbita (o perigeu). Isso faz com que ela tenha um tamanho aparente no céu entre 10-14% do que costuma aparentar. Algumas pessoas tentam ver diferença, mas quando levamos em conta as dimensões aparentes, é querer muito ver algo imenso.

Mas como as fotos mostram a Lua tão imensa? Como eu vejo a Lua no horizonte parecer maior do que quando a olho no céu?

Continuar lendo “O fenômeno da Superlua explicado pela óptica”

Implante faz paciente com ELA voltar a se comunicar

Não que exista doença boazinha, mas algumas são mais cruéis que outras, como é o caso da esclerose lateral amiotrófica (ELA). Esse problema de ordem neurológica faz com que a pessoa fique literalmente trancada em si mesma, tendo pouca ou nenhuma condição de se comunicar. Nem todo mundo é Stephen Hawking e pode andar com aquele aparato todo, e mesmo que tenha, bem, Ciência não se preocupa se algo funciona. O mote da Engenharia é “se algo não pode ser melhorado, é porque está quebrado de vez”.

Agora, uma técnica vem para ajudar as pessoas. E… bem, que o pessoal da Filosofia (aquela coisa importantíssima que nunca dizem pra serve) não nos ouça, mas uma paciente testou um implante direto no cérebro e conseguiu se comunicar. Sim, eugenia, eu sei. Fazer o que se cientistas querem melhorar a vida das pessoas?

Continuar lendo “Implante faz paciente com ELA voltar a se comunicar”

O caso do ciclone que destrói o gelo marinho do Ártico

No final de 2015 e início de 2016, um ciclone extremamente quente passa pelo Atlântico Norte, provocando degelo de boa parte das camadas mais finas de gelo marítimo. Os pesquisadores da NASA acompanham de perto com o Atmospheric Infrared Sounder (AIRS).

Lembraram do outro vídeo que publiquei mostrando o time lapse do degelo do Ártico? Só boas notícias, né? Bem, realmente tem boas notícias. Agora, passarei a publicar alguns vídeos da NASA, com a legenda traduzida para PT-BR. Espero que gostem. Se não gostarem, compartilhem o canal enquanto me xingam para os seus contatos.

Continuar lendo “O caso do ciclone que destrói o gelo marinho do Ártico”