Estamos mais perto da velocidade Warp? Slow down!

Duas coisas que nós, fãs de ficção científica, amamos é a chamada Velocidade Warp (ou Velocidade de Dobra, Dobra Espacial, Hiperespaço etc), onde podemos cruzar distâncias enormemente gigantescas num piscar de olhos.

Em todas as obras de ficção científica, distâncias relativísticas são facilmente cruzadas por algo peculiar, que é a velocidade de Dobra Espacial. E quem tá interessada em estudar mais sobre isso é a NASA, que pesquisa como pode fazer algo do reino da ficção se tornar realidade.

Continuar lendo “Estamos mais perto da velocidade Warp? Slow down!”

Motos perpetuamente ineficazes, mas legais de se ver

Moto perpétuo já era algo tão idiota no tempo de Isaac Newton que o mesmo disse com sarcasmo over 9000 que era o mesmo que tirar algo de coisa alguma. Estes projetos mirabolantes são fantásticos de tão criativos, mas a realidade fala mais alto. A maldita realidade… Eu mesmo, do alto de meus 15 anos, criei uma bicicleta que tinha um motor elétrico acoplado a um dínamo, que gerava energia pro próprio motor. O chato do meu pai me explicou sobre as Leis da Termodinâmica e fez meu sonho de ficar milionário ir pro esgoto.

O filme a seguir é uma brincadeira (pelo menos, eu penso assim), onde o camarada constrói vários motos perpétuos, segundo o projeto de seus idealizadores. Vale a pena dar uma olhada.

Continuar lendo “Motos perpetuamente ineficazes, mas legais de se ver”

O que é e pra que serve a levitação acústica?

Vi um vídeo muito legal esses dias. Eram gotas de água flutuando, e não, não estavam na ISS. Elas estavam aqui, na Terra, sob a ação da poderosa (e pequena) força da Gravidade. Não que alguém tenha feito magia, arriado despacho ou evocado o poder dos Valar. É Física. Pura e simples Física, onde a Acústica, uma ciência do barulho que vai animar suas tardes e fazer você se emocionar.

É a melodiosa sinfonia do Livro dos Porquês sendo tocada.

Continuar lendo “O que é e pra que serve a levitação acústica?”

Tutancâmon, efeminados e monoteísmo

Tutancâmon é o egípcio mais famoso. Depois dele só o Yul Brynner, digo, Ramsés II. Ramsés está mais para um Stallone, já que saiu na porrada com os hititas e foi chefiando o exército egípcio na Batalha de Kadesh (que na verdade acabou no 0 x 0, mas cada povo alegou que tinha saído vitorioso, provando que marketing político não é coisa recente). Tut está mais pro Justin Bieber ou algum ex-BBB. Ficou famoso, ninguém sabe ao certo como e o pessoal tá doido pra ver o cadáver.

Há uma aura de mistério na morte de Tut, o faraó menino, que não era tão menino assim para os padrões daquela época, já que o cabeçudo era casado já. Agora, pesquisadores se debruçam sobre uma questão meio incômoda: Por que Tut tinha um semblante mais feminino? E isso não era exclusivo dele. Quais os segredinhos purpurinados que ele esconde?

Continuar lendo “Tutancâmon, efeminados e monoteísmo”

SOL: A estrela que aparece redonda

Ok, Colombo achava que a Terra era redonda feito melão, enquanto a ideia reinante era que o planetinha azul estava mais para ter formato de pizza. Só que Colombo estava meio equivocado, mas nem era culpa dele; seu raciocínio era primoroso (apesar de não ter sido o único a pensar assim). Hoje sabemos que a Terra tem um formato todo especial. Ela é um elipsoide, sendo achatada nos polos e mais "larguinha" na linha do equador.

Continuar lendo “SOL: A estrela que aparece redonda”

Rochas linguarudas desmentem Criacionismo

De todas as criaturas não-evoluídas da face da Terra, Criacionistas da Terra Jovem estão entre as mais baixas, perdendo até mesmo para as Archaeas. Eles simplesmente acham, bem, ninguém dá ideia a eles, nem mesmo outros criacionistas (não que estes últimos ganhem das Archaeas). As explicações mirabolantes para “provar” que o planeta tem 6000 anos fica entre o lamentável e o “tu tá de sacanagem, né?”.

Entre água jorrando do chão até a Lua se afastando, chega a dar pena ver a tristeza de pseudoargumentos, que podem ser refutados sem força com qualquer livro de Ciências de CA a 4ª (ou 1º ao 5º ano). Ainda assim, o pessoal não acredita nas evidências à frente, simplesmente por que não querem acreditar. Um geólogo decidiu escrever um livro com a meta de refutar aquelas sandices criaBURRIcionistas, só que acabou sendo muito mais.

Continuar lendo “Rochas linguarudas desmentem Criacionismo”

Olhar para M16 faz seu coração bater mais rápido… e você adora

Claro que num site de divulgação científica, o único M16 digno de ser mencionado é a famosa nebulosa da Águia, também chamada de Pilares da Criação, por causa das imensas colunas de gases que se erguem, onde estrelas como o nosso Sol são formadas. Trata-se de um maravilhoso berçário, onde o choro é substituído pelo som inexistente de toneladas e mais toneladas de hidrogênio sofrendo fusão nuclear e gerando outros materiais.

Continuar lendo “Olhar para M16 faz seu coração bater mais rápido… e você adora”

Bem-Vindos à Ciência

Eu conheço um lugar onde o Sol nunca se põe. É uma montanha que fica na Lua. É tão alta que, mesmo que a Lua gire, a luz do dia nunca se apaga. Eu conheço um lugar em que o Sol nunca brilha: Fica nas profundezas do oceano. Uma fenda na crosta onde substâncias químicas escapam e o calor faz com que a água quase atinja 100 ºC. Isso mataria uma pessoa instantaneamente, mas existem criaturas lá, extremófilos, que conseguem sobreviver. Eles se alimentam de enxofre que vem da fenda, metabolizando e excretando ácido sulfúrico.

Eu conheço um lugar onde a temperatura é de 15 milhões de graus e a pressão lá lhe esmagaria a um ponto microscópico. Este lugar é o núcleo do Sol.

Continuar lendo “Bem-Vindos à Ciência”

Previsão do verão: Teremos menos gelo lá pelo Ártico

Tá chegando o verão, o calor no coração. Essa magia colorida mostra que estaremos sem gelo na vida. Pelo menos, no que diz respeito ao Ártico, onde é verão, caso não saibam. Não estamos na transição outono/inverno em todo planeta. E se você achava que a temperatura anda bem, obrigado, acho melhor rever seus conceitos, pois aquela velha ladainha que o gelo dos polos está aumentando, sinto muito, mas alguém aí precisa se informar mais.

Continuar lendo “Previsão do verão: Teremos menos gelo lá pelo Ártico”

Cristais podem ser sentinelas de aviso contra vulcões

Uma das maiores dissipações de energia da Natureza, e muitas vezes de forma violenta, são os vulcões. Se você estudou uma quinta série (6º ano) decente, você sabe que vulcões agem como verdadeiras válvulas de pressão, recobrando o equilíbrio isostático do manto. Essas "válvulas", muitas vezes, explodem de maneira fantasticamente destrutiva, levando consigo tudo oque tiver no seu raio de ação, lançando rochas derretidas a altíssimas temperaturas, fluxos piroclásticos, cinzas e toneladas de dor, morte e destruição.

Será que a Ciência poderia prever tais erupções com o máximo de antecedência, a fim de evitar perdas de vidas? Difícil responder, mas pesquisas apontam que a chave para isso talvez esteja nos cristais. Simples, belos e puros cristais. mas antes é necessário rever o capítulo de vulcanismo no Livro dos Porquês.

Continuar lendo “Cristais podem ser sentinelas de aviso contra vulcões”