Diz Joseph Campbel, mitologista, que mito é como se define a religião dos outros Muitas histórias são contadas de pais para filhos, ao longo dos anos. Sacis, cucas, boitatás, iaras etc. Será que tem tanta diferença assim de pregadores com poderes mágicos, como andar sobre a água, curar pessoas e multiplicar peixes?
Se você ainda não viu o vídeo que foi ao ar´sábado, taqui a sua chance de ver. Se você quer acompanhar assim que for publicado, assine nosso canal. Não esqueça de nos recomendar. Tupã está de olho!
Continuar lendo “Folclore e Religião. Será que tem diferença?”

Numberphile é um site muito legal sobre Matemática. Ele conta com a ajuda do Instituto de Pesquisa em Ciências Matemáticas (
No meu último vídeo (se você não assistiu, toma vergonha nessa sua cara feia e
Eu costumo dizer que sim, embora alguns discordem. Este país tem muito pouco apreço por Ciência. As pessoas não gostam de se informar, gostam de besteiras que saem ela internet afora, e quanto mais bizarro, mais será compartilhado. No presente vídeo faço estes e muitos outros comentários sobre coo o brasileiro médio vê a Ciência.
O debate é uma das maiores conquistas dos seres humanos. Nós aprendemos a dialogar, aprendemos a expor ideias e compartilhá-las. É dessa troca, dessa interação que descobrimos muitas coisas. O problema é que isso é lindo no papel (ou numa postagem de blog), mas as pessoas tendem a ser tirânicas com relação à opinião alheia.
Desde detergentes até máscaras contra gases, os fenômenos de superfície são responsáveis por muito de nossa vida moderna. Mas não só ela. Insetos fazem uso dela, mesmo sem sequer saber disso. Qual a semelhança entre maionese e o que faz um inseto jesus-like caminhando sobre a água? Por que certas crendices da sua avó não são tão crendices assim?
Passaram muito tempo me perguntando como aviões conseguiam voar. Todo mundo achava que era por causa das asas (o que é certo) somados ao princípio de Bernoulli (o que é meio certo). Descrevi o processo
Como vocês viram no
Hoje está uma maravilha. 18º no Rio de Janeiro, com sensação térmica de 16º, mais frio que o interior do meu freezer. Thor chegou por aqui se perguntando se era o Ragnarok que tinha começado antecipadamente. Tenho duas faturas de cartão de crédito, conta do telefone e um boleto que estou esperando explicações da Srª Ceticismo.
Me mandaram uma notícia que larga maioria comentou, mas deixou passar o Diabo, que sempre está nos detalhes. De tudo e por tudo, devemos ser críticos com o que cai em nossas mãos, e se você pensa que ceticismo é sobre religiões, parabéns, você é um imbecil. A notícia era sobre um corte no auxílio dado pelo INSS por depressão, sendo que uma verificada no perfil facebookiano da pessoa mostrou que ela supostamente estaria muito feliz e não precisava do benefício. Conseguem ver algo de errado nisso?