Eu deveria ser menos idiota

O tipo de coisa que eu estava pensando hoje é: “meu site sempre foi forte em temática religiosa. Quando parei de escrever sobre isso?”. Coincidentemente, foi quando dei maior atenção à divulgação científica e foi aí que as visitações começaram a cair. Sim, eu sou burro. Continuar lendo “Eu deveria ser menos idiota”

Sexta com vento pela janela

Estamos na sexta-feira. Era para eu ter posto algum artigo. Eu ia, mas não achei nada que valesse muito a pena nos 5 minutos de pesquisa preguiçosa que eu fiz. Estou me espreguiçando e não vai ter sextação hoje. A não ser que sextar seja também curtir um fim de noite quente, mas não muito, com uma brisa agradável vinda pela janela.

Continuar lendo “Sexta com vento pela janela”

10 coisas que você não sabe do Afeganistão

Você deve ter visto as notícias sobre o Afeganistão. Sim, os EUA finalmente picaram a mula daquele poço sem fundo e deu no que todo mundo sabia que ia dar e os EUA cagaram e andaram (não que eles estejam errados): merda, comandante. Deu merda. Claro, você vai querer opinar sobre o Afeganistão, mas você não sabe porra nenhuma de lá. Aqui vai um listão buzzfeediano de coisas que você não sabe do Afeganistão. Continuar lendo “10 coisas que você não sabe do Afeganistão”

Patagônia como você nunca viu

A Patagônia é um lugar incrível. Estando mais ao sul da América do Sul, numa região compreendendo parte da Argentina e do Chile, a Patagônia é fantástica. Podemos ver a aurora austral (no norte é “boreal”),  além de um fantástico céu noturno de tirar o fôlego.

O vídeo a seguir explora as belas e agrestes paisagens da Patagônia, estando com resolução animal de 8K, tendo sido registrado durante 6 semanas, viajando mais de 7.500 km de Santiago a Punta Arenas, capturando cerca de 100.000 imagens estáticas que se combinam neste timelapse.

Continuar lendo “Patagônia como você nunca viu”

Artigos da Semana 72

Tá havendo arranca-rabo no Afeganistão, e eu estou pouquíssimo me importando. Deixa aqueles malucos se matarem por lá e se eles invadirem a Europa, continuo não me importando.

Se você também não está se importando, aproveita e dá uma olhada no que foi postado durante a semana.

Continuar lendo “Artigos da Semana 72”

No duelo de luzes, a artificial sempre ganha

Quando você viu o céu coalhado de estrelas da última vez? Era no centro de alguma capital? Pois, é. Tá difícil ver as estrelas fora o nosso Sol. A iluminação artificial das cidades faz com que as pobres estrelas tenham p seu brilho ofuscado. Astrônomos medem de um a nove, na escala de Bortle, o quanto a iluminação artificial atrapalha a visão do céu noturno; e este vídeo feito em 2016, rodado principalmente na Califórnia por Sriram Murali, percorre todos os níveis da escala, mostrando como a visão do Cosmos fica melhor em áreas menos poluídas pela luz.

Eu ainda quero ver o céu estrelado novamente, mas sei que, para isso, terei que ir bem para o interior, pois somos reféns de nosso próprio desenvolvimento tecnológico. Continuar lendo “No duelo de luzes, a artificial sempre ganha”

Cogitando sob os céus do Atacama parte 3

Eu já postei a parte 1 e a parte 2 desta série de timelapses que foram feitos no Atacama. Esta é a parte 3 e o Atacama continua um lugar incrível, misterioso e mágico. Vamos dar uma olhada no vídeo?

Continuar lendo “Cogitando sob os céus do Atacama parte 3”

Cogitando sob os céus do Atacama parte 2

No ano passado, eu postei a parte 1 deste vídeo. Até mencionei o Cogita, mas o puto não leu. Fuck my life! De qualquer forma, o vídeo a seguir é outro timelapse maravilhoso feito no árido e seco Atacama, cuja baixa umidade faz dele um lugar magnífico para astrofotografia. Algo mágico, incrível e maravilhoso, que eu gostaria de ver pessoalmente. Quem sabe um dia? Mas acho que não.

Continuar lendo “Cogitando sob os céus do Atacama parte 2”

Eu sou muito burro

Eu tenho dois defeitos. Um deles: eu sou burro. O segundo: eu sou insistente, o que faz voltar pro primeiro defeito. Eu já tinha me tocado que divulgação científica ou histórias interessantes não são atraentes para o público. Ninguém quer ler sobre isso. Minha burrice ainda não determinou o que querem ler (nada, talvez) e minha teimosia me faz continuar tentando. Tentar escrever para um público que não quer ler é a burrice definitiva ainda mais quando eu sei disso. Continuar lendo “Eu sou muito burro”