Krakatoa: o Inferno ensurdecedor da Natureza

A Indonésia conheceu o Inferno no dia 27 de agosto de 1883. Já nessa data ficou-se sabendo que dar mole com Java não dá final feliz. Quando o monstro se enfureceu e jorrou fogo, morte e destruição. Sua ira correu de ponta a ponta no planeta. Não era o Godzilla. Não era o dr. Gori. Não era nem a nomeação do Aldo Rabelo para ministro da Ciência e Tecnologia. Era ele, o monstro, a fúria, o apocalipse estrondoso no estreito de Sunda (sem piadinhas, por favor). Era a explosão do monte Perboewatan, que ficou mais conhecido pelo nome da ilha que o abrigava: Krakatoa, o Inferno de Java!

Estamos em período de Festas, mas isso não impede que nos deleitemos com mais um capítulo da seção História do Livro dos Porquês.

Continuar lendo “Krakatoa: o Inferno ensurdecedor da Natureza”

Por que aviões voam?

Eu estava em dúvida sobre o que postar agora. Pedi ao senhor Harvey Dent para ele me dizer, mas o Iberê foi mais rápido. Sendo assim, precisamos rever isso. Precisamos entender fatos básicos sobre o porque do avião voar. Mas não é só isso! A mágica é: como aquela bagaça consegue voar de cabeça pra baixo?

O ano letivo acabou, mas nunca é demais aprender. Nunca acaba o período de querer saber mais. Nunca chegam as férias para o LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “Por que aviões voam?”

Qual é o tamanho do átomo?

O átomo é a coisa mais incrível e, ao mesmo tempo, mais bizarra da Natureza. Nada faz sentido no átomo, se acharmos de usar a nossa mentalidade racional para medi-lo. Nós paramos nos números, nossa cabeça explode, não conseguimos entender as coisas. Mas como compreendê-lo? Me perguntaram como poderíamos ilustrar e explicar o que é o átomo para crianças. Isso é complicado, pois demanda muita abstração, mas alguma coisa podemos fazer para explicar um pouco dele.

Eu até pensaria em usar um vídeo, mas fizeram na minha frente (obrigado, Hades!) e é este vídeo que vocês verão a seguir:

Continuar lendo “Qual é o tamanho do átomo?”

A mágica poesia da Química

As pessoas costumam destilar seu ódio à Química. Mas elas não odeiam Química. Elas odeiam o que acham que é Química. Aquelas fórmulas sem sentido, equações, spins, números quânticos e tabela periódica. Odeiam esse negócio de decorar tabelas e reações e constantes. Mas isso não é Química. É matéria de provinha vagabunda, exigida por um MEC que não é composto nem por químicos e muito menos professores.

A Química é mais que saber que o Hidrogênio está na família (ou grupo) 1A. Química é mais do que saber que a água se expande quando congela. Química é mais do que isso, e simplesmente menos do que isso ao mesmo tempo. A Química é tão mágica quanto as cordas dos elfos, que para os Hobbits é mágica, mas pros elfos é apenas uma corda. Onde está a diferença? Está no olhar daquele que a vê (corda e Química).

Esta é mais uma edição especial do Livro dos Porquês, e eu espero que gostem, entendam e apreciem a beleza escondida da Química.

Continuar lendo “A mágica poesia da Química”

Quando passamos a beber leite?

A bem da verdade, bons mamíferos que somos, jamais éramos parta continuar bebendo leite ao longo dos anos. Intolerantes à lactose seriam a regra e não a exceção hoje em dia, mas houve algo que mudou isso. Claro, se houvesse evolução, a maioria de nós seria tolerante à lactose (como somos), mas somos um processo desenhado por um projetista inteligente, que nos deu partos dolorosos e dores na coluna por causa de nossa posição ereta.

A verdade é que Evolução é fato, larga maioria tem tolerância à lactose e a ingestão do leite, com todas as sua proteínas, sais minerais e vitaminas, mudou nossa história, pois mudou a nós mesmos. Mas, podemos precisar quando isso começou a ocorrer?

Vão até a estante, pois mesmo sendo domingo, sempre é dia de consultar O Livro dos Porquês!

Continuar lendo “Quando passamos a beber leite?”

Engodo do Dia: Empresa diz que produz gasolina do ar

O problema da sociedade é dar voto de crédito a qualquer um, menos a cientistas de verdade. As pessoas querem soluções mágicas, e é isso que dão a elas, nem que seja com más intenções. A população, CLARO, compra isso. A mídia se lambe toda, pois isso gerará mais visitações, o que incrementará o número de acesso, que transformarão em dados e apresentarão em forma de gráficos aos seus anunciantes, gerando uma bela e gorda receita. É triste, mas a verdade tem que ser dita: jornal não ganha informando você. Ele não ganha nada fazendo você mais culto. Ele ganha com a publicidade e se o que a maioria das pessoas quer é ler tosqueira, tosqueira é o que será veiculado.

Agora, ressuscitaram uma "pesquisa" que se propõe a usar ar para, magicamente, convertê-lo em gasolina. GASOLINA! Obviamente, muita gente acredita. Acreditam até em Horóscopos, no Jucelino da Luz e em planos econômicos.

Como há muitos conceitos a serem ensinados, declaro este mais um capítulo do LIVRO DOS PORQUÊS!

Continuar lendo “Engodo do Dia: Empresa diz que produz gasolina do ar”

Grandes Nomes da Ciência: Iberê Thenório

Hoje, eu vou trazer pra vocês uma amostra como YouTube não é apenas gente idiota barbuda berrando feito alucinado que nem o Eneias, aborrecente revoltz que se acha intelectual de óculos escuros, ateu de fim-de-semana, cristão pregador pentelho, vídeos conspiracionistas e gatinhos brincando. Se bem que gatinhos brincando sempre serão a essência da Internet.

Em meio a tantas coisas chatas, toscas e gameplays (tão divertidos quanto ir na casa do coleguinha pra ver O COLEGUINHA jogando) temos algumas ilhas. Uma delas é um canal meio desconhecido: O Manual do Mundo!

Continuar lendo “Grandes Nomes da Ciência: Iberê Thenório”

A Termodinâmica

Nada é tão verdadeiro quanto as Leis da Termodinâmica. É difícil pensar como o mundo funcionaria sem elas; mesmo porque, conhecemos apenas um mundo onde elas não só existem como são invioláveis. Entretanto, a Termodinâmica não é bem o que pensam que ela é; e aqui aprenderemos sobre ela, sem detalhes desnecessários e/ou fórmulas matemáticas complexas, pois ela resguarda segredos que nos deixa atônitos, mesmo na beleza de sua simplicidade. O calor que moveu o mundo na Revolução Industrial, com todos seus prós e contras, foi um dos pontos de virada de nossa aventura na Terra. Desde a tecnologia até a política, o calor e seus usos tiveram um impacto fundamental na humanidade, a ponto de abrir uma nova era na pesquisa científica, a fim de dominar novas tecnologias. Isto criou uma nova área da Ciência, a qual denominamos Termodinâmica.

A Termodinâmica está em nosso dia-a-dia. Está presente tanto nas pequeníssimas coisas, como ferver água até uma usina nuclear. Desde riscar um fósforo até as explosões magníficas das supernovas. Suas leis regem desde o modo como o leite esquenta até o motor do seu carro, passando pelo ferro de passar roupa, a panela de pressão e até como estamos aqui, vivos, depois de bilhões de anos de evolução biológica.

Mas isso não é recente. Começou há muito, muito tempo. Muito mais tempo do que você pode imaginar e, acredite, tudo começa com dinheiro. Por causa de pura e simplesmente, dinheiro. Você viajará agora por vários estados energéticos, descobrirá o mínimo quantum de energia e verá transformações ocorrendo não só diante dos seus olhos, mas até mesmo dentro de você.

Pegue sua cadeira, ligue o ventilador, coloque o isopor com sua bebida preferida ao seu lado e fique sentado ao sol, pois há muito a ser dito. Esta é mais uma edição megamaster do Livro dos Porquês, edição exclusiva para colecionador. Tome um gole, sinta a frieza do gelo enquanto o calor e a luz do sol alimentam a grama à sua frente, e o isopor mantém a temperatura baixa no mesmo instante em que o ventilador rouba-lhe energia térmica, ao converter energia elétrica em energia cinética.

Clique aqui para ler o restante deste artigo »

Aviões, raios e a Ciência vencendo Deuses

A ira do Filho de Odin acendeu-se frente a figura diante dele. Os ventos rugiram, o Sol começa a se esconder perante a batalha épica. Mjolnir ressoa alto, mas o poder ancestral no Irukerê de Oyá, a Senhora das Tempestades e Mãe do Céu Rosado (em Iorubá: Iansã) repele. Os mortais se escondem nas cavernas aterrorizados, cobrindo os ouvidos perante um som assustador. Relâmpagos cruzam os céus, aquecendo a massa de ar que se expande rapidamente e quebra a barreira do som, fazendo o mundo rugir com os trovões, o qual, obviamente, só será ouvido muito depois, já que na minha matemática 340 metros por segundo ainda é bem inferior a 300.000 quilômetros por segundo.

Mas há um poder maior que tudo isso e um homem que olha pra cima entende isso ao ver um raio atingir um avião, e o resultado foi…

Continuar lendo “Aviões, raios e a Ciência vencendo Deuses”

Brevíssima introdução à linguística gerativa (oi Chomsky!)

Desculpem a demora, amiguinhos e amiguinhas, mas, como sabem os que me seguem no twitter, estou atolada de estudos para o mestrado e a monografia. Quem me segue lá já deve ter me visto falando que sou gerativista, ou seja, sigo a corrente linguística do gerativismo, proposta pelo Noam Chomsky em meados da década de 50. O André me perguntou sobre isso esses dias, quando enfiaram o FoxP2 num rato pra ver no que dava. Então, vou falar um pouquinho sobre essa área da linguística.

Continuar lendo “Brevíssima introdução à linguística gerativa (oi Chomsky!)”