Bom Dia, Lua!

Marian Call é uma cantora nascida em 1982, morando no Alaska. Bem, foi o que a Wkipédia me falou, e tudo oque tá na Wikipédia é verdade. Ela tem site, entretanto. Ela gravou um vídeo com a ajuda do pessoal da Alaska Robotics e do Space Expo. É um vídeo bonito, ela canta bem e só tomei conhecimento dele por causa do Phil Plait.

Vejam o vídeo a seguir. Se não se apaixonarem pelas imagens, sempre tem a ruiva. ;)

Continuar lendo “Bom Dia, Lua!”

Como a Lua pode ser tão grande nas fotos?

Esta semana me fizeram uma pergunta sobre a Super-Lua, quando a Lua encontra-se no perigeu e eu expliquei aqui o que era isso. A pergunta era “Se a Lua não fica tão grande assim, como as fotos mostram-na muito grande?”

É uma boa pergunta, que à primeira vista pode ter um quê de misterioso, mas nada é tão misterioso quando a gente sabe o porquê das coisas. Se ao menos os Porquês estivessem organizados num livro, eu o chamaria de Livro dos Porquês, com capítulo em Óptica e Fotografia.

Continuar lendo “Como a Lua pode ser tão grande nas fotos?”

Lá e de Volta Outra Vez ou “Quando caminhamos em outro mundo”

Era uma vez um homem que tinha um sonho: Ir até a lua, catar algumas coisas lá e voltar são e salvo. Isso parece até o começo de alguma história de ficção científica ou mesmo de uma série de TV (o que de fato era). Mas o homem em questão não era o dono de um ferro velho. Era o presidente John F. Kennedy. Seu sonho não era bem ir até a Lua só por ir. Havia muita coisa envolvida. Uma guerra silenciosa, não-declarada, mas que todos sabíamos estar vivendo: a chamada Guerra Fria, que para muitos de vocês que estiverem lendo é História. Para mim, foi real, eu vivi isso e estávamos à espera de um míssil balístico intercontinental visse dizer "Olá" bem na nossa porta de casa.

O míssil, não veio. Mas um foguete partiu. Partiu com nossos corações e desejos de boa viagem, e voltou com um sonho realizado, uma aventura repleta de histórias, e mais histórias seriam escritas. Hoje é dia 16 de julho de 2014, e exatamente há 45 anos, o Homem ia em direção a outro mundo.

Continuar lendo “Lá e de Volta Outra Vez ou “Quando caminhamos em outro mundo””

Um time lapse igual, mas diferente

Filmes em lapso de tempo são figurinhas fáceis aqui. Normalmente, eles ficam fixos, ou com alguma movimentação, registrando a passagem das estrelas, cometas etc. Só que este time lapse a seguir é um pouco diferente. Ele foca a Estrela Polar (ou Polaris), registrando o movimento da Terra. É um modo diferente de ver o mundo, as estrelas e nossa situação no Cosmos.

Algumas pessoas se inspiram ouvindo palestras (idiotas) ou lendo livros (mais idiotas ainda) de superação. Eu prefiro ver estes vídeos. São mágicos e mexem fundo com nossa sensibilidade. Não acreditam? Então, deem uma olhadinha:

Continuar lendo “Um time lapse igual, mas diferente”

Financie uma Salada de Batatas! Ela merece

Um monte de gente comentou, eu achei que deveria comentar também, e isso mais por cara de pau para ter mais visitações, mas também para dar meus 2 centavos sobre o caso do kickstarter do fazedor de salada de batatas. Eu já tinha falado sobre o kickstarter várias vezes, onde o cara tem um projeto para tocar, não tem grana e você dá uma contribuição para que o projeto vire realidade. Se não recolher o montante, ele devolve a grana a quem contribuiu. Simples e honesto.

Daí um cara muito esperto (ou a favor da zoeira, que nunca tem fim) resolveu abrir um kickstarter para financiar sua salada de batatas. O que podemos racionalizar sobre isso?

Continuar lendo “Financie uma Salada de Batatas! Ela merece”

Sistema purifica água, remove sujeira e manda vírus pra vala

Lembram quando eu critiquei aquela palhaçada do WarkaWater? Aquela porcaria promete captar a umidade atmosférica e foi experimentada em Veneza, um lugar tão seco quanto o deserto de Atacama. E uma iniciativa idiota, criada por um designer e um arquiteto. Só podia dar naquilo, mesmo. Quando engenheiros de verdade entram em cena, sai um sistema que usa energia fotovoltaica e energia solar para filtragem e produzir água potável de alta qualidade a partir de uma água  imunda dos cafundós da Tanzânia.

Continuar lendo “Sistema purifica água, remove sujeira e manda vírus pra vala”

Os 360 graus de um belíssimo céu

Eu já postei vários time lapses. São muito legais e nos mostram a Natureza de uma forma que nós, seres rastejantes de cidades, não conseguimos ver. A miríade de estrelas, meteoros etc passando pelo céu dependem de um céu limpo, sem poluição (especialmente luminosa) para serem vistos. Por isso, ás fotos e vídeos que astrofotógrafos fazem são incrivelmente importantes.

Mas, claro, alguns podem dizer que acaba sendo a mesma coisa. Que tal variar?

Continuar lendo “Os 360 graus de um belíssimo céu”

Cientistas usam Lumia 1020 para ver bactérias

Nossos celulares hoje são extremamente poderosos. Para vocês terem uma ideia, meu simples relógio de pulso tem mais poder computacional do que os computadores da Apolo 11. Meu smartphone é muito mais poderoso que meu primeiro PC, comprado em 1996. Por que não usar todos estes potenciais para transformar smartphones em microscópios e pequenas máquinas de exame de vista?

Se antes as câmeras dos celulares já viam muita coisa, com os atais smartphones da linha Lumia 1020, a coisa é extremamente boçal em termos de qualidade. Assim, por que não trabnsformá-los em microscópios cada vez melhores?

Continuar lendo “Cientistas usam Lumia 1020 para ver bactérias”

Um reino tão vasto cujo Sol nunca se põe

O título faz alusão ao mundo conquistado por Alexandre da Macedônia. Indo do Egito até quase chegar no Oriente Distante. Um império tão imenso (e fugaz, entretanto) que em algum ponto dele estava fazendo Sol, não importando em que momento fosse.

Nós abrimos mais horizontes que Alexandre, conquistamos outros mundos sem que um exército chegasse lá e mandasse tudo para a vala. Nossa última fronteira é o Espaço, mesmo tendo nos aventurado muito, muito pouco, conquistamos o inimaginável. Um reino onde realmente o Sol nunc se põe.

Continuar lendo “Um reino tão vasto cujo Sol nunca se põe”

O gelado reino de Netuno

O reino dos planetas-deuses é desolado. A partir do planeta-guerreiro, o sistema solar já está muito frio, espaçado, praticamente morto. Quando chegamos no planeta-deus Netuno, não há água líquida, seu reino marinho repousa apenas na mitologia. É muito frio, deserto, sem vida; mas, nem por isso, vazio. Há uma imensa vizinhança circundando o reino de Netuno, magnífica, mas indiferente, com uma frieza de dar dó, pois além de não dar bola para as bactérias que andam sobre a Terra e constroem mísseis balísticos, os longínquos mundos perto de Netuno estão longe demais do Sol para serem paraísos caribenhos. No máximo são como Zamhareer , o infeno de gelo.

Com informações infernalmente precisas, abram o seu LIVRO DOS PORQUÊS, seção Astronomia.

Continuar lendo “O gelado reino de Netuno”