Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição

Todas as substâncias têm propriedades que lhes são peculiares. Algumas podem até ser parecidas com as propriedades de outras substâncias, mas duas substâncias nunca têm todas as mesmas substâncias. Duas das principais características de uma substância são seu Ponto de Fusão e seu Ponto de Ebulição.

Aqui veremos como determinar o ponto de fusão e de ebulição em laboratório, em uma edição em vídeo do LIVRO DOS PORQUÊS.

Continuar lendo “Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição”

Vó, ó o vilão malvado aqui, ó!

Nada pior que gente chata. Ah, sim, tem as pessoas sem senso de ridículo, Não, péra. Tem os ofendidos profissionais, os militantes e gente com preguiça de dar cabo daquela pia imunda em casa. O que arrumaram dessa vez? Simples, estão reclamando de tudo. Desde propaganda de hamburgueria até o outdoor da Fox promovendo X-Men Apocalipse.

Se o objetivo é ter um mundo chato, gerido por retardados, estamos no caminho certo de ter o mundo inteiro como um gigantesco Brasil.

Continuar lendo “Vó, ó o vilão malvado aqui, ó!”

Sobre Publicações Científicas com Acesso Aberto

Eu já discuti isso num artigo, mas o pessoal tem predileção por vídeo também. Neste aqui eu falo como ter acesso ao conhecimento é complicado, e as editoras de periódicos científicos não facilitam. Cobram absurdas quantias de dinheiro só para ler um artigo; e isso quando não cobram do pesquisador também.

A União Europeia resolveu acabar com esta farra decidindo que até 2020 todas as publicações feitas por pesquisadores em institutos europeus terão que ser de acesso aberto. Qualquer um poderá ler sem pagar nada. As editoras, parece, não estão gostando muito. Tadinhas. Bem, sem delongas. Vamos ao vídeo?

Continuar lendo “Sobre Publicações Científicas com Acesso Aberto”

Um aplicativo para ajudar a prevenir futuras quedas de idosos

Envelhecer é ótimo e uma droga ao mesmo tempo. Por um lado, estamos vivendo mais e com melhor qualidade de vida. Se no início do século XX a expectativa de vida era inferior a 50 anos, hoje a vida média do brasileiro está em cerca de 75 anos. Muitos dos nossos idosos são ativos, mas não podemos esquecer que o corpo não é a mesma coisa. Os músculos vão ficando mais fracos, ossos estão menos resistentes. Qualquer queda é um problema sério, muito sério mesmo.

O pessoal de Exatas criou um modo de usar o celular para ajudar os idosos a prevenir quedas. Chupa, Tedson (não, péra!)

Continuar lendo “Um aplicativo para ajudar a prevenir futuras quedas de idosos”

UE quer todos os artigos científicos com acesso aberto até 2020. Chora Elsevier!

Eu já falei sobre isso duas vezes, e não me repetirei. Cheque os artigos O paywall de artigos científicos deveria acabar  e A guerra contra o paywall dos artigos científicos continua. Lá eu deixo claro sobre a celeuma da abertura dos artigos científicos, nem que seja por vias um tanto questionáveis como o SciHub.

Afinal, a quem pertence o Conhecimento? A quem pertence os terabytes de dados produzidos, os terabytes de informações publicadas, compartilhadas, divulgadas e… presas a um sistema em que você tem que pagar para ler uma pesquisa, sendo que este dinheiro não vai para o pesquisador? Bem, a União Europeia bateu o martelo e disse que até 2020, todas as pesquisas feitas em instituições de lá terão que ser de acesso aberto.

Continuar lendo “UE quer todos os artigos científicos com acesso aberto até 2020. Chora Elsevier!”

Sobre Energias Alternativas

Nosso mundo tem sede de energia. A população crescente demanda mais e mais energia, nem que seja para iluminar nossas casas ou carregar nossos celulares. Com o advento de mais e mais dispositivos, mais é necessário carregadores e mais ainda de fontes que gerem energia elétrica para que possamos carregar as baterias de todos esses trecos.

Como gerar tamanha quantidade de energia? Com combustíveis fósseis é impraticável. Isso aliado ao conceito que toda geração de energia acarreta impactos ambientais e sociológicos. Será que podemos resolver isso com novos métodos de geração de energia, de forma que diminuamos o impacto ambiental? É o que veremos no vídeo de hoje

Continuar lendo “Sobre Energias Alternativas”

Pesquisadores que não dão aula criticam ensino de Ciência nas escolas

A Academia Brasileira de Ciências, a ABC (eu sempre sinto vontade de rir) faz 100 anos, daí alguns de seus integrantes, achando-se muito espertões, criticaram o ensino de ciências nas escolas. Apontam o vestibular como grande inimigo do ensino de Ciência, pois o fator decoreba blábláblá.

Obviamente, o problema é mais complexo do que eles e vocês imaginam.

Continuar lendo “Pesquisadores que não dão aula criticam ensino de Ciência nas escolas”

Nós Vivemos na Matrix?

Algumas teorias dizem que chegará a um momento em que poderemos simular verdadeiros mundos com todos os detalhes possíveis. Já conseguimos chegar bem perto com o Second Life, por exemplo. Mas aí vem o questionamento.

Um computador hiperpoderoso poderia simular esta realidade que aqui vivemos. Nós mal seríamos capazes de distinguir o que é real do que é simulado, e isso nos faz pensar: Isso que nós vivemos é real ou será que nós vivemos numa simulação por computador?

Seria possível que nós estejamos na Matrix? A resposta está bem no vídeo.

Continuar lendo “Nós Vivemos na Matrix?”

Templo budista apela para monge robô para ter maior visitação

Eu acho que cada um tem o direito de acreditar no que quiser. Se você arria despacho ou reza pra action figure do Nazareno Mágico, quem sou eu para criticá-lo? Cada um paga o mico que quiser, mas tem horas que o que já era ridículo cai para as raias do absurdo.

Um templo budista chinês, imagino eu, meio que perdeu a paciência com seus fiéis. Daí substituiu um monge de plantão por um robozinho que canta mantras e mantém conversas limitadas com as pessoas. Como a maioria que cai nessa roubada não pode ser um primor de inteligência, o robozinho deve conversar de boas.

Continuar lendo “Templo budista apela para monge robô para ter maior visitação”

Curiosity identifica vestígios da existência de oxigênio gasoso em Marte antigamente

Oxigênio, enquanto elemento, não é bem uma raridade no universo. Tê-lo em forma gasosa é. O problema do oxigênio é ser o elemento com a segunda maior eletronegatividade (o maior é o flúor, como você não se lembra das aulas de Química no colégio). Isso faz com que ele seja muito reativo e oxidante; e aliás, o termo oxidação veio dele, até descobrirem que várias substâncias oxidam as outras, isto é, roubam elétrons.

Uma das grandes dúvidas era saber se Marte teve atmosfera com oxigênio. Sempre se imaginou que sim, através de evidências indiretas, como os tons avermelhados das rochas e solo marciano, devido à presença de óxido de ferro. Aquelas rochas vieram de algum lugar, claro. Ação do ferro com o oxigênio gasoso? Ou a formação dessas rochas se deu durante a acreção do planeta? Bem, uma recente pesquisa mostra que, sim, há evidências diretas que o Planeta-Guerreiro já teve oxigênio em sua atmosfera.

Continuar lendo “Curiosity identifica vestígios da existência de oxigênio gasoso em Marte antigamente”