Voz dos Alienados 84

Eu já estava entediado. Meus crentes de estimação estavam muito quietinhas, brincando com o roletezinho, e eu trocando água e comidinha. Eles estavam felizes, mas eu estava macambúzio, sorumbático e cogitabundo. Entre suspiros e ai-ais, eu lembrei dos áureos tempos em que diariamente eles se lembravam de mim e corriam para despejar sua montoeira de insânias. Tédio, ó, tédio. Mas eis que alguns se lembraram de mim. EU EXISTO! EU EXISTO! Yippee ki-yay, motherfucker!

Aqui vai mais um exemplo que nossas esperanças nunca são em vão, pois sempre teremos eles. Eles com suas vozes. A VOZ DOS ALIENADOS!

Continuar lendo “Voz dos Alienados 84”

Afinal, pode-se estocar vento?

Resposta TL;DR: Não, seu energúmeno!

Um monte de gente veio no e-mail encher o saco com esse negócio de “armazenar o vento” por causa do vídeo da Dilma, porque 1) São burras demais para não saberem algo que colégios ensinam; 2) Má vontade de prestar atenção, criando besteiras.

Não que eu seja eleitor de Dilma ou favorecido do Aécio. No máximo sou fã do Eduardo Jorge, nosso Gandalf. Afinal, essa baboseira de estocar e armazenar vento procede? De onde a Dilma tirou isso?

Aqui vai um Livro dos Porquês escrito com má vontade.

Continuar lendo “Afinal, pode-se estocar vento?”

Pesquisa estuda técnica de congelar gás carbônico para não mandá-lo para a atmosfera

Diferente do que ministros de Ciência e Tecnologia de países que odeiam a ciência pensam, aquecimento global existe, é fato, e não é porque você redigiu lei contra inovações tecnológicas que a verdade deixará de existir. Temos gases de efeito estufa sendo jogados às toneladas na atmosfera, além de solo permafrost recheadinho com gás metano, que também é agente de efeito estufa, e mesmo que não fosse, ao subir as camadas superiores ele acaba sendo detonado, virando CO2.

Mas e se invertêssemos o processo? E se nós congelássemos o gás carbônico produzido pelas indústrias, afim, não só removê-lo da atmosfera, mas para reaproveitá-lo, também.

Continuar lendo “Pesquisa estuda técnica de congelar gás carbônico para não mandá-lo para a atmosfera”

Borobudur: Um passeio pelo centro do Universo budista

Om. Ooooooooooom. Shanti Om. Shaaaaaaanti Shanti Ooooooooooom.

O mistério cerca Borobudur (não confundir com Barad-Ûr). Ninguém sabe com certeza detalhes particulares de sua construção. O que se sabe é que Borobudur, um dos maiores templos budistas do mundo e fascina pela sua imponência, serenidade, espiritualidade e cultura de um povo que já não mais existe, uma cultura de séculos no passado que muito se perdeu nas brumas do tempo.

Eu sei que você está cansado de ir pra Disney, Orlando e Miguel Pereira. Já pensou em Borobudur?

Continuar lendo “Borobudur: Um passeio pelo centro do Universo budista”

Sais hidratados são prova de água líquida em Marte. Talvez, quem sabe?

Não é de hoje que a NASA procura água em Marte (na verdade, em todos os planetas, meteoros, aerolitos, aerolotes etc.) Mas parece que finalmente encontraram água líquida. Será? Não se sabe. Então, antes de prosseguir, devemos ter em mente que todas as medições foram indiretas, isto é, ninguém viu água por lá, propriamente dita. Ou viram, mas em forma de calotas polares, apesar que uma pesquisa da NASA também indicava que a calota polar do Pólo Sul marciano estava derretendo.

Agora, imagens trazidas pela Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) mostram mais indícios de termos água líquida fluindo por lá de forma intermitentemente. Mas, calma lá. Não tem nenhum rio, ok?

Continuar lendo “Sais hidratados são prova de água líquida em Marte. Talvez, quem sabe?”

Cineastas, eu não quero saber da sua opinião sobre Ciência

Lembram quando Jim Carey falou sobre vacinação? As pessoas têm a tendência de dar ouvidos a leigos. Bastou ser famosinho, todo mundo dá ouvidos. Afinal, para que ouvir os especialistas e demais profissionais da área? Semelhante a isso foi o caso das bobagens cavalares que o Fernando Meirelles disse num encontro de abraçadores de árvores. Ele agora se julga ambientalista. Aham, tá. Segundo Meirelles, cientistas precisam falar mais a linguagem do povão e não vir com gráficos, dados, estatísticas e tudo o que forma a ciência. Ele quer coisinhas lindinhas que tocam o coração. Isso explica porque canais de Ciência como o Discovery passou a veicular aqueles programas para retardados mentais. Mais novela, menos comprovações, foi o que entendi da retórica burra do Meirelles.

Divulgando a imbecilidade alheia junto com muita Ciência, esta é a sua SEXTA INSANA!

Continuar lendo “Cineastas, eu não quero saber da sua opinião sobre Ciência”

Bactérias (e não ONG) combatem a intolerância

Pesquisas recentes indicam um aumento da prevalência de intolerância à lactose. Mas se formos bem honestos, tolerância à lactose é algo bem recente. Até a cerca de 9000 anos, o único leite que tomávamos era o de nossas mães. Daí, apareceu mutações genéticas que nos deram os poderes X-Men de podermos ingerir leite de outros mamíferos. O poder nutricional do leite ajudou no assentamento de pessoas, já que bastava ter uma dona Mumu ali no estábulo (na verdade, nós praticamente “inventamos” as vacas, já que elas não existiam naturalmente) e tínhamos comida, diminuindo a necessidade de sair pra caçar, e virar caça, como efeito colateral. Povos que ser alimentavam muito de leite, por seleção natural, esta danada, têm menor tendência a ter intolerância à lactose. O Brasil, país marcado pela alta taxa de miscigenação, chega a 40% de intolerantes à lactose e países do extremo oriente, como Japão, chegam a ter 90% de intolerantes à lactose.

A Ciência nos deu a capacidade de extrairmos a lactose dos laticínios, mas será que temos a capacidade de fazer com que intolerantes à lactose possam mudar esta condição? Sim, podemos. Chupa, Mãe Natureza!

Continuar lendo “Bactérias (e não ONG) combatem a intolerância”

Cientistas eugenistas fazem ex-soldado voltar a andar

O mundo desabou na cabeça do capitão Trevor Greene, do Regimento de Infantaria The Seaforth Highlanders of Canada. Esses caras não dizem “desculpe” depois de te mandar um pombo sem asa nas fuças. O cap. Greene estava com sua tropa em alguma aldeia de Kandahar, uma região esquecida por Deus, Jeová, Alá, Shiva, Quetzalcoatl ou qualquer outro deus da sua preferência. Durante a última reza do dia, os soldados, comandados pelo capitão Kevin Schamuhn, deram uma pausa e retiraram os capacetes e depuseram as armas para mostrar aos aldeões que eles eram amigos, brincando com as crianças.

Apesar de soldados, tinham certa ingenuidade ao não perceber quando chamaram as crianças para que ficassem longe dos soldados. Foi aí que eles foram atacados… à machadadas. Greene teve um ferimento grave, ganhando daquele povo que ele tentou ser amigo uma séria lesão cerebral. Muitos achavam que ele partiria dessa pra melhor, mas ele sobreviveu, ainda que numa cadeira de rodas. Mas poderíamos fazê-lo andar de novo? Sim, senhores. Nós podemos. Nós temos a tecnologia.

Continuar lendo “Cientistas eugenistas fazem ex-soldado voltar a andar”

Passeando de carro pelo Sistema Solar

Nós não temos noção do tamanho das coisas. Somos um bando de sem-noção, mesmo. Qualquer coisa que seja muito grande ou muito pequeno foge à nossa capacidade de racionalização, e temos que apelar para o pensamento abstrato, e isso nos leva a cometer erros.

Quando temos que raciocinar o tamanho do Universo, temos dor de cabeça. Já nos é difícil até entender a distância da Terra à Lua. Como seria as distâncias do Sol até o último dos planetas? Qual é o tamanho do Sistema Solar?

Continuar lendo “Passeando de carro pelo Sistema Solar”

Sobre algumas propriedades do ar

O ar está à nossa volta, mas não o vemos, só sentimos falta quando ele não está presente, assim como acontece com meu saldo bancário. São muitas as propriedades do ar, mas eu escolhi algumas para fazer o vídeo a seguir.

Entre uma muito manjada e outra muito legal, deixo aqui um tostão a mais de conhecimento para vocês.

Continuar lendo “Sobre algumas propriedades do ar”