Um grupo de grandes corporações do mundo da internet prometeu colocar em uso o mais rápido possível uma nova tecnologia contra o spam, os e-mails não solicitados que enchem caixas de entrada dos internautas.
A tecnologia de Correio Identificado por Chaves de Domínio – DomainKeys Identified Mail (DKIM), no original em inglês – estava sendo examinada pelo Força Tarefa de Engenharia de Internet (IETF, na sigla em inglês). A IETF, que reúne grandes corporações do setor de informática, como Cisco, Yahoo, Send Mail e PGP, é um dos grupos responsáveis pela definição de padrões para a internet.
As empresas se comprometeram a trabalhar com ISPs, empresas e instituições financeiras para que a nova tecnologia seja usada o mais rápido possível.
Assinatura codificada
A IETF deu seu apoio à método DKIM de usar uma assinatura digital codificada para confirmar a identidade do remetente de um e-mail e a origem da mensagem.
Empresas e indivíduos que enviam lixo eletrônico pela internet costumam mascarar o verdadeiro conta de e-mail que estão usando com algum endereço falso ou adulterado. Atualmente os servidores de e-mail só conferem se o domínio mencionado nestes endereços é normalmente utilizado para o envio de lixo eletrônico.
Chaves
A nova tecnologia de DKIM consiste no uso de uma chave codificada dividida em duas partes. Uma delas é colocada pelo provedor de e-mail na mensagem que está sendo enviada.
Esta chave é ligada a uma chave pública, instalada no sistema de distribuição de domínios (endereços) da internet, uma espécie de lista telefônica da internet.
Finalmente, o servidor que recebe o e-mail confere se as chaves privada e pública batem, o que provaria que a mensagem veio de um usuário de verdade. Mas para que a tecnologia funcione tanto remetente quanto destinatário precisam participar do serviço DKIM.
Fonte: BBC Brasil
