Quem vê cara não vê coração mas vê a Ciência em ação

Transplantes de rosto não são novidade, e a cada vez os resultados são melhores. Alguns podem alegar que a pessoa não fica parecendo nenhum astro de Hollywood, mas sem as horas de maquiagem e cabeleireiros, os astros de Hollywood também não se parecem com astros de Hollywood. Agora, um feito inédito: fizeram um transplante de rosto E de um dos olhos.

Aaron James é um veterano militar de 46 anos. Por causa de um grave acidente elétrico, parte de seu rosto ficou destruída e ele perdeu um dos olhos. Em maio de 2023, Aaron passou por uma cirurgia de 21 horas que envolveu a substituição de seu olho esquerdo e parte de seu rosto. Os cirurgiões do NYU Langone Health, liderados pelo dr. Eduardo Rodriguez, fizeram esta façanha, realizando assim o primeiro transplante combinado de olho inteiro e parte do rosto no mundo.

A cirurgia foi um feito técnico brilhante, utilizando técnicas microcirúrgicas inovadoras e dispositivos cirúrgicos personalizados. Apesar de não haver evidências de que o nervo óptico do doador pudesse se reconectar com o cérebro de Aaron, a operação representa um passo significativo em direção a transplantes de olhos que possam, um dia, restaurar a visão.

Um ano depois, ele está se recuperando de forma notável e retomando muitos aspectos de sua vida normal. Embora o olho transplantado ainda não tenha recuperado a visão, os testes mostram que os fotorreceptores, células sensíveis à luz na retina, sobreviveram ao transplante. Não, Aaron não está vendo do olho esquerdo, mas só a sua aparência o faz se sentir melhor.

Os resultados iniciais são promissores e estabelecem uma base para avanços futuros e pesquisas contínuas. A equipe médica está otimista sobre o potencial de eliminar episódios de rejeição precoce e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Agora, Aaron está tirando onda tendo um olho azul e outro castanho e se tornou um símbolo de esperança e inovação na Medicina.

Porque Medicina é dar esta esperança. Alguns podem achar que a pessoa, por algum motivo idiota, seja religioso ou para ganhar pontinho em departamentos de Filosofia de Universidades, mas quem se importa com o que estes idiotas pensam?


Fonte: Nature

Um comentário em “Quem vê cara não vê coração mas vê a Ciência em ação

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.