Grandes Nomes da Ciência: Dorothy Hodgkin

Os brilhantes cabelos são afastados, para que um par de olhos possam ver. A maravilha está à sua frente, em estado natural, mas a verdadeira beleza não é facilmente vista, ainda mais por olhos destreinados. E quando a maravilha foi levada à máquina, um mundo se descortinou frente aos olhos doces da mulher que observava.

A maravilha observada pela mulher foi tanta que ela ganhou um prêmio. O prêmio era o Nobel e a mulher era Dorothy Hodgkin.

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Dorothy Hodgkin”

Você sabe por que a preguiça faz cocô embaixo da árvore?

Eu amo a ciência. Como não amar o maior prodígio da humanidade, que é pesquisar, formular perguntas e caçar as respostas? Não há nada como o nosso Lar a Ciência. Por isso, acho muito legal quando leio uma notícia muito importante como esta, onde pesquisadores estudam o comportamento de mamíferos, em especial a preguiça. O que ela tem de especial? Bem, ela é leeeeeeeeeenta, com 3 garras e vive em árvores. O mais interessante dela, é que quando chega a hora, ela desce (lentamente, claro), cava um buraco e faz seu cocozinho na santa paz de Deus, mesmo correndo o risco de ser pega por predadores, e depois volta pro seu lugar, no galhinho amigo. Por que ela faz isso? Não se sabe ao certo, mas um cientistas parece ter achado a resposta.

Continuar lendo “Você sabe por que a preguiça faz cocô embaixo da árvore?”

Pomba solta pelo Papa vira jantar. Darwin doesn’t fuck around!

Tenho que admitir, eu gosto do Papa Tio Chico. Tudo bem que de vez em quando ele faz o papel dele enquanto líder religioso e solta coisas como as redes sociais serem um dom de Deus. Ele fala isso porque nunca viu um Tumblr na vida ou visitou o 4Chan. Durante a oração do Ângelus realizada hoje, na Praça São Pedro, Papa Chicão junto com duas crianças soltam uma linda pombinha branca, símbolo da Paz e do Espírito Santo, amém, Ad maiorem Dei gloriam. Pena que a sinistra mão de um poder maior entrou em ação. Quando a Seleção Natural ordena, tudo obedece.

Continuar lendo “Pomba solta pelo Papa vira jantar. Darwin doesn’t fuck around!”

Os antigos registros do câncer em cães

Pensamos que algumas doenças só acontecem com seres humanos, principalmente as DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis. Muitos atribuem a isso a besteiras como pragas, pecados, maldições, despachos ou alguma entidade mágica que simplesmente não foi com a sua cara. Só que cães também têm DST. Alguns canídeos até apresentam uma forma de câncer transmissível, isto é, que seu querido Rex pode pegar da cachorra da vizinha (me refiro a outro canídeo e não fêmea de Homo sapiens que resolve ir pra baile funk).

Chegou-se a pensar que o câncer transmissível em cães fosse devido a alguma mutação recente, mas pesquisadores encontram evidências num passado mais distante que isso já ocorria.

Continuar lendo “Os antigos registros do câncer em cães”

Maior fóssil de aranha do mundo tinha namorado

Em 2011, um fóssil de uma imensa aranha foi encontrada. Era algo feio, peçonhento e devia feder quanto estava viva. Ela recebeu o nome de Nephila jurassica, já que ela foi datada do período jurássico e era da família Nephilidade. Essa tristeza, provavelmente filhote da Laracna, foi encontrada na província de Daohugou, China. Infelizmente, não tem pra vender na Deal Extreme.

Agora, foi encontrado um macho (fossilizado também, claro. Aranha com milhões de anos ninguém merece) que fazia parzinho com a Unbgoliant mirim, mas isso fará com que a Dona Aranha tenha que ser reclassificada, antes de subir pela parede, ainda mais que vem chuva forte aí.

Continuar lendo “Maior fóssil de aranha do mundo tinha namorado”

O dançante sistema de navegação das abelhas

Abelhas são um perfeito exemplo do que uma sociedade organizada e bem controlada devia ser. Tá, é um regime escravagista, ditatorial e o macho sempre se ferra. É… bem, vamos deixar esse negócio de boa sociedade pra lá.

O comportamento das abelhas é amplamente estudado e uma das principais características delas é conseguirem se localizar para extrair néctar. Antes achava-se que era a sua visão, mas não é só isso.

Continuar lendo “O dançante sistema de navegação das abelhas”

Açúcar é pior que tabaco, dizem cientistas

Toda vez o açúcar volta à baila. No artigo Sódio é o novo açúcar, eu contei a história de como o açúcar foi divulgado como um maníaco psicopata, envenenando qualquer coisa à sua frente, uma espécie de Lucrécia Bórgia em nível molecular. Depois, ele foi tido como extremamente benéfico, mas agora virou o principal responsável de um mal que afeta não só adultos, mas crianças também: a obesidade,

Continuar lendo “Açúcar é pior que tabaco, dizem cientistas”

Ruídos, mineiros, fantasmas e alucinações

No artigo imediatamente anterior, eu comecei falando sobre como a Humanidade deixou uma das maiores marcas de sua presença no mundo: poluição. Não apenas em termos de petróleo derramado, mas outro tipo de poluição: barulho. Pode-se dizer que não há mais nenhum lugar na Natureza onde em algum momento do dia não haja um som produzido por algum invento humano. Mas como é nossa relação com o barulho e outras manifestações sensoriais? O que aconteceria se vivêssemos num ambiente desprovido de sensações?

Continuar lendo “Ruídos, mineiros, fantasmas e alucinações”

Shhh, hora de fazer silêncio…

Levante de madrugada. Ande descalço pela sala e fique em pé, de olhos fechados. Você está envolto ao silêncio, certo? Errado! Preste atenção. Se não for o tic-tac do seu relógio, será o som da sua geladeira. Num prédio? Sempre tem um vizinho batendo a porta. Casa? O som da rua, onde alguém está chegando de carro.

Se quisermos mesmo estar em silêncio, nem mesmo aqueles fones que agem como supressor de ruído são 100% eficientes. É necessário sair de casa. Mas existe realmente um lugar sem nenhum tipo de ruído criado por seres humanos?

Continuar lendo “Shhh, hora de fazer silêncio…”

Nova técnica usa terapia genética contra cegueira

O mais importante dos sentidos, com certeza é o tato. Sem ele, estaríamos incapazes de perceber o perigo à nossa volta, nos machucaríamos, quebraríamos ossos e nada sentiríamos. Ainda assim, a visão é o sentido mais lamentado por se perder. A perda do tato não nos permite sentir nossos entes queridos e interagir com o mundo, mas deixar de ver o mundo também é deplorável, apesar de eu achar que qualquer sentido que se perca fará uma imensa falta.

A Ciência corre cada vez mais rápido e a meta é tentar fazer o milagre de fazer cegos enxergarem (de verdade e não mandingueiros trapaceiros que pagam gente para se fingirem de cegos). A ferramenta está em nós mesmos, então, as pesquisas apontam o uso de terapia genética.

Continuar lendo “Nova técnica usa terapia genética contra cegueira”