Como é bom um país que não odeia Ciência

Os EUA – vocês não acharam que eu ia falar do Brasil, né? – tem vários defeitos. Um deles é o Ken Ham e o Bible Belt. O sistema educacional é falho em muitos pontos, como na hora de escolher livros didáticos, não raro feito por comissões constituídas por gente burra, estúpida, ignorante e totalmente idiotas e… Ops, desculpem. Tem idiotas que acham que divulgadores científicos não podem dizer que pessoas burras são pessoas burras. My bad. (Sim, eu sei que você está lendo isso. Beijo na irmã!)

Ainda assim, com todas as mazelas criacionistas, os EUA não nutrem o ódio patológico pela ciência que o Brasil apresenta. Dessa forma, não é nem um pouco estranho que a Casa Branca sedie uma mostra de Feira de Ciências apresentadas por alunos no nível de nosso Ensino Fundamental que faz as nossas Universidades chorarem de vergonha. Ou deveriam chorar se tivessem vergonha.

Continuar lendo “Como é bom um país que não odeia Ciência”

Dando um tiro em Newton! E em não-Newton

The Backyard Scientist (o Cientista de Jardim) é um canal no YouTube que você provavelmente iria odiar. Não tem gente berrando palavrões, não faz mimimi, não noticia tretas, não faz “humor”, não apronta pegadinhas, não tem mulher gostosa falando besteiras (ok, aparece uma menina bonitas de vez em quando). Entretanto, ele explode coisas, joga alumínio derretido em coisas, nitrogênio líquido em coisas e alumínio derretido em nitrogênio líquido, também. Daí, ele teve a ideia: Que dá dar um tiro em fluidos não-newtonianos com bolas de golfe? O que pode ser mais legal que isso?

Continuar lendo “Dando um tiro em Newton! E em não-Newton”

A guerra contra o paywall dos artigos científicos continua

Aaron Swartz deveria entrar no meu rol de Grandes Nomes da Ciência, mas eu teria pouco a escrever sobre ele, sua trajetória, enfim. Talvez seja um erro mas não é por falta de merecimento. Ele merece. Tal qual Prometeu, Swartz trouxe algo do reino dos deuses e deu aos Homens, pagando uma penitência severa por isso, e agora é tarde. Swartz já não está mais entre nós. A drª Alexandra Elbakyan é uma seguidora, herdeira, digamos assim, do Prometeu moderno.

Ambos caçados, ambos perseguidos. E pelo mesmo motivo:o Conhecimento. Ou a divulgação dele, de forma que os meros mortais tenham acesso a tudo que se produz em termos de publicações científicas.

Continuar lendo “A guerra contra o paywall dos artigos científicos continua”

A Falácia da Bifurcação

O mundo anda polarizado demais. Se você não é a favor, é contra. Se for contra, tem que ser MUITO CONTRA, ou será a favor. De partidos políticos a opções de alimentação, passando por religião, times de futebol ou tipo de calçado.

Essa ideia imbecil acaba sendo danosa para qualquer tipo de conversa e parte para ataques pessoais. Mas antes de chegarmos no ad hominem, partimos da falácia da bifurcação.

Continuar lendo “A Falácia da Bifurcação”

Como não é remédio, vende-se fosfoetanolamina como suplemento. Otários compram

O caso da fosfoetanolamina está se tornando uma ópera-bufa. Um bando de retardados defendendo, gente como eu e outro cientistas apontando as maluquices surgidas nas redes sociais, baseados com fontes tiradas da bunda. Encheram tanto o saco que obrigaram a USP a produzir o pseudoremédio em massa. Fizeram o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação estudar as propriedades curandeirísticas dessa merda. Resultou que o MCTI descobriu que usar uma dosagem cavalar não faz a menor diferença.

Agora, como não conseguiram passar este LIXO, apelaram pro que? Vender esta merda como suplementinho alimentar. Médicos estão achando muito engraçado.Os defensores da fosfoetanolamina estão desesperados e eu acho que pessoal tem mais que se ferrar.

Continuar lendo “Como não é remédio, vende-se fosfoetanolamina como suplemento. Otários compram”

Thay, a inteligência preconceituosa graças ao melhor da Humanidade

Você já deve ter visto a quantidade de matérias e notícias sobre o caso envolvendo a Tay, um chatbot com algoritmos de aprendizado de máquina que era projetada para aprender e aumentar seu vocabulário conforme vai se comunicando. É uma ideia linda, ainda mais porque o chefe DVDM tinha ido pegar um café. Quando voltou era tarde demais pro Departamento do Vai Dar Merda fazer alguma coisa. Tay estava apresentando discurso de ódio, preconceituoso e até sendo favorável ao Trump.

Microsoft demorou pra agir, mas acabou tirando o chatbot do ar, com várias pessoas indignadas e outras criticando o futuro da Inteligência Artificial, um bando de manés que não sabem nem fazer uma planilha no Excel. Já eu vi algo fascinante (e não foi com a Thay).

Continuar lendo “Thay, a inteligência preconceituosa graças ao melhor da Humanidade”

As maravilhosas auroras jupiterianas

Os melhores blogs sobre Astronomia em língua portuguesa, com certeza, é o Space Today e o Astro PT. Mas, de vez em quando, eu gosto de noticiar também. Não sempre, mas não custa nada compartilhar algo de interessante, apesar da abordagem mais técnica ficar a cargo desses dois supracitados. Eu ainda prefiro as coisas que fedem e fazem KABUM.

De qualquer forma, eu achei interessante sobre como tempestades solares desencadearam auroras em Júpiter. As intensas “Luzes do Norte” do Senhor dos Planetas vistas no espectro de raios-X  são oito vezes mais brilhantes do que quaisquer outras por aqui, e centenas de vezes mais energéticas do que auroras aqui na Terra.

Continuar lendo “As maravilhosas auroras jupiterianas”

Pesquisa detecta genes do transtorno do espectro autista em todos nós

O Negão Internauta compartilhou que um babaca youtuber que se acha engraçadalho hostilizou um garoto porque ele era “esquisito”. Daí, a humanidade – com longo histórico de celebrar diferenças nos últimos 20 mil anos – mostra a que veio, caindo de pau no rapaz “esquisito” com ameaças de morte. O problema é que o rapaz é autista

Este bando de retardados não ficará muito feliz ao saber uma coisinha: que o autismo não só é um problema genético que afeta os neurônios-espelho, como já identificaram este gene e SURPRESAAAAAA!!!!!!!!!!, transtornos do espectro autista estão aqui dentro de nós, só que não foram expressos. Sim, eles também poderiam ser autistas, mas isso é algo que pode acontecer. Ser retardado é escolha própria.

Continuar lendo “Pesquisa detecta genes do transtorno do espectro autista em todos nós”

O Efeito Ferradura

Um fenômeno atual é aquele que o pessoal polariza tanto uma questão, com um discurso tão inflamado, idiota, tolo e irresponsável que acabam ficando com o mesmo discurso daqueles que eram contra. Uma posição tão diametralmente diferente, mas que parecem ser tão próximos.

A isso chamamos de Efeito Ferradura, e é algo que com certeza você viu por aí, e verá nesse novo vídeo.

Continuar lendo “O Efeito Ferradura”

Um coração biônico pra já, mas não agora!

Pense um paciente com sérios problemas cardíacos (se bem que, para mim, qualquer problema de saúde é serio). Pense que seu médico está muito longe (algo como 10 minutos de distância, o que já pode ser fatal, em alguns casos). Pense que se você rezar pra Jesus não vai dar certo, pois o Nazareno está ocupado convencendo a Charlene Stephanie a voltar pro Hermenegildo Antônio e já está n 3º e ultimo dia. Pense que um sistema automatizado identificaria o problema, resolveria com um pré-atendimento automático, mandasse as informações diretamente para o celular do médico.

Não, isso não é filme do Homem de Ferro. Isso não é ficção científica. Isso não é o futuro, pois vivemos os dias de hoje que são uma dádiva, e é por isso que é chamado "Presente". Isso é ciência, é tecnologia de ponta e, sabe o que mais, você não terá acesso a isso. Lamento.

Continuar lendo “Um coração biônico pra já, mas não agora!”