Invento de estudante o faz subir pelas paredes

No mundo das imagens científicas
Arquimedes usou espelhos para atear fogo em barcos romanos ou isso é ficção?

homem-aranha.jpgO importante, quando ensinamos Ciências, é quando os alunos extrapolam a barreira teórica e aplicam os conceitos aprendidos numa, digamos, utilidade real. Um perfeito exemplo disso é o do estudante britânico Hibiki Kono, de apenas 13 anos. Ele criou um sistema de vácuo móvel, transformando-o num conjunto pneumático com chave liga-desliga, cujo poder de sucção é capaz de aderir em superfícies lisas, mantendo um corpo suspenso. Em suma: o treco que ele inventou o permite subir pelas paredes igual o Homem-Aranha.

Estimulado pela aula do prof. Angus Gent, Kono criou um sistema baseado em dois aspiradores de pó comuns, e dos mais baratos. Eles controlam a sucção e estão conectados a duas “luvas”, que nada mais são do que bases quadradas de uns 40 cm de lado.

O segredo está nas luvas, que são vedadas e recebem toda a sucção dos aspiradores. Para descolá-las da parede, o menino criou um mecanismo que desfaz o vácuo, de forma que ele possa mover a “luva”, reposicioná-la, ligar o vácuo, desligar o vácuo da outra “luva”, movê-la e assim sucessivamente. Por uma tola questão de segurança, o estudante só pode escalar a pouco mais de um metro de altura, e com um colchão abaixo, porque parece que as pessoas nunca ouviram falar de equipamento de segurança de alpinismo (vocês sabem… aquelas peças de altíssima tecnologia chamadas cordas). No que depender de Kono, ele encara o desafio, pois garante que consegue manter-se seguro e continuando a subir, tendo apenas o fio elétrico como limite.

Veja a matéria da BBC Brasil:

É muito legal ver alunos não se contentando com deveres de sala-de-aula, colocando para o mundo real o que cansam de escrever no papel. Como é algo muito raro, devemos aproveitar e desfrutar cada vez que estas crianças conseguem estes feitos, não ficando na cômoda espera do professor corrigir os exercícios que eles sequer tentaram fazer.

No mundo das imagens científicas
Arquimedes usou espelhos para atear fogo em barcos romanos ou isso é ficção?

Sobre André Carvalho

και γνωσεσθε την αληθειαν και η αληθεια ελευθερωσει υμας

Quer opinar? Ótimo! Mas leia primeiro a nossa Polí­tica de Comentários, para não reclamar depois. Todos os comentários necessitam aprovação para aparecerem. Não gostou? Só lamento!