Mulheres são condenadas por terem feito sexo fora do casamento

chicote.jpgE aqui estamos nós, com mais uma notícia do maravilhoso povo civilizado que segue a cartilha de Alá. As pérolas dos Camelinhos de Alá são várias, então fiz um apanhado do que andou ocorrendo esses dias, como o caso de 3 mulheres terem sido sentenciadas a levar umas chibatadas, sob a acusação de terem pulado a cerca e terem feito sexo fora do casamento. O país onde ocorreu esta incrível demonstração de civilidade? Malásia.

Continuar lendo “Mulheres são condenadas por terem feito sexo fora do casamento”

Vovó australiana sobrevive a ataque batendo em tubarão

paddy_trumbull.jpgNa boa, a coroa ou é jedi ou foi mergulhada no rio Stix ou usa um anel élfico (muito provavelmente, as três coisas). Paddy Trumbull, de 60 anos de idade, mergulhava nas proximidades das Ilhas Whitsunday, no Estado de Queensland, nordeste da Austrália. Ela estava nadando ao lado do marido quando um puxão muito forte a fez mergulhar. Nesse ponto, ela sabia o que a aguardava: a morte das profundezas, Senhor do Oceano e um peixe fidaputa. Qualquer pessoa enfrentaria a morte em desespero, mas Vó Trumbull não é uma pessoa qualquer…

Continuar lendo “Vovó australiana sobrevive a ataque batendo em tubarão”

Químicos brasileiros desenvolvem método para tornar azulejos à prova de bactérias

banheiro.jpgAs partes de uma casa que mais preocupam com relação à higiene são os banheiros e a cozinha. Não é à toa que usamos azulejos ou outros tipos de revestimentos cerâmicos nesses locais, já que são mais fáceis de limpar e desinfetar. Numa casa, temos uma boa preocupação (mesmo que inconsciente) com tais locais, agora imaginem um hospital, que produz comida para médicos, funcionários e pacientes. Imaginem os banheiros. Uma bactéria escondida e a caca tá feita. O uso exzcessivo de desinfetantes pode ser contraproducente, pois se alguma cepa desenvolver resistência a eles, teremos um alastramento de bactérias resistentes e capazes de causar sérias infecções em muitos pacientes.

Continuar lendo “Químicos brasileiros desenvolvem método para tornar azulejos à prova de bactérias”

Secretaria da Saúde alerta sobre os perigos da sibutramina

olivia_palito.jpgÉ curioso que eu não tinha intenção de fazer nenhuma série de artigos sobre saúde, emagrecimento etc. Deve ser alguma confluência astral, mas estou achando que foi aquele acidente em meu laboratório, onde fui abalroado por algumas emissões nucleares. Estou até ficando com a pele azul…

O cloridrato de sibutramina monohidratado, mais conhecido pelo nome de “Sibutramina” ou pelo seu nome comercial “Síbus”, é velho conhecido de pessoas que estão a fim de perder uns quilinhos. Inicialmente, seu desenvolvimento tinha outro foco (como no caso do Viagra) que era servir como antidepressivo, agindo em áreas do cérebro que controlam não somente o humor e sensação de bem estar, como também o apetite. Mais tarde, descobriu-se que o composto acelera o metabolismo da pessoa, acarretando num aumento do gasto energético, diminui a fome e aumenta a sensação de saciedade de forma a satisfazer o apetite com pouco alimento. Obviamente, um remédio assim não pode ser vendido sem prescrição médica. No entanto, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) alerta sobre alguns problemas que a Sibutramina pode trazer. Alguns desses problemas levou a União Européia a banir o remédio de lá, enquanto os EUA permitem, mas com severas restrições. No Brasil, não há uma certa seriedade no tocante à saúde da população, mas parece que alguém lá na ANVISA se tocou e o composto recebeu algumas restrições.

Continuar lendo “Secretaria da Saúde alerta sobre os perigos da sibutramina”

Botox pode interferir em respostas emocionais

linha_expressao.jpgO botulismo é uma intoxicação alimentar muito séria, apesar de ser rara, que é potencialmente fatal, pois causa paralisia muscular e morte por parada respiratória, devido a uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, presente no solo e em alimentos contaminados e mal conservados. A toxina produizida por essa bactéria fteve emprego médico pela primeira vez em 1973, por um oftalmologista que queria obter um tratamento não-cirúrgico para estrabismo. Mais tarde, a toxina botulínica tipo A recebeu um nome comercial e é empregado até hoje. Seu nome é Botox e sua função é exatamente o que faz a enzima tão letal: ele paralisa os músculos, fazendo desaparecer linhas de expressão, pois se o músculo não se movimenta, não tem como fazer aquelas “preguinhas” no rosto. O efeito colateral é que a pessoa perde muito de suas expressões faciais, já que os músculos estão paralisados. Normalmente, deve-se refazer o tratamento de 6 em 6 meses.

No mundo da estética sem ética, vale tudo para parecer uma mulher bonita, ou um homem bonito ou metrossexual, mesmo. O mundo que você corre mil e um riscos, muitas vezes pagando um preço alto (ou não, já que muitas vezes pode-se parcelar). O botox, ao lado da lipoaspiração, é o sonho de muitas mulheres, principalmente as que querem disfarçar a idade. Só que, pelo visto, não são apenas as expressões faciais que são paralisadas. David Havas, da Universidade de Wisconsin-Madison, decidiu estudar pessoas que receberam tratamentos de Botox. Os resultados são interessantes, pois parece que o Botox age não só na aparência, mas ele realmente age sobre as respostas emocionais, ou seja, a pessoa diminui a sua resposta emotiva, não comprendendo o sentido de determinadas emoções.

Continuar lendo “Botox pode interferir em respostas emocionais”

A ética da estética

estetica.jpgA vaidade é algo que acompanha os seres humanos desde o neolítico, quando adornos eram produzidos, como brincos, colares e pulseiras. O tempo passa, os séculos voam e os milênios viajam. As pessoas não só aprenderam a se enfeitar, como dar um jeito em suas próprias partes do corpo. Assim, aprenderam a pintar as unhas, usar maquiagem e tingir os cabelos. Ainda assim, é pouco. Vieram as cirurgias estéticas, remoção de “pregas” (não estou me referindo àquelas pregas), aumento e diminuição de determinadas partes do corpo, ajeitar nariz torto, tirar papadas e deixar lábios mais volumosos e sedutores.

As mulheres são mais sujeitas a estes tipos de intervenção cirúrgica; até porque elas são mais cobradas por isso, mas tem horas que isso já chega a se tornar paranóia, com crianças (com o aval da mãe) ficarem preocupadas com celulite e o início do desenvolvimento de anorexia, já que mesmo meninas magríssimas se acham enormes de gordas. O final sempre acaba em hospital… ou necrotério.

Continuar lendo “A ética da estética”

Embalagens comestíveis conservam melhor os alimentos

filme_comestivel1.jpgAntes que vocês pensem besteira, o artigo não tem nada a ver com artigos de sex-shop. Pesquisadores brasileiros desenvolveram películas comestíveis que prometem conservar melhor alimentos frescos, protegendo-os da ação de microrganismos por mais tempo. Produzidas em forma de filmes, essas embalagens comestíveis são uma espécie de plástico natural que retarda a perda de água dos alimentos e as trocas gasosas entre o alimento em questão e o ambiente, dobrando o tempo de vida do produto.

Continuar lendo “Embalagens comestíveis conservam melhor os alimentos”

Criança com dois pênis nasce no Peru

dois_pintos.jpgCeticismo.net é um site de divulgação científica e pensamento cético. Somos sérios e prezamos pela seriedade de nossas notícias . Entretanto – valha-me Ártemis! – tem coisas que não se consegue ficar sério. Assim, vamos logo entrar de sola: Um menino nasceu com dois pênis no dia 29/01, em um hospital da cidade de Iquitos, no nordeste do Peru. Pensem na ironia da situação: Ele nasceu… bem, ele nasceu com dois pênis no Peru. Digo, ele nasceu no País chamado Peru, com dois pintos. Bem, não é o país que tem dois pintos, é o moleque. Ou seja, dois perus de alguém que nasceu no Peru. Tem como ficar sério?

Continuar lendo “Criança com dois pênis nasce no Peru”

Céticos se “suicidam” tomando overdose de remédios homeopáticos

remedio_homeopatico.jpgCéticos. Ô raça danada, essa que somos! Essa nossa mania de querer provas e evidências das besteiras propagadas por aí nos coloca em sérios riscos, às vezes, como demonstrou a Sociedade Merseyside de Céticos (MSS, na sigla em inglês). Nossos mártires correram risco de morte (risos) por tomarem uma overdose de água, digo, remédios de homeopatia em frente de unidades de uma rede de farmácias que vende água, digo, remédios homeopáticos, nas cidades de Londres, Liverpool, Manchester, Edimburgo, Glasgow entre outras. Vamos, companheiros! Vamos arriscar nossas vidas tomando um monte de placebos, digo, remédios homeopáticos!

Continuar lendo “Céticos se “suicidam” tomando overdose de remédios homeopáticos”

Água Benta manda 117 pessoas pro hospital

agua_torneira.jpgNada mais nesse mundo é sagrado, se é que algum dia foi. Depois de beberem água benta durante uma celebração religiosa da Epifania, da Igreja Católica Ortodoxa, mais de cem fiéis russos baixaram enfermaria. Eu não sei, mas meus pais me ensinaram a não beber água diretamente da torneira, e olhem que a água daqui pelo menos é tida como potável (apesar de sabermos que não é bem assim). Mas a água de torneira de lá é tida como completamente não-potável. Continuar lendo “Água Benta manda 117 pessoas pro hospital”