Revisão de literatura busca como reduzir o metano das vacas flatulentas

Não é mais possível negar o Aquecimento Global, exceto se você for um completo imbecil, um ministro de ciência e tecnologia ou os dois, né, Aldo? Este fenômeno tem sido objeto de intensa pesquisa e debate, e é consequência direta do aumento dos gases de efeito estufa na atmosfera terrestre. Esses gases, que incluem dióxido de carbono, metano e óxido nitroso, criam uma espécie de “cobertor” ao redor do planeta, impedindo que o calor escape para o espaço. E aqui é onde nossas amigas vacas entram na história.

As vacas, como todos os ruminantes, possuem um sistema digestivo único que lhes permite extrair nutrientes de plantas e gramíneas que outros animais não conseguem digerir. No entanto, esse processo de digestão produz metano, um potente gás de efeito estufa. E como as vacas liberam esse gás? Através da flatulência e arrotos.

Então, precisamos do que? De dar um jeito nas vaquinhas, nas saborosas vaquinhas. Assim, novas pesquisas sugerem que a criação de vacas leiteiras deveriam ser feitas de forma a termos variantes que fosse capazes de peidar menos – e, portanto, liberar menos metano.

A equipe do Curtin University Sustainability Policy Institute, na Austrália, analisou 27 relatórios, tirando conclusões sobre várias maneiras de reduzir as emissões de metano nos setores de laticínios e carne bovina no país.

A produção de alimentos é uma das principais causas das mudanças climáticas – a pecuária é responsável por cerca de 10% das emissões de gases de efeito estufa – com um estudo de 2020 descobrindo que arrotos e peidos do gado, bem como o manejo do esterco, são um contribuinte significativo para o aquecimento global.

O estudo mais recente, publicado na revista Climate, é o primeiro de seu tipo, sugere que transformar terras agrícolas em florestas ou áreas úmidas seria mais eficaz na redução do metano, mas criar vacas menos gasosas também pode ser um caminho que vale a pena explorar.

Quanto a mim, eu acho que poderiam aproveitar a energia grátis desperdiçada e colocar algumas mangueiras na bunda das vacas e canalizar esse gás para as termelétricas. Tá rindo? Pois pensaram nisso a sério! 

Ou então servir uns bifes para as vacas.. herbívoros peidam mais (fonte: Vozes da minha Cabeça). Ou colocar uma rolha no fio-fó de cada uma e usá-las como armas não letais. Tenho muitas outras ideias excelentes. Sigam-me para mais conteúdo desse tipo.

Um comentário em “Revisão de literatura busca como reduzir o metano das vacas flatulentas

Deixe um comentário, mas lembre-se que ele precisa ser aprovado para aparecer.