Ecopower: um cartão para diminuir a sua conta de luz

Hoje em dia, saúde é coisa séria. Assim você tem que se preocupar com a sua integridade e, convenhamos, o mundo moderno é muito perigoso. Pois eles estão lá, à espreita. Monstros invisíveis, criaturas assassinas, seres infernais que farão de tudo para acabar com a sua vida da forma mais horrenda possível.

Mas eles, os íons, monstros psicopatas, não irão nos fazer mal. O incrível ecopower irá nos salvar, e ainda economizar cerca de 30% na conta de luz. CALMA, NÃO LIGUE AINDA!

Continuar lendo “Ecopower: um cartão para diminuir a sua conta de luz”

Um álbum de família do Sol

Enquanto você se preocupa com as fanfics que rolaram nas eleições, besteiras vindas pelo WhatsApp, maluquices em geral, resultado de jogo de futebol entre outras coisas, deixe-me compartilhar algo que eu acho legal. O Sol. Sim, o Sol, nosso amigo Sol, que está lá, que é longe daqui. Entre várias “fotos” que foram tiradas no alvorecer da fotografia, quando ainda se chamava daguerrótipos, o Sol estava lá, lindo e imponente.

Continuar lendo “Um álbum de família do Sol”

Uma beleza infinita elevada ao quadrado

Fotografar à noite é legal, mas é uma droga. Sim, eu já tentei. Fica lindo com aqueles zilhões de granulações aparecendo, mesmo com flash (óbvio que não era flash profissional). Fotografar céu noturno? Piorou! Não só fotografar na cidade é perda de tempo, por causa da poluição luminosa, como sempre é melhor usar máquinas mais… caprichadinhas.

Uma dessas gracinhas é a ME20F-SH da Canon. Uma camerazinha safada de apenas 2,2 megapixels. Uma merreca. Pouca coisa. Ela só está custando quase umas 20 mil doletas. Deve ser por causa do seu absurdo ISO 4 milhões (sim, QUATRO MILHÕES!!). Esta bagaça capta a luz de qualquer coisa, e é por isso que Bem Cannales a usou para o seu time lapse. Um absurdo de bonito!

Não vou nem falar muito. Olhem que lindeza!

Continuar lendo “Uma beleza infinita elevada ao quadrado”

“Sientista” descobriu como Gravidade funciona. E-HEY!

Por séculos, corpos caindo sempre fascinaram os homens. Por que uma pedra cai, mas um pássaro, não? Por que pedras de tamanhos diferentes caem em tempos diferentes? Será que tudo o que avoa voa na avoada? Quem matou Odete Roitman? Bem, novas e importantes pesquisas estão desvendando a mais conhecida e misteriosa força da Natureza: a Gravidade.

Um pesquisador chegou com algo revolucionário, incrível e fantástico. Ele esgotou o assunto fazendo luminares da Física caírem de joelhos, pois ele descobriu como ocorre a gravidade!

Continuar lendo ““Sientista” descobriu como Gravidade funciona. E-HEY!”

Bruxaria do dia: Pode-se digitalizar livros sem abri-los

Há a expressão que determinada coisa ou pessoa é “um livro aberto”, significando que é facilmente “lido”, isto é, facilmente de se conhecer e antecipar as atitudes. Isso, obviamente, vem do conceito que é preciso abrir um livro para se conhecer o conteúdo lá dentro, e um livro aberto é muito mais fácil de se saber o que tem dentro. O problema é que livros antigos, verdadeiras raridades, não podem ficar expostos ao ar, ou sus páginas irão se deteriorar rápido. Em contrapartida, é um crime ter uma preciosidade dessas e não desvendar os segredos de suas páginas. Pode a Ciência ajudar?

Sim. Ela entrega uma garrafa pro estagiário e diz “segura minha cerveja que eu vou ler este livro sem abrir”.

Continuar lendo “Bruxaria do dia: Pode-se digitalizar livros sem abri-los”

Os negros pontos invisíveis e uma ameaça perto de você

Vamos direto ao ponto, pois detesto dourar pílulas: Seu cérebro é uma bosta e seus olhos, uma merda. Você pensa que eles são ótimos, mas isso é só porque você só tem eles. Se tivessem coisa melhor, trocariam na mesma hora. Alguns alegam que esses órgão são a prova definitiva de um projetista inteligente. Bem, se isso é o melhor que ele pode fazer, não estou minimamente impressionado.

Você tem todo direito de amar todos os seus órgãos, mas eu sou obrigado a dizer que eles funcionam muito mal. Uma prova disso é que nem um ponto preto você consegue enxergar direito.

Continuar lendo “Os negros pontos invisíveis e uma ameaça perto de você”

Proxima Centauri mais próxima de você do que você imagina

Se você não mora numa ostra, sabe da descoberta de Proxima Centauri, uma estrela do tipo anã vermelha, que dista da Terra a ridícula distância de 4,22 anos-luz. A luz demora pouco mais de 4 anos para chegar até lá, o que é praticamente a mesma coisa que levantar do sofá e ir ajeitar o quadro pendurado na parede em frente, em termos astronômicos. Essa estrelinha que brilha, brilha, mas ninguém a vê por ser pequenininha, foi descoberta em 1915 por Robert Innes, sem a ajuda de um astrólogo, já que eles nunca conseguem perceber a ação de corpos celestes que não foram descobertos ainda.

A estrela possui um exoplaneta chamado Proxima Centauri b, que foi anunciado em 24 de agosto de 2016. Estima-se que como ele está em algo semelhante como a Goldlock Zone, possa ter vida lá, embora que ache que é muito cedo para afirmar isso.

Continuar lendo “Proxima Centauri mais próxima de você do que você imagina”

Eppur si muove: A Terra que não está parada

Vocês sempre podem contar com vídeos em Time Lapse. Eu os adoro e sempre que possível postarei aqui. Ele mostra lugares que muitos de nos não iremos, numa faixa de tempo que escapa a nossa percepção. Não estamos preparados para o muito lento e o muito rápido.

Normalmente, as fotos são com um plano fixo, com o céu se desvelando por cima, num imenso balé cósmico, embora saibamos que não é bem assim. Nós que estamos bailando pelo Cosmos. Então, não seria mais lógico que nos time lapse a Terra é que estivesse se movendo?

Continuar lendo “Eppur si muove: A Terra que não está parada”

O caso da universidade que odeia Ciência mas adora bola de plástico

Nada como a idiotice generalizada. Ela é manifestada de diversas maneiras, de diversas formas. Não que o mundo tivesse que fazer sentido. Como disse o Tom Clancy, a ficção precisa fazer sentido, a realidade, não. Só que alguns abusam do direito de serem idiotas. Um exemplo é o perfil do pessoal de Astronomia da USP. Daí o divulgador científico vai ajudar, o que acontece? Os bundões ficaram boladinhos. Mas do que o André está falando? Tem mesmo que fazer estas aberturas assim?

Ter, não tenho, mas o blog é meu. Clique para continuar lendo. Ou não.

Continuar lendo “O caso da universidade que odeia Ciência mas adora bola de plástico”

Método Científico

O método científico é o ABC de como proceder numa pesquisa. É um exercício intelectual, a estipulação das hipóteses, o levantamento de uma ideia, o raciocínio sobre o  que está acontecendo. Depois, vem as análises, os experimentos, as comprovações ou não de resultados.

A ciência nunca foi anárquica. Pelo menos, não quando ela deixou de ser mera curiosidade para uma busca de entendimento da Natureza. Hoje, temos milhões de cientistas em todo o mundo e todos eles seguem os preceitos básicos do Método Científico, e é isso que nos salva de charlatões.

Continuar lendo “Método Científico”